9 de janeiro de 2012

Música para o bem-estar: Rick Wakeman, Suzanne Ciani, Philip Glass

No encerramento do post anterior comentei que iria fazer um pequeno recesso de verão aqui no blog.


Ainda não tive contato com o amigo Luiz Felipe mas acredito que ele também - por motivos diferentes - já ande em recesso (na última sexta ele conseguiu um tempinho; vejam mais abaixo): muitas demandas pouco espaço na agenda para nos brindar com seus textos, indicações e comentários.


Não falo com ele há semanas e é interessante e trágico como o tempo passa e não conseguimos estar com pessoas que temos afinidade.


Ano passado havíamos apontado a necessidade de parar, tomar uns chopes e colocar o papo em dia. Isso não aconteceu. E não tenho muitas esperanças que isso vá ocorrer em 2012. 


Por outro lado, precisamos acreditar e fazer acontecer. E isso funciona para qualquer um em qualquer aspecto da vida. Só que, falar é fácil...


Mas se comentei que ia der uma parada o que estou fazendo aqui agora? É que resolvi deixar como último post da temporada o que acho ser uma das marcas registradas do blog: boa música.


E, para além de simplesmente música, melodias que, de alguma forma, carreguem em suas ondas sonoras algo de positivo para a saúde física, mental e espiritual do estimado leitor e leitora (e ouvintes). Bem, pelo menos eu acredito que isso é possível.


Para isso optei por belas melodias mais diretas e pacíficas, com solos de piano e instrumentos diversos.


Em época de verão chuvoso, enchentes e outras preocupações individuais e coletivas precisamos de momentos em que nos voltamos para o nosso interior buscando momentos de paz mas sem necessariamente perder a conexão com o exterior, sobretudo com aquelas pessoas que nos são especiais.


E, só para "registro histórico": férias, segunda-feira cinzenta depois de um fim de semana que deu até para praia, bar, chopp e churrasco, sobretudo no sábado. 


No momento chove e só me resta abrir uma garrafa de vinho verde (tinto; denominação de origem controlada) da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, Portugal. : )


E aqui vão os sons transcendentais:

Rick Wakeman (o famoso tecladista do Yes em trabalho solo) - "The Sad Dream" com visuais quase esotéricos do pintor inglês Roger Dean.



Uma das músicas que mais gosto da pianista americana Suzanne Ciani: "Velocity of Love". Atentem também para qualidade e beleza do vídeo.



A filosofia de Philip Glass: minimalismo sonoro com repetição de células onde aos poucos são acrescentados novos detalhes. Tem a ver com budismo, meditação e constante renascimento.

7 comentários:

Ryan disse...

Notícia chata Marcos: O grande Tommi Iommi foi diagnosticado com câncer. Logo agora!

"Com o anúncio de que Tony Iommi, do Black Sabbath, foi diagnosticado com estágios iniciais de linfoma, seus companheiros de banda gostariam que todos enviassem vibrações positivas ao guitarrista neste momento. Iommi está trabalhando com seus médicos para realizar o melhor tratamento. O “IRON MAN” do Rock & Roll está otimista e determinado a se recuperar completamente.

Isso ocorre no momento em que Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward estão escrevendo e gravando seu primeiro álbum em 33 anos, em Los Angeles com o produtor Rick Rubin. Eles irão ao Reino Unido para continuar a trabalhar com Tony. Mais informações serão divulgadas assim que disponíveis."


Fonte: Black Sabbath: Tony Iommi diagnosticado com câncer - Novidades (Notícia) http://whiplash.net/materias/news_843/145514.html?fb_ref=.Twr9fCfnRR4.like&fb_source=home_multiline#ixzz1iyVvXSeV

Alice in Wonderland disse...

Lindas músicas que transmitem paz nesse mundo corrido.
Parabéns Marcos e Luiz Felipe pelos 300 mil acessos!

Marcia disse...

Também dou o parabéns Marquinhos e Luiz Felipe pelo alto número de acessos. O blog merece a atenção, pois é muito bom.
Boas férias, Marcos.

Jefferson disse...

Agora sim dou os meus parabéns pois ainda a pouco o blog chegou ao 300.000. Continuem Luiz Felipe e Marcos, pois a multidisciplinaridade do blog é muito legal mesmo.
Saiam de férias mas não desistam deste blog ok?
Abraços.

Anônimo disse...

Olá; Sei que muitos passam leem este blog mas poucos comentem, preferem o anonimato por opção relacionada à timidez, eu inclusive. Mas não posso deixar de parabenizar os bloguerios pela iniciativa, pelo resultado e por essa marca. Gosto muito desse espaço com tantos assuntos diferentes da música e literatura, até a política com uma abordagem diferenciada e dou minha força para que continuem.
Agradeço porque as pessoas esquecem de agradecer. Só usufruem, como se isso aqui fosse uma obrigação de quem faz e não uma doação.
Atenciosamente, A.

Luiz Felipe Muniz disse...

O blog agradece com entusiasmo o manifesto de vcs: Ryan, Alice..., Marcia, Jefferson, Anonimos, etc...é de fato muito bom que estejam por aqui conosco e que tenhamos conquistado algum espaço na blogosfera brasileira e alguns pitacos no cenário internacional.

Acredito de fato que não desistiremos desta viciante janela virtual, na verdade é para nós, os blogueiros, uma oportunidade fantástica de exercício da cidadania democrática com as buscas mais originais em áreas diversificadas dos conhecimentos e expressões humanas.

Bem, não complica Felipe...o que devemos registrar é o fato do blog ser e ter uma certa originalidade transversa e que isso atrai um público bastante diversificado (eu acho) e tomara que tenhamos fôlego para dar prosseguimento...

Em tempo: Marquinhos, o nosso "chopp's" tem que sair em 2012, uma promessa!

Marcos Oliveira disse...

Ok, caro amigo Luiz Felipe. Combinado!
Espero que esteja tudo bem aí na Espanha.
Abraço!