13 de abril de 2013

A Ciência e a Alma de Leonardo da Vinci por Fritjof Capra

Num final de um dia exaustivo(semanas atrás), num início de noite chuvosa, lá pelo centro do Rio, eu resolvi não pegar o metrô e fui caminhando para Cinelândia, lembrei-me da Livraria Cultura, que o nosso querido amigo Marcos Cardozo já bem postou por aqui. AQUI

Acho que fiquei por lá mais de hora e meia, encantado com livros, DVD's, músicas e um ambiente mágico para o flerte com as idéias e as criatividades originais, coisas que hoje andam tão massacradas pelos rumores da atualidade hóstil e impiedosa das gentes de toda ordem!

O mais vibrante daqueles instantes por lá, foi me deparar novamente com o Capra. Sim, fiquei surpreso e muitíssimo feliz! Dei-me conta de que o Fritjof havia ficado os últimos anos mergulhado numa pesquisa original e fabulosa da vida e das coisas do magnífico Leonardo da Vinci, produziu dois livros ricos em detalhes daqueles tempos da Renascença na velha Europa, na sempre linda Itália, e se envolveu num campo absolutamente novo para ele...

De cara fiquei tentado para aquisição dos livros: "A Ciência de Leonardo da Vinci" e "A Alma de Leonardo da Vinci", muito, e é verdade, pelo reencontro com este visionário autor e pensador, que considero um dos gigantes do nosso tempo pelos desafios das ideias expostas e pelas grandes obras (best-seller's), como: "O Tao da Física", "O Ponto de Mutação", "A Sabedoria Incomum", "Pertencendo ao Universo", "A Teia da Vida", "As Conexões Ocultas", dentre outras; mas também fiquei muito provocado, curioso mesmo por conhecer os detalhes desta nova trajetória percorrida por este físico quântico e estudioso das teorias dos sistemas e da complexidade, agora pesquisando e ampliando saberes lá pelos idos do século XIV e XV...de certa forma uma analogia com o meu próprio tempo!

Ainda não terminei de ler o primeiro livro, mas já está sendo uma viagem maravilhosa pela vida do gênio Leonardo lá ao norte da Itália, num tempo de ebulição da arte em geral, da pintura(em particular) mais elementar dos afrescos às construções complexas de uma arquitetura absolutamente incomuns. Os comentários do Capra dão conta da genialidade e da universalidade do Leonardo em um tempo remoto e de pouquíssimos recursos tecnológicos; na altura em que me encontro da leitura, o Fritjof já classifica, ou melhor, já dá sinais de que o Leonardo poderia sim ser considerado uma das personalidades pioneiras das visões mais complexas de nossa realidade humana frente às incertezas da natureza, às complexidades da Terra e aos fenômenos universais...algo somente melhor percebido e estudado mais recentemente pelos pesquisadores das ditas ciências da terra com o uso de instrumentos tecnologicamente mais sofisticados.

Bem, já escrevi demais, o que eu queria mesmo era registrar no blog uma sugestão de leitura para os que buscam um novo pensar, um novo olhar e um novo agir...até porque a mutação radical e veloz que se processa na biosfera terrestre continua a exigir de cada um de nós uma enorme capacidade de readaptação e resiliência! Boa leitura, boas ideias!

  

6 comentários:

Nei Lopes disse...

Olá. Boa dica.
Pelos comentários esses livros são excelentes.
Atualmente ele está desenvolvendo um trabalho multidisciplinar que tem o título provisório de The Systems View of Life.

Marcos Oliveira disse...

Grande Felipe!
Valeu pelo ótimo post ao estilo da série "The Book Is On The Table". Altíssimo nível para os nossos leitores.
Acima de tudo bom te ver de volta ao seu blog. Sei dos sufocos e altíssimas demandas.
Vamos em frente!
Forte abraço!

Jefferson disse...

Legal te ver de volta ao blog, Luiz Felipe!

Luiz Felipe Muniz disse...

Vamos tentar minha gente, vamos tentar...sempre será um enorme prazer este espaço com vcs.

LF

Luiz Felipe Muniz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe disse...

Muito bacana o texto e o blog :)