2 de agosto de 2012

O Jornal Nacional e o "Mensalão"

Independente do resultado do julgamento, de possíveis "fatos e dados", sem entrar no mérito do que o STF irá julgar, uma observação se faz necessária por parte deste blog.
Desde o início da semana o Jornal Nacional tem dedicado um espaço absurdo ao julgamento do "mensalão", que começa hoje.
Tudo bem que exista a cobertura do fato, mas o exagero está tão grande que poderíamos chamar o programa de "Jornal Mensalão" e não mais "Jornal Nacional".
Como eles pouco falam das Olimpíadas sobra mais tempo ainda para esse "interesse especial". Juntaram o inútil ao desagradável. Ou melhor, útil para eles.
A GloboNews vai além e promete "cobertura completa" do evento, que não é esportivo, com transmissão ao vivo. Haja saco.

Mas a coisa não para por aí. Além do primeiro caderno inteiro do Globo, o jornal Extra (do mesmo grupo e destinado a parcelas mais amplas da população) lançou a novela "Avenida Brasil do Mensalão"(!), com chamada de primeira página (inteira!).
Só vi algo parecido na campanha que a empresa fez para eleger o Collor e derrubar o Lula.
É óbvio o interesse político de influenciar nas próximas eleições. Deste ano e de 2014.
Para isso buscam condenar antecipadamente todo mundo, pelo menos é o que se percebe ao longo das reportagens (e bota loooongo nisso).

Mas a tentativa de influência pode visar algo mais: os próprios juízes do STF, via "opinião pública", afinal, pela forma como é apresentado o assunto, com zero de defesa, conclui-se que os juízes irão "obviamente" condenar todos à pena máxima.
Selecionei trechos do Portal Viomundo, do Luiz Carlos Azenha que trata brilhantemente deste assunto.


Denúncias
Mensalão no JN: Acusação vence defesa por 1140 a 8
JN dá 19 minutos à acusação do mensalão e 8 segundos à defesa
por Eduardo Guimarães, em seu blog

"O colunista da Folha de São Paulo Janio de Freitas usou em artigo de sua lavra publicado na Folha de São Paulo na terça-feira (31.07) uma alegoria da qual este blog tem se valido à exaustão. Os leitores desta página identificarão a semelhança de trecho daquele artigo – trecho que reproduzo abaixo – com o que aqui tem sido dito.
—–
O julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal é desnecessário. Entre a insinuação mal disfarçada e a condenação explícita, a massa de reportagens e comentários lançados agora, sobre o mensalão, contém uma evidência condenatória que equivale à dispensa dos magistrados e das leis a que devem servir os seus saberes (…)”
Jânio de Freitas, O julgamento na imprensa, Folha de São Paulo, 31.07.12
—–
Os pistoleiros pagos a peso de ouro pela mídia oligopolista para assassinarem reputações de desafetos políticos dos patrões nem poderão dizer que esse jornalista é “mensaleiro”, pois é membro do conselho editorial do jornal Folha de S. Paulo.
Frase de Freitas sobre a imprensa, imortalizada na Wikipedia, resume a razão pela qual essa imprensa está promovendo legítimo linchamento de todos os réus do mensalão indistintamente, de forma que, como bem disse o jornalista, subentende-se que o julgamento será mera formalidade para uma condenação já decidida.
—–
Os meios de comunicação brasileiros nunca deixaram de ser parte ativa nos esforços de conduzir o eleitorado. Sua origem e sua tradição são de ligações políticas, como agentes de facções ou partidos
Janio de Freitas
—–
A comprovar a opinião do eminente jornalista de que a imprensa corporativa e oligopolista atua como agente de facções e partidos está o massacre que o principal telejornal da Globo, o Jornal Nacional, está promovendo contra os réus do mensalão desde segunda-feira, quando anunciou e principiou a ocupar imenso espaço com o julgamento que começa nesta quinta-feira.
Nos primeiros dois dias desta semana, o Jornal Nacional vem entrando no ar com extensas matérias sobre o mensalão. Na segunda-feira, rememorou o caso ao longo de 11 minutos e 30 segundos; na terça, a matéria ocupou 7 minutos e 41 segundos.
Desses quase vinte minutos de acusações, o telejornal contrapôs inacreditáveis 8 segundos – e só na terça-feira – à defesa de um dos réus, José Dirceu, exibindo frase de seu advogado.
À primeira vista, fica difícil afastar a sensação de que essa meia dúzia de grandes órgãos de imprensa conseguirá que o Supremo Tribunal Federal se submeta aos seus ditames e condene, sem mais delongas, todos os 38 réus por todas as acusações que lhes foram assacadas. Todavia, já surgem indícios de que a Justiça pode não compactuar com a farsa."

(...) "O cerceamento do direito de defesa dos réus do mensalão é flagrante. A mídia tenta criar um clima de fato consumado como o que estabeleceu em outros julgamentos que não passaram de mera formalidade, mas que, ao menos, tinham contra os réus daqueles processos não politizados, como por exemplo o casal Nardoni, provas inquestionáveis, o que inexiste contra parte dos acusados pelo mensalão.

