5 de setembro de 2013

Os médicos escravos cubanos e o deputado do DEMo

Os escravos do ruralista Caiado
Por Altamiro Borges
"Nesta semana, o deputado Ronaldo Caiado, líder do DEM na Câmara Federal, criou o “Movimento Mais Médicos Livres”. O intento, segundo o ruralista goiano que adora os holofotes da mídia, seria o de defender os profissionais cubanos que chegaram ao Brasil pelo programa “Mais Médicos” do governo Dilma. A iniciativa patética logo gerou reações hilárias nas redes sociais. Afinal, o demo foi fundador e presidente da União Democrática Ruralista (UDR), a nefasta entidade que reúne alguns dos principais escravocratas do Brasil, acusados por formação de milícias armadas e assassinatos de centenas de camponeses.

Segundo Ronaldo Caiado, o seu midiático movimento teria como objetivo dar “suporte jurídico e político” aos médicos cubanos que desejarem pedir asilo no Brasil. “Ele oferecerá atendimento em Brasília e nos Estados. De resto, promoverá dois gestos. Num, pedirá ajuda à CNBB e à OAB. Noutro, ele tentará obter autorização da Câmara para enviar uma missão de deputados a Genebra, onde estão sediadas a OIT e a OMS”, relata acriticamente o blogueiro Josias de Souza, da Folha, o mesmo que ganhou notoriedade por usar recursos do Incra no reinado de FHC para atacar o MST.

A iniciativa do líder escravocrata, bajulada pelo blogueiro da Folha, não durou muito tempo. Vários internautas logo lembraram que Ronaldo Caiado votou recentemente contra a Proposta de Emenda Constitucional contra o trabalho escravo no Brasil. Como apontou Fernando Brito, do imperdível blog Tijolaço, é “curioso o pensamento (?) do senhor Caiado. Quando se tratou de votar a PEC do trabalho escravo, que previa a expropriação de propriedades onde pessoas fossem mantidas em escravidão, ele foi contra... Será que os cubanos vão ficar em pior situação que os 26 trabalhadores resgatados na fazenda de seu primo Enivaldo Caiado, atirados em barracas de lona no chão e aos quais era servida comida imunda e água suja?”."

Nenhum comentário: