11 de outubro de 2009

O mega-especulador agora faz discurso de Lula com os olhos na Vale!! - deu no Estadão


''Enxergo na Vale diamantes não polidos''
Eike negocia compra de participação na Vale e diz que sua entrada na empresa seria boa para os fundos de pensão e para o Estado
Irany Tereza* e David Friedlander


Depois de meses fugindo do assunto e de muitas respostas genéricas, o empresário Eike Batista finalmente revela detalhes de seu interesse pela Vale, a maior produtora de minério de ferro do mundo. Disse que pode voltar a negociar com o Bradesco, mas no momento está de olho na compra de um lote das ações que a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) tem na mineradora. "É pequeno, mas, para sentar ali no conselho e direcionar, acho fantástico", afirmou ao Estado e à AE Broadcast, na sexta-feira.

Com um discurso igual ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Eike criticou a administração da Vale por investir fora do País e disse que gostaria de ter Sérgio Rosa, presidente da Previ, no lugar de Roger Agnelli, atual presidente da Vale. "Honestamente, por mim, comprar uma participação, ter o Sérgio Rosa (presidente da Previ) administrando essa companhia, com a gente podendo dar um input do que fazer (participar da gestão estratégica) já está de bom tamanho. É ajudar o Brasil", afirma. A seguir, a entrevista.

O sr. acha que vai conseguir comprar um pedaço da Vale?

A Vale é o sonho de qualquer minerador. Ela poderia fazer investimentos para agregar valor aos produtos que exporta. E pode também ser um instrumento para dar eficiência à logística do País. Olhando de fora, enxergo na Vale diamantes não polidos a rodo.

Como foi a negociação para comprar a participação do Bradesco na Vale?

Foi uma conversa, não houve um proposta firme, por escrito. Foi só conceito, tipo eu tô aqui!. Houve a conversa e a resposta de volta (o Bradesco não quis vender).Não houve uma proposta?Olha, nosso interesse é falar o menos possível. Apenas dizer que existe o interesse estratégico, sim. A gente acha que agregaria valor ao ativo, que seria bom para o Estado, para os fundos de pensão, que são os maiores acionistas, porque a gente sabe criar valor. Honestamente, por mim, comprar uma participação, ter o Sérgio Rosa (presidente da Previ) administrando essa companhia, com a gente podendo dar um input do que fazer (participar da gestão estratégica) já está de bom tamanho. É ajudar o Brasil.

Essa é a intenção? Ter o Sérgio Rosa no comando?

Sim. Estou falando em tese."
O Eike Batista tem um sonho antigo que é comandar a Vale do Rio Doce, empresa que foi presidida por seu pai - também ex-Ministro de Minas e Energia do Brasil nos tempos da ditadura - e a maior do mundo no ramo da mineração.
Nos últimos meses o Governo Federal tem deixado claro e público o seu descontentamento com os rumos e o comando atual da Vale, que não tem cumprido bem o seu papel social no país e tem colocado em risco o patrimônio dos acionistas... onde há generosa participação dos fundos de pensão das estatais brasileiras.
O velho Eike não é bobo nem nada...quando convém o discurso se afina com o do Presidente Lula...dono de um patrimônio de informações privilegiadas, o mega-especulador agora quer o apoio do Lula para ter acesso à cadeira do atual presidente da Vale, classificado por ele, o Eike, como alguém que não pensa no futuro do Brasil e na geração de empregos por aqui...veremos desdobramentos nos próximos dias, pode esperar!!
Veja também o que diz o Conversa Afiada sobre o assunto:

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Tudo isso graças ao FHC, que "deu" a Vale...