Um blogueiro da Globo chegou a escrever que o STF “apressou” o julgamento do mensalão porque o ex-presidente Lula teria criado a CPI do Cachoeira. E asseverou que não se apressa um julgamento para absolver réus. Ou seja, acusou a Corte de ter agido por motivações políticas quando seu dever é o de atuar de maneira estritamente técnica.

Como se não bastasse, a Globo e seus satélites na grande imprensa vêm tratando o ex-presidente Lula em suas reportagens como se fosse um dos indiciados. O Jornal Nacional chegou a fazer uma montagem gráfica em que uma ficha do ex-presidente sai de um arquivo de onde estavam saindo fichas dos réus de fato no inquérito do mensalão.


A mera hipótese de a Suprema Corte de Justiça do país ser encurralada para decidir como querem grupos empresariais de comunicação constitui grave ameaça à democracia. Como aceitar que empresários, por mais poderosos que sejam, possam obrigar um dos três Poderes a tirar a liberdade e a destruir a honra de cidadãos que, até prova em contrário, são inocentes?"
(...)
Leiam o artigo completo aqui.

9 comentários:

Anônimo disse...

Gente de esquerda defende o PT mesmo sabendo que aquilo está entupido de ladrões. Faz bem linchar essa corja publicamente, lamento que o Lula não termine algemado junto!

Anônimo disse...

Independentemente da culpa dos réus, a exagerada e absurda cobertura das Organizações Globo sobre o julgamento do Mensalão me lembra não somente a eleição do Collor mas, também, a omissão da Globo na Campanha das Diretas Já. Agora apelaram para tentar mobilizar o povão com o Jornal Extra e o Programa do Antonio Carlos na Rádio Globo, associando os réus aos personagens da novela Avenida Brasil.

J.S. disse...

Ao babaca anônimo que falou mau do Lula e do PT, sabemos que trata-se de um desses vigilantes do PSDB e DEM que ficam procurando blogs que denunciam essas falcatruas da direita. Antes de chegar qualquer acusação ao Lula, 90% desse pessoal de direita já deveria estar atras das grades pelo que fizeram ao país no passado, inclusive as privatizações.

Anônimo disse...

Ta ruim aturar o jn. Uma aberracao. Como se nao estivessemacontecendo outras coisas no mundo, so o mensalao.

Junior disse...

Tem que algemar a sua mãe e não o Lula.

Marcos Oliveira disse...

Calma pessoal!
Política sempre despertando paixões...

Anônimo disse...

Não se escreveu aqui que FHC & amigos não merecem algemas. Mas a gentalha "de esquerda" (estranha esquerda que ataca o povo) acha que reclamar do Lula é defender o PSDB ou o DEM. Esquecem os babacas "de esquerda" que há pessoas honestas que não "vestem a camisa" de quem rouba - seja Lula, seja FHC, seja Dilma, seja Serra. Compreensível que os "cumpanhêro" desconhecerem pessoas honestas, dada a cegueira da qual padecem. Se esquecem do quanto há pessoas que têm mais o que fazer do que procurar blogs que denunciam as falcatruas (de ambos os lados)...
Quanto à eleição do Collor ou às eleições de Lula, FHC e Dilma, se esquecem de que tratar o povo como "gado obediente" da mídia também é uma maneira de considerar imbecis todos os brasileiros - coisa que (dizem) a direita faz. Posso ver o JN todos os dias sem me tornar "corrupto", vocês não?! Lamento...

Anônimo disse...

Não acha o ilustre globista que exagera ao querer algemar o Lula? Veja os autos do processo do mensalão e analise que o Lula teve que fazer milagre para se eleger e depois não perder o mandato pois a Globo e seu jornal nacional tudo fizeram para isso, buscando colocar DEM e PSDB outra vez no poder para terminar de entregar o país. Os "de esquerda" evitaram isso, tanto os blogueiros como muitos dos que estão sendo julgados agora.

Anônimo disse...

Ser isento é ser "globista"? Ok, que seja. Roubar e se esforçar para não ser acusado não me parece algo que "nunca na história desse país" foi feito. Mais uma vez, lembro que não é a imprensa que elege nossos representantes, não consigo achar que nosso povo seja tão idiota. Quanto a DEM, PSDB ou mesmo PSTU, PV, PCB, não creio que haja partido só com pessoas honestas, mas creio que qualquer um (como já disse, FHC ou Lula) deve pagar pelo que faz. A responsabilidade de um presidente é bem maior que a de um gari, e suas atitudes atingem (para o bem e para o mal) também um número maior de pessoas. O que se rouba é aquilo que se tira do povo, os recursos da União não são do presidente nem de seu partido, mas de cada um de nós. Sempre votei no Lula, mas não sou cego nem idiota de apoiar tudo que ele fez, isso se chama DISCERNIMENTO. Espero que além de estrelas vermelhas as pessoas tenham neurônios no cérebro. Enfim, espero que não achem que comparar a responsabilidade do presidente com um gari significa que desprezo garis, seria o cúmulo da imbecilidade "de esquerda", não é?