29 de janeiro de 2012

Lentes em Madri V - Protestos no centro de Madri

Na manhã deste domingo (29) deparei-me por acaso com uma passeata, algo como um protesto à moda antiga, digamos assim, ...o que demorei a entender sobre o que se tratava, tamanha a quantidade de pessoas idosas, crianças, jovens...todos muito bem vestidos e quase silenciosos...somente depois é que fui me dar conta de que era um protesto a favor de um juiz que busca justiça com coragem e determinação, e já conhecido no cenário internacional! 

E aí eu me lembrei da terra natal! Uma lição a ser aprendida no Brasil de tantos crimes do colarinho branco e crimes contra o erário público, onde juizes como o Fausto de Sanches, que mandou prender poderosos como o Daniel Dantas, e acabou sendo removido do processo, deu expulsão para o Delegado Federal Protógenes, ameaças para todo o lado e tudo ficou como antes...parece que na Espanha também não tem sido diferente. 

A notícia deu no site da Folha de SP e no O Globo:

"AE - AP - Agência Estado
Centenas de manifestantes marcharam hoje pelas ruas do centro de Madri em apoio ao juiz, Baltasar Garzon, acusado de prevaricação por ter ordenado a abertura de investigações sobre desaparecimentos sistemáticos de republicanos durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Garzon se tornou um herói internacional de direitos humanos quando mandou prender o ex-ditador chileno Augusto Pinochet em 1998 e o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, em 2003, mas passou a enfrentar problemas ao investigar desaparecidos durante e após a Guerra Civil espanhola e o franquismo (1939-75).
A marcha incluiu artistas, políticos e ativistas que carregaram cartazes com os dizeres: "Amigo Garzon, a Espanha está com você"."














Reporter por um dia em Madri!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa o "reporter por um dia".