12 de outubro de 2009

Nova tentativa de repovoar o rio Paraíba do Sul - deu no "O Dia"

"Paraíba do Sul recebe mais 20 mil peixes nesta terça-feira

Rio - A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Votorantim Siderurgia promovem, nesta terça-feira, às 11h, em Resende, a terceira ação de repovoamento do Rio Paraíba do Sul. Serão soltos cerca de 20 mil peixes de espécies nativas para a recuperação da ictiofauna do corpo hídrico. O vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo, e o gerente coorporativo de meio ambiente da Votorantim, Marco Túlio Xavier Lanza, participam do evento.
A meta do Governo do Estado é repovoar o rio Paraíba do Sul com um milhão de peixes, nos próximos dois anos, em parcerias com empresas privadas. Por meio de convênio, a Light vai doar 100 mil peixes no total. Nas duas primeiras ações, em Resende e Barra do Piraí, foram soltos 50 mil alevinos. O restante será introduzido em Itaocara e na Ilha dos Pombos.A iniciativa reforça o compromisso com a
população e com os mais de 1.700 pescadores que sobrevivem exclusivamente da atividade pesqueira no rio e que foram afetados pelo acidente ambiental ocorrido em novembro do ano passado.Na ocasião, vazaram 8 mil litros do pesticida Endosulfan, proveniente da empresa Servatis, atingindo 400 km do rio – desde o município de Resende até São João da Barra – e provocando a mortandade de 150 mil toneladas de peixe. Por ter ocorrido no período reprodutivo, o acidente comprometeu a produção pesqueira para os próximos anos.No dia 20 de outubro, uma nova ação será realizada com a soltura de mais de 20 mil peixes, das espécies corimbatás e piabanhas. Desta vez, o suporte financeiro é da própria Servatis."

VEJA AQUI

Nenhum comentário: