22 de outubro de 2014

Nota da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas



Brasília, 21 de outubro de 2014

"A respeito das declarações do candidato Aécio Neves sobre a Agência Nacional de Águas,  sugerindo que esta Agência Federal estaria sendo usada para fins espúrios, como se deduz de  frases publicadas nesta tarde de segunda-feira, 20 de outubro, esclarecemos que:

* Todo o corpo técnico efetivo da Agência foi admitido mediante concursos públicos  concluídos nos últimos 12 anos, tendo logrado êxito em recrutar força de trabalho  formada nas melhores universidades do país, quase todas públicas, por sinal;

* A força de trabalho da ANA é reputada como de excelência, tanto pela qualificação  quanto pela atuação, por todos aqueles que trabalham na área de recursos hídricos,  dentro e fora do país;

* O corpo dirigente da Agência quase nada mudou desde que ela foi fundada, seja no nível das superintendências ou no nível da direção. Dos diretores atuais, apenas um não estava na casa quando se findou o governo FHC, mesmo após 12 anos de governos Lula e Dilma;

* Para restituir a verdade histórica, somos testemunhas de que não se verificou, como  insinua o candidato, o aparelhamento da autarquia na gestão da presidente Dilma;

* A infeliz nomeação de Paulo Vieira, aprovada pelo Senado da República por meio de um  rito obscuro, foi veementemente rechaçada pelos servidores. Suas ações, como  comprovaram as investigações, de modo algum comprometeram a lisura dos processos  tramitados na casa.

O candidato, no afã de justificar a lamentável, previsível e anunciada crise hídrica que assola  São Paulo, tenta jogar na vala comum da mediocridade uma instituição que tem sua história  construída sobre o mais nobre valor da Administração, o atendimento ao interesse público.

Ao indicar possível falta de cooperação do Governo Federal para “resolver o problema da crise  hídrica no Estado de São Paulo”, o candidato desconhece as ações de gestão da ANA junto às  instituições paulistas envolvidas com a problemática, fato de amplo conhecimento.

Graças a processos instruídos pelo seu corpo técnico e encaminhados por seus dirigentes, a  ANA tem preservado a necessária isenção partidária que proporciona uma eficiente gestão das  águas no país. Ao insinuar o uso espúrio da ANA, o candidato demonstra desconhecer a  trajetória da Agência e se iguala àqueles que, na falta de argumentos razoáveis para o debate,  lançam, com a empáfia dos inocentes, acusações vazias sobre instituições e pessoas que  nelas atuam.

Por fim, a ASÁGUAS recomenda ao candidato que, em suas manifestações, não deprecie as  instituições públicas brasileiras."

Ney Albert Murtha

DIRETOR EXECUTIVO

Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas

Nenhum comentário: