7 de janeiro de 2012

Nota Oficial do PCdoB sobre as cheias em Campos dos Goytacazes/RJ

O blog divulga nota oficial do Comitê do PCdoB em Campos dos Goytacazes que recebeu na manhã deste sábado (7).


"Nota do PCdoB sobre as cheias em Campos"

"Nestes últimos dias a população de Campos dos Goytacazes, vivenciou mais uma vez, momentos de apreensão e sofrimento. Ano após ano, gestão após gestão pública e sempre a mesma situação. Toda época de chuvas a população menos favorecida economicamente é atingida pelas cheias, seja nas margens do Rio Ururaí, da Lagoa Feia, ou nas margens do Rio Paraíba do Sul. Estes fatos se repetem anualmente porque não possuímos um projeto de cidade, apenas uma entre as várias evidências de que não estamos preparados para os novos desafios socioeconômicos que se aproximam.
O PCdoB - Campos considera inadmissível que num município com orçamento bilionário, um dos 10 maiores do país, famílias permaneçam sobrevivendo sem moradia e sem qualquer dignidade à pessoa humana, direitos previstos na Constituição Federal.
Para que nosso município avance, precisamos de um projeto sustentável e coletivo, construído com a participação do povo através dos conselhos populares, planejando ações a médio e longo prazo. Fortes investimentos em infraestrutura e saneamento básico serão necessários. Assim, teremos reflexos diretos na qualidade de vida da população.
Por fim o PCdoB - Campos acredita na força e na capacidade de avançar do povo de Campos para construção de um município mais justo e democrático.

Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil - Campos

Douglas Azeredo
Secretário de Comunicação."
07 Janeiro, 2012 10:39

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Do Blog do Carlos Faria Café:

Nunca em minha vida como engenheiro e ex-residente do extinto DNOS, dedicada ao sistema hidráulico da região, li e ouvi tanta idiotice de uma vez só.
Autoridade como o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra após reunião com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmar que a BR 356, foi "aberta de forma planejada" para evitar inundação em Campos, é de uma irresponsabilidade tão grande, que me leva a crer e confirmar o quanto os estudos técnicos e as obras realizadas pelo DNOS em nosso Município, estão abandonados pelas autoridades. Pior que até as obras atuais, como o péssima reforma da BR 356, vítima do arrombamento nas cheias de 2008, realizada pelo DNIT.
Primeiro, estávamos diante de uma cheia(11,05)metrose que ainda não havia atingido os níveis da ultima cheia em 2007, que chegou a cota de 11,64 metros e que tecnicamente esta solução “mentirosa” apresentada não traria resultado prático nenhum para a população de Campos, pois a cidade é protegida por diques ao longo de suas margens esquerda e direita e segundo se o estado resolveu por esta “abertura criminosa de forma planejada”, diria que foi uma “tentativa de homicídio em massa”, contra 4.000 moradores de Três Vendas.
Uma irresponsabilidade.
As declarações infelizes destas duas autoridades, demonstram e reforçam mais uma vez as minhas afirmações várias vezes no blog, desde o ano passado , quando foi investido de forma irresponsável e sem critério os R$ 97 milhões em dragagem de canais no ano passado em Campos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde basta visitar os locais desta infelizes obras para confirmar o que digo.
A falta de capacidade do Estado, para gerir o sistema hidráulico, aliada a incompetência em fiscalizar e manejar as comportas e barragens, tornam a nossa região extremamente vulnerável ao caos, à partir da extinção do DNOS. Basta ler a matéria que postei na semana passada aqui.
Colocar o ministro Fernando Bezerra nesta furada, foi um péssimo procedimento das autoridades estaduais, na tentativa de camuflar sua inoperância diante deste problema que eles assumiram por vaidade e não administram por incompetência, induzindo-o a falar esta besteira, criando um imbróglio político gratuito para o governo Dilma.
Pior, tudo isto foi a forma vexatória que o estado encontrou para justificar, a sua negligência e falta de manutenção de nossa rede hidráulica(canais, diques, comportas, pontes e barragens), que agoniza nestes longos anos após o trágico governo Collor de Mello que acabou com o DNOS
As provas estão evidentes desde 1990. Eu tenho denunciado sempre que posso e cabe as autoridades constituídas assumirem as suas responsabilidades em valorizar todo investimento realizado pelo Governo Federal em nossa região, desde as décadas de 1940, quando foi iniciado os trabalhos de saneamento no Brasil.
Só me resta, encaminhar para todos colegas e ex-engenheiros do DNOS, que trabalhamos juntos em todos estes projetos hidráulicos do Rio de Janeiro e do Brasil, para analisarmos estes absurdos e tomarmos posição diante o que tivemos que ler e ouvir destas autoridades incapazes de administrar o complexo hídrico da região e a vida de nosso povo.
Já comecei a levantar antigos projetos da região de Três Vendas, feitos pelo DNOS, para em breve confirmar no blog o que afirmo neste instante e mostrar a estes “homicidas em potencial” travestidos de governantes, o quanto eles estão abandonando nossa região, negligenciando o legado deixado pelo DNOS e que as irresponsabilidades que eles cometem e falam da boca para fora, só serviram pra criar fatos determinados pra que a Câmara Municipal de Campos , a Alerj ou o Congresso Nacional, apurem os últimos acontecimentos diante de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Este "post" do blog será protocolado junto ao CREA-RJ, para analise e possível apuração deste absurdo técnico.

Em: http://carlosfariacafe.blogspot.com/