28 de abril de 2013

Cecilia: Voz de um Espírito Feminino

Cecilia
De vez em quando descubro alguns discos que nem me lembrava mais.
Parece que os CDs e vinis adquirem vida própria e se escondem por um período até que em determinado momento se apresentam como a indicar que aquele é o momento certo para ser ouvido.
Estava pensado sobre o final de abril, hoje já é dia 28, mais um mês em que completei aniversário e parece nem percebi passar.
Paciência. Adoro o mês de abril por motivos já expostos aqui (e não se trata necessariamente de aniversário) mas o seu final indica outro período legal: maio.
Bem, acho que desejo fazer uma crônica sobre o mês de maio que começa na quarta, em um feriado, dia do trabalhador. Começa bem então. Mas não vai dar para ser agora.
De qualquer forma, maio é o mês feminino. Mês de Maria, mãe de Jesus. Mês do Dia das Mães. Mês em que a maioria das mulheres escolhem para se casar.
Bem, era assim. Li que atualmente é dezembro o campeão de casamentos. Não entendo muito bem essa opção. Casar 19 horas em pleno horário de verão é tortura para os convidados.
Eu casei em maio e acho que manteria a opção. Mas isso é um detalhe. Espero poder escrever mais sobre o mês até o dia 1º.



Voltemos à história dos CDs desaparecidos: o que eles tem a ver com maio? É que esse que eu achei ontem chama-se "Voice of Feminine Spirit". Lembram-se do que falei sobre o lado feminino de maio?
Enfim, decidi postar algo sobre o disco da cantora já que ela reapareceu sem maiores explicações, mas desconfiei que já havia escrito algo sobre isso aqui no blog. Pesquisei e não deu outra. Foi em 2010.
Resgatei o texto e pelo menos três videos com canções da norueguesa chamada Cecília, cujas músicas são como orações.
Curioso que o artigo foi escrito também em um domingo. Reproduzo abaixo, quase na íntegra, sem mudanças.




"(...) O mais importante é a rara música da cantora norueguesa Cecilia. Chama-se "Silver Wings", de autoria do inglês Mike Rowland e produzida aqui pelo músico Tim Weater. O nome do disco que contem essa belíssima música é "Voice of the Feminine Spirit".
Hoje é domingo. A temperatura (em comparação com os últimos meses) ainda está agradável e pode ser que aconteçam pancadas de chuva à tarde. Confesso que não estava pensando em colocar nenhuma post aqui hoje (pelo menos agora de manhã). No momento estamos mais preocupados em preparar um bom almoço para um casal de amigos que virá aqui. A cerveja está gelando... Mas ao dar um olhada nos comentários sobre um video da cantora norueguesa Cecilia que coloquei na sexta-feira não resisti e resolvi fazer um rápido comentário complementar. O interesse demonstrado por pelo menos três leitoras não me surpreendeu: o nome do disco é "Voice Of The Feminine Spirit".
Esse disco é de 1994 e ela já gravou pelo menos mais uns seis álbuns. Tem formação erudita e o que ela faz é um crossover: mistura referências operísticas com música popular.
Além de uma voz única suas produções vão além de simplesmente produzir música. Seus álbuns trazem mensagens positivas (letras de diversos autores), orações (não necessariamente religiosas) e tributos à natureza, buscando criar uma atmosfera espiritualizada, mas sem se prender a um dogma. Obviamente por ser mulher e por estarem conectadas às idéias de uma nova era (New Age), suas músicas trazem um apelo sentimental bem ligado à alma feminina, uma espécie de "sagrado feminino".
Ela nasceu e foi criada em uma pequena cidade ao norte da Noruega, próximo ao Círculo Polar Ártico, lugar frio e conhecido como "terra do sol da meia-noite" isso porque, em uma determinada época do ano, o sol não se põe, fica lá no horizonte durante as 24 horas do dia!
Cecilia já trabalhou com nomes bem conhecidos do universo 'new age", como os Drs. Wayne Dyer e Deepak Chopra e também com escritores como James Redfield e Louse Hay. Até com o Dalai Lama já atuou.



Para entender melhor o que ela faz, basta prestar atenção nos títulos de seus discos: "Inner Harmony", "The Healing Voice", "Let There Be Peace On Hearth", etc.
Sua música serve como base para atuações ligadas a organizações de ajuda social e política, além de ser comprometida também com a proteção dos animais e da natureza como um todo.
O sucesso que conseguiu ao longo desses anos é devido a uma corrente de transmissão de informações entre os fãs, uma vez que - como sempre acontece - a grande imprensa não dá a mínima para o trabalho de pessoas como ela. Para essa imprensa só interessa música descartável e notícias (e pessoas) ruins...
De qualquer forma, a música de Cecilia, infelizmente, não é para o grande público. Uma pena. Daqui a séculos anos essa música ainda vai ser atual. É atemporal.
Por outro lado, o que se houve hoje nas radios já vai ser considerado ultrapassado daqui a 4 semanas, no máximo...
Não é fácil encontrar os discos dela para comprar. Acho que nenhum foi lançado no Brasil. Na Amazon.com tem alguma coisa. Na Internet sempre é possível encontrar...
Em tempo: ela é bonita! Nem precisava, né?
Bom domingo!"


Silver Wings
Music by Stuart Wilde
Lyrics by Mike Rowland

The past it taught me well,
and sometimes though I fell,
it’s plain to see,
the lessons were for me,
they came to set me free.

If God’s plan for me is to reach higher,
I accept the call, that’s my desire.
For within my heart, the everlasting dwells.

‘Twas fate that showed me how,
to profit in the now.
The game of life,
is stepping past the strife.
So let us be,
it’s come to set us free.

Chorus

Let me voice my plea,
And let me touch my destiny.
Fly me, fly me, on silver wings,
to the place where angles sing.

2 comentários:

Maria Ines disse...

Linda canções. Não conhecia essa cantora. E da Noruega! São mesmo verdadeiras orações para um domingo.
Obrigada.
Bjs.

Anônimo disse...

Um Homem muito Importante na minha vida... que me tratava como uma Filha...deu-me a conhecer esta cantora... tinha apenas 24 anos...hoje com 51 anos recordo esse Homem, que já faleceu... e a candura da voz desta cantora... muito Obrigada por me ajudar a recordar a pureza desta VOZ!!!
Flor!