21 de setembro de 2013

Alguns recados de Paulo Coelho

Como todos sabem, Paulo Coelho é o escritor brasileiro de maior sucesso no exterior.
Sua influência internacional ultrapassa o ramo literário.
Costuma ser convidado para essas reuniões e congressos onde estão presentes as pessoas mais importantes do mundo.
Muitos não gostam disso. Não o veem com essa bola toda.
Não dá para tê-lo como "super-especial", mas ele sabe como poucos trazer de volta ensinamentos de antigos sábios que andam esquecidos neste mundo onde nada realmente importante parece ter mais importância.
Hoje resolvi trazer uma pequena coleção de posts de seu blog para que nossos 17 leitores possam, quem sabe, também parar para dar uma refletida, ainda que rapidamente. 
Inseri algumas imagens que não constam dos posts originais.

Prece Orientada
"O médico Larry Dossey, em seu excelente livro Healing Words (Palavras que Curam), nos fala da atitude diante da doença:

“Muita gente confunde a prece com inatividade, desistência, incapacidade de reagir à doença. Mas, se entrarmos no mundo silencioso da prece vamos descobrir uma misteriosa ponte entre oração e enfermidade. Uma pode interferir na outra”.

“Atrás da aparente tranquilidade de quem reza, existe uma ação sutil que as pessoas excessivamente ativas não conseguem distinguir. A prece aceita sem ser passiva, luta sem ser agressiva”.

“Conheço muitos santos que morreram jovens, de doenças atrozes”.

“Conheço homens maus que viveram muito, e morreram placidamente. Saúde  não tem a ver com santidade. Mas, na minha experiência médica, já vi que a atitude de devoção e aceitação podem fazer milagres”."

Mudança
O homem santo reuniu os seus amigos: “Estou velho”, disse ele.

“E sábio”, respondeu um dos amigos. “Sempre te vimos rezando durante todo este tempo. O que conversas com Deus?”
“No começo, eu tinha o entusiasmo da juventude: pedia a Deus que me desse forças para mudar a humanidade. Aos poucos, percebi que isto era impossível, então passei a pedir a Deus que me desse forças, mas para mudar quem estivesse à minha volta”.

“Agora já estou velho, e a minha oração é muito mais simples. Peço a Deus o que devia ter pedido desde o começo”.

“O que pedes?”, insistiu o amigo.

“Peço para que consiga mudar a mim mesmo”.

Deus Surdo
O guerreiro da luz vê-se, de vez em quando, andando pelas ruas sem qualquer destino. Nestes momentos, ele pensa:

“Nada do que planejei está acontecendo. Dei o melhor de mim, segui meus sonhos, fui fiel a Deus. Entretanto, as coisas parecem não caminhar para frente, os esforços não estão sendo recompensados”.

“Deus parece que está surdo e não escuta minha voz”, diz o guerreiro com uma certa amargura.

Neste momento, a melhor coisa que ele deve fazer é sentar-se num bar e pedir um café. Depois de alguns momentos irá entender que o tempo de Deus não é igual ao seu tempo.

Em algum lugar do Universo, milhares de anjos estão se movendo e caminham para ajudar todos aqueles que seguem seu coração.

Reorganizando o tempo
Texto tirado do livro “Timeshifting – Reorientando o Tempo”, Ed. Rocco, de Stephan Rechtschaffen, médico que fundou o bem sucedido Omega Institute em New York.

“Atuando diante das emoções negativas: quando nos sentamos em um sofá, ligamos a televisão (que na verdade, é uma maneira de “desligar-se” do mundo), ou então ficamos extremamente ansiosos, achamos que estamos perdendo tempo, que precisamos telefonar para alguém, fazer ginástica, arrumar a casa. Por quê? Porque se ficarmos quietos, toda a onda de emoções reprimidas irá nos atacar, nos deprimir, nos deixar tristes ou culpados.
“Mas quanto mais nos “ocupamos”, mais estas emoções se acumulam, até que um dia corremos o risco de vê-las explodir sem controle.

“Sim, todos nós temos nossos problemas, que precisam ser encarados – por que não fazer isso hoje? Parar. Pensar. Eventualmente sofrer um pouco, mas no final, entender quem somos, o que sentimos, o que estamos fazendo aqui, neste momento – ao invés de querer ficar determinando a Agenda da Vida. “

Cair e Levantar-se
O argentino M. Moreno, da Kamuzawa, fala da luta de judô:

“A harmonia e a repetição dos mesmos movimentos estabelecem um vínculo entre o corpo e a mente, que – embora difícil de conse­guir – é bastante tangível. Não há outro segredo que trabalhar, cair, e tornar a levantar-se”.

“É preciso vencer o pior dos inimigos: a si mesmo”.

“É preciso entender a dinâmica própria da vida: crise, queda, maturidade com a queda, e nova iniciativa”.

“É preciso saber aproveitar a força do oponente; a conseguir ficar sem ser notado, e saber vencer discretamente”.

“E a melhor maneira de aprender é emprestar seu corpo para a luta com adversários fortes. O fraco não vai lhe ensinar nada”.

Um comentário:

MIA disse...

THANK YOU!