9 de abril de 2013

Porto do Açu pode (literalmente) afundar?

Vi essa notícia na Internet, publicada na Exame, que por sua vez comenta nota da Veja desta semana.
As OGX/OSX/LLX/BBX/..X negam a informação. Confiram a seguir.


Porto de Eike Batista pode afundar (literalmente), diz Veja
Porto de Açu, no Rio, precisa de obras emergenciais para evitar a ruína do porto; em nota, LLX nega qualquer problema
São Paulo – O empresário Eike Batista vive, realmente, um inferno astral. A nova dor-de-cabeça do bilionário é o Porto de Açu, em construção no Rio de Janeiro. O projeto corre o risco de afundar – literalmente.
A informação é da coluna Holofote, da edição 2316 de Veja, que circula nesta semana.
Segundo a coluna, as obras foram realizadas sem um estudo do solo. Agora, o estaqueamento (um tipo de alicerce) do estaleiro começou a ruir.
Em nota à imprensa, a LLX e a OSX, responsáveis pelo projeto, negam qualquer problema. As empresas classificaram a informação de "inverídica e infundada".
A revista informa que obras de emergência estão em andamento para evitar que o porto afunde. O porto está sendo tocado pela LLX, o braço de logística do Grupo EBX, fundado por Eike. As obras do porto começaram em outubro de 2007 e envolvem uma área total de 90 quilômetros quadrados.
Com profundidade inicial de 21 metros, prevê um píer de 17 quilômetros, capaz de receber 47 embarcações. Os investimentos previstos são de 4 bilhões de reais. Segundo o site da LLX, a previsão é que o porto comece a operar no segundo semestre deste ano.

Veja, a seguir, a íntegra do posicionamento da LLX e da OSX:
"A LLX e a OSX esclarecem que é inverídica e infundada a informação divulgada pela coluna Holofote, da revista Veja desta semana. Nunca houve e nem há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro. As empresas informam que todas as obras realizadas no Superporto do Açu e no estaleiro da OSX no Açu são baseadas em rigorosos estudos, elaborados por renomadas empresas de engenharia no Brasil e exterior.
 Todo o processo de estaqueamento e fundações realizado no estaleiro da OSX, assim como os estudos geotécnicos e os projetos são desenvolvidos por empresas altamente qualificadas. Importante ressaltar que todas as empresas e profissionais envolvidos nos projetos e na execução registraram as respectivas responsabilidades técnicas no CREA através das ARTs."
As empresas reforçam que as obras do Superporto do Açu e do Estaleiro da OSX seguem em ritmo avançado, com operação prevista para este ano."
Fonte: Exame


2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar do inferno astral o Eike com certeza vai sair dessa melhor que entrou como sempre faz.

Odilon de Lima Jr. disse...

Assim como estão falando mal do Porto do Açu, da mesma forma, aqui no Ceará, inventaram mil e uma mentiras durante a construção do Porto do Pecém, que tem pier em mar aberto, e que está funcionamento plenamente perto de Fotaleza, com um retroporto tão magnifico como o projetado de S.J.Barra-RJ.
O brasileiro sabe muito criticar mas mas na hora de fazer...ai meu Deus! Tenho certeza que aquela região vai ser outra depois desse comlexo do EIKE. Parabens a esse homem visionário tanto como foi o Barão de Mauá em seu tempo.