28 de abril de 2013

Comprar, descartar, comprar de novo: o Documentário "A História da Obsolescência Programada"

Para aproveitar o tempinho livro no domingo e assistir, antes que os shoppings abram.
Quer dizer, agora podemos comprar pela Internet também, 24 horas por dia.
E eu recebi por e-mail ótimas ofertas! Tem sempre coisas precisando ser substituídas em casa...




"Documentário produzido pela TVE espanhola que trata da obsolescência programada, uma estratégia que visa fazer com que a vida de um produto tenha sua durabilidade limitada para que sempre o consumidor se veja obrigado a comprar novamente.

O filme abre com um funcionário da emissora descobrindo que sua impressora EPSON havia deixado de funcionar sem motivo aparente e que o custo de consertá-la sairia mais caro do que uma nova.

A Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes duravam décadas trabalhando ininterruptamente (como a lampada que está acesa há mais de cem anos num posto dos bombeiros dos EUA) mas, depois de uma reunião com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas.

Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando algumas cidades de países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem falar na matéria prima, energia e tempo humano desperdiçados.

Surge agora no mundo consumidores conscientes que voltam a exigir que seus produtos durem muito. (docverdade)"




3 comentários:

Anônimo disse...

Pura verdade! Excelente documentário!

Anônimo disse...

Xará,
O parabenizo por postar um importante documentário que vem refletir sobre algumas das mazelas de nossa sociedade consumista. Já o conhecia. Eu o utilizei (e vou utilizá-lo, no próximo semestre, numa Pós) em algumas aulas numa tentativa de mostrar uma outra face do sistema de produção de objetos e serviços de nossa sociedade, bem como fazer chegar aos projetistas de amanhã, reflexões sobre algumas sérias consequencias do que se é projetado e como se descarta. Não somente sob a ótica da relação entre nós e os nossos produtos, mas também, refletir sobre a fácil obsolescência de nossas relações sociais de produção. Questões sobre ciclo de vida, modos de produção, desmonte e descartabilidade, fetichismo da mercadoria, refugos, materiais e serviços que busquem ser sustentáveis etc. O video possui trechos de grande relevância para pensarmos sobre que mundo estamos produzindo, consumindo e, é claro, que queremos. Tanto foi alertado por grandes pensadores de nossa era. A nossa Mãe Terra nos aponta a todo instante o que se deve fazer. Mas, é claro, o Homem, em seu orgulho e vaidade supremos, se julga o maior e melhor dentre os seres, não quer ouvir nem ver. Bem, deixemos esta Filosofia para um possível artigo, não acha?
É um assunto fascinante. Que bom que o trouxe para esse espaço. Daria para uma longa conversa, mas, na contradição de nossa vida pós-moderna e altamente descartável, diremos que não há "tempo" para isso.
Grande abraço.
ME

Marcos Oliveira disse...

Pois é amigo. Haveremos sim de encontrar tempo. É o momento que não está ajudando.
Acredito que as amizades não entraram no esquema de 'Obsolescência Programada', embora a questão "tempo" citada por você, tem a ver indiretamente com o esquema maléfico.
Sobre o documentário, nada a acrescentar a não ser agradecer sua participação abrilhantando o blog. Lembrando que ele está aberto à sua colaboração. É só mandar o artigo que publicaremos com o máximo prazer.
Um grande abraço.