22 de outubro de 2014

Eleições 2014: afinal, o que pensam os jovens?

"Quanto você que tem comida na mesa, seu diploma de ensino superior, emprego garantido, e levanta bandeira tucana, saiba: tucanos não são aves migratórias, elas se instalam e usufruem o máximo que podem do seu posto. Basta olhar pra história."


Uma amiga de minha filha escreveu este excelente texto (abaixo) e postou no Facebook.
Tem apenas 17 anos. 
Além de boa escritora é corajosa, pois existe (ou existia até poucos dias) um patrulhamento anti-Dilma entre os jovens, mas isso - finalmente - começou a mudar esta semana. Em tempo ainda, portanto.
Não viveu o inferno da era FHC, mas pesquisou, se informou. Para isso não é difícil, nem polêmico. Não é coletar a opinião de alguém. Basta verificar as manchetes daquele período e pronto. Assustador. Não deseja experimentar aquilo. 
Ora direis: "mas ninguém garante que o Aécio vai ser igual ao FHC!". E eu vos direi no entanto: como disse Dilma Rousseff, o cozinheiro é o mesmo (Armínio Fraga) e a receita é a mesma (made by FMI), portanto vai ser exatamente igual: terrível. Para os trabalhadores e para os mais pobres, é claro.
Valeu Clara! Parabéns! Que os jovens despertem para isso, antes que seja tarde.

Opinião
"Em véspera de eleição, senti a necessidade de falar o que penso sobre o atual momento. O facebook é ótima ferramenta para debates e trocas de opiniões, mas por outro lado se não houver pesquisa e busca por argumentos concisos, as exposições serão apenas reclamações. Entre todos os que pronunciam, os que mais me preocupam são aqueles cometem o grande equívoco de afirmar Aécio Neves como “a mudança” para o país. Vejam bem, não vivi na época do FHC, mas quem viveu não pode se esquecer do nível devastador de desemprego, da pobreza extrema e dos abafados escândalos como o mensalão tucano (que esse ano, a mídia resolveu esquecer sem ter porquê, ou melhor, por muitos “porquês”).
É preciso muita atenção para não se deixar influenciar pelos canais de informação que tantos julgam imparciais, mas desenvolvem papel alienador para a população, que infelizmente não aprendeu a discernir certas opiniões tendenciosas.
Segundo Milton Temer, “No primeiro turno, vota-se. No segundo turno, veta-se.”. Infelizmente, não foi possível fazer a diferença no primeiro turno, mas é possível analisar as diferenças entre os candidatos do segundo turno. Há corrupção no PT? Há! Há corrupção no PSDB? Há! Mas foi no governo atual que houve a ampliação dos sistemas escolares, milhões de pessoas foram retiradas da pobreza e do mapa da fome mundial, implantação do programa Mais Médicos para garantir melhor eficiência nos hospitais, funcionamento da Lei de Cotas e muitas outras conquistas positivas para o país. Não sou petista, tão pouco sairei com uma estrela no peito cantando “brilha a esperança” ou “Dilma coração valente”, mas votar em Aécio Neves, jamais! Pra você que distribui ódio pelo PT e o utiliza como argumento para votar no Aécio Neves, pare de olhar para a corrupção dos candidatos e analise as propostas e o que já foi feito pelo país. Vale mais a pena. Quanto você que tem comida na mesa, seu diploma de ensino superior, emprego garantido, e levanta bandeira tucana, saiba: tucanos não são aves migratórias, elas se instalam e usufruem o máximo que podem do seu posto. Basta olhar pra história."
Por Clara Rocha em sua página no Facebook

4 comentários:

Jonas disse...

Belo texto opinativo e analítico de uma jovem que buscou informação antes de simplesmente declarar "ódio ao PT".
Não se deixou levar pela onda da raiva gratuita, sem propostas, sem ideais.
Parabéns para ela e para todos os jovens que estão acordando à tempo. E parabéns para este blog que vem fazendo um trabalho incrível de divulgação da verdade.
Abraço.

Denise D+ disse...

SHOW!!!

Anônimo disse...

Muito bom. Já tinha visto no Face e adorei a sinalização de que os jovens estão deixando de ser massa de manobra e estão procurando se informar mais sobre o que representa cada uma das candidaturas, inclusive para seus próprios futuros.
Mas não esperem muito dos "filhinhos de papai".

Alice in Wonderland disse...

Parabéna aos jovens que tem discernimento!