14 de outubro de 2009

O Símbolo Perdido

Depois de mais de cinco anos do lançamento do best-seller “O Código da Vinci”, o escritor americano Dan Brown colocou nas livrarias da Inglaterra e EUA no fim de setembro o seu novo romance “The Lost Symbol” (“O Símbolo Perdido”). A previsão de lançamento no Brasil é mês que vem, pela Editora Sextante.
A demora se deveu a pesquisas necessárias para confecção da obra, bem como a um processo que ele respondia por possível plágio, movido por escritores europeus. Na verdade a história de Maria Madalena e Jesus já era debatida há muitos séculos e o que Brown fez foi colocar uma trama amarrando diversas histórias não oficiais compiladas em um romance. Ele foi inocentado...
“The Lost Symbol” é mais uma aventura do professor Robert Langdon, desta vez na capital americana, Washington. A história se passa em um período de 12 horas e o foco agora é na maçonaria. Obviamente ele repete a fórmula de “O Código” e “Anjos e Demônios”.
Não faltam mitos, lendas, teorias de conspiração, segredos, irmandades secretas, etc. ao longo do desenrolar da civilização. Muita coisa não devidamente explicada que aguçam a curiosidade do leitor. Então o que ele faz? Pesquisa, pesquisa, pesquisa e cria uma novela cheia de ação e informação que prende a atenção dos curiosos em geral, sobretudo por tratar basicamente da ciência moderna em contraposição (ou como comprovação...) aos conhecimentos e misticismos antigos.
Não tenham dúvida que este vai ser mais um recordista em vendagens e deverá ser devidamente adaptado para o cinema em tempo recorde (acredito que o lançamento do filme seja em 2011).
Vamos aguardar o lançamento no Brasil (novembro) para fazermos um comentário mais completo aqui no Blog sobre esse tão aguardado livro.

Nenhum comentário: