7 de janeiro de 2012

The Book Is On The Table (1): “É Tudo Tão Simples”

Acho que – com a confirmação da implantação definitiva da Amazon.com e seu Kindle no Brasil em 2012 – nós deveríamos mudar o nome desta série para o infame trocadilho “The Book Is On The Tablet”. Vamos ver se desta vez o livro eletrônico pega por aqui.

As nossas indicações para leitura neste mês de férias (para muita gente) são dois livros bem diferentes. Hoje vamos falar do primeiro. Amanhã postaremos comentário sobre a segunda obra.

"...Tão Simples" marca o retorno da cronista e ex-modelo Danuza Leão aos livros de “dicas”. É o oitavo livro dela e esse pode ser considerado um novo parâmetro, passados 20 anos de “Na Sala com Danuza” uma referência naquilo que se convencionou chamar de “boas maneiras”.

No entanto não é tão simples ver esse livro apenas por esse ângulo.

Bem mais do que isso, vejo “É Tudo Tão Simples” (Editora Agir, 196 páginas, R$ 34,90), como uma visão de mundo atualizada de uma mulher que chegou a uma idade em que se vê as coisas de uma forma diferente. E, o mais importante, reconhece e faz um livro exatamente sobre essas mudanças experimentadas.

Mais do que regras de etiqueta - mas sem ser um livro de auto-ajuda - “É tudo tão simples” dá, com uma certa leveza, pistas de como lidar com temas difíceis como a solidão, separação, passagem do tempo, perda de amigos, etc.

Danuza não informa a idade dela. Está certa. E eu - como bom cavalheiro - não vou especular aqui. Mas é bom ler passagens do tipo: "Andei pensando nessa história de simplificar, e vejo que passei a primeira metade da minha vida querendo ter as coisas - todas as coisas - e estou passando a segunda metade querendo me desfazer das coisas, e ficar apenas com o essencial. Bem curiosa, a vida". Amadurecimento e a consciência de que não temos mais "todo o tempo do mundo", cara Danuza.

De qualquer forma acho que o melhor livro dela continua sendo a ótima e surpreendente autobiografia “Quase Tudo”, editado em 2005.

Sinopse: “O mundo deu muitas voltas desde que Danuza Leão escreveu seu primeiro livro: Na sala com Danuza. Agora, 20 anos depois, a colunista fala com aquele charme que lhe é peculiar sobre etiqueta pós-internet, romance pós-celular e outras pós-modernidades. Com dicas para as classes emergentes sobre o que levar na primeira viagem de avião, para o filho que quer contar para a família que é gay e para as mães que estão vivendo sua segunda juventude depois dos 40, Danuza aposta num mundo sem ostentação e regras rígidas de etiqueta, em que o chique é ser simples e de bem com a vida”.

Um comentário:

Josi disse...

Boa dica, Marquinhos. Gosto muitos destes comentários sobre livros. Impagável o trocadilho table-tablet. Eu li Quase Tudo e tambem gostei. Vou aguardar o comentário de amanhã para decidir qual vou comprar.
Bjs.