4 de novembro de 2014

As desculpas do Mainardi

Duas repercussões do pedido de desculpas aos nordestino feito pelo Diogo Mainardi.
A primeira da redação da Revista Forum. A segunda, do Altamiro Borges, do Blog do Miro.


Após declarações polêmicas, Mainardi pede desculpas a nordestinos
Apresentador do programa Manhattan Connection, da Globo News, havia se referido ao Nordeste como “retrógrado”, “bovino” e “pouco educado”, e se retratou depois de ver a repercussão negativa de seus comentários.
Pela Redação do Portal Forum

"O jornalista Diogo Mainardi precisou se retratar no último domingo (2), durante o programa Manhattan Connection, da Globo News. Na edição anterior, em que comentava o resultado das eleições presidenciais, Mainardi perdeu a linha ao se referir aos nordestinos, que, segundo ele, seriam os responsáveis pela reeleição de Dilma Rousseff (PT).

E, ao manifestar seu descontentamento, não economizou nas críticas à região. “O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída, que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade está do outro lado”, afirmou.

Depois da repercussão negativa de suas declarações, ele disse não ter tido a intenção de ofender a população nordestina e pediu desculpas, em especial, ao jogador Hulk, que atualmente defende o Zenit, da Rússia.

O atacante, que nasceu na Paraíba, publicou um texto em seu perfil no Instagram dizendo que Mainardi demonstrava “arrogância” e “ignorância” e pediu mais respeito ao Nordeste. “Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos governos ao longo dos anos. Mainardi, respeite o Nordeste!”, escreveu o jogador."

O "bovino" Mainardi pede desculpa
Por Altamiro Borges no Blog do Miro

"O arrogante Diogo Mainardi pediu desculpas. Após tratar o nordestino que votou em Dilma Rousseff de “bovino”, “atrasado” e “subalterno”, durante o programa Manhattan Connection, da Rede Globo, ele foi alvo de críticas nas redes sociais e de repulsa até no Congresso Nacional. O jogador Hulk, da seleção brasileira e do Zenit da Rússia, chegou a postar mensagem chutando o preconceito contra os nordestinos. Já o deputado Silvio Costa (PSC-PE) exigiu sua retratação e solicitou uma audiência na Câmara. Temendo as consequências de sua postura fascistóide, o “calunista” global novamente fugiu da briga. Sua covardia já virou rotina e ninguém mais acredita no bravateiro, “auto-exilado” em Veneza.

No último domingo (2), o comentarista da GloboNews fez sua “autocrítica” para o craque brasileiro, mas manteve sua visão preconceituosa. “Peço desculpas ao Hulk e a todos que se sentiram ofendidos. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do país, em especial no Norte e no Nordeste... Sei que o termo bovino ofendeu muita gente, peço mais uma vez desculpas, mas gostaria de esclarecer que há décadas e décadas nós usamos os termos curral eleitoral e voto de cabresto para designar compra de votos. Imaginar um nordestino num curral ou um nordestino com cabresto não é diferente de bovino”.

Mainardi e outros “bovinos” da tevê brasileira até agora não aceitam a reeleição de Dilma Rousseff. Eles não toleram a democracia. Se dependesse deles, o Brasil não teria abolido a escravatura e os pobres até hoje não teriam direito ao voto – que seria um privilégio apenas dos ricaços. Mainardi e outros “bovinos” da mídia agora pregam o impeachment da presidenta e até falam em “intervenção militar”. Estas atitudes golpistas, porém, esbarram na repulsa da sociedade. Mainardi foi escrachado pelo jogador Hulk e por milhares de ativistas digitais. A mesa diretora da Câmara dos Deputados foi acionada para exigir explicações do bravateiro e da própria Rede Globo. Não dá para vacilar diante destes "bovinos" - com todo o respeito aos bois e as vacas!"

Um comentário:

Paulo Nogueira disse...

A importância do pedido de desculpas de Mainardi aos nordestinos

A importância do pedido de desculpas de Diogo Mainardi por chamar os nordestinos de bovinos está no seguinte: barbaridades ditas por comentaristas de tevê começam a ter consequências.

Está claro que as desculpas foram impostas a Mainardi.

Você vê isso pelo tom trôpego, pelo conteúdo abstruso, pelo gaguejar. Ele não conseguiu sequer pronunciar a palavra “cabresto”.

Mesmo assim, mesmo tendo sido um pedido de desculpas fajuto, foi um passo adiante ao que aconteceu em outra manifestação amplamente repudiada.

Falo da defesa de Sheherazade dos justiçadores. Ela jamais se desculpou. A reação veio de seu patrão.

Assustado com rumores que diziam que o governo pensava cortar os 150 milhões de reais ao ano que vão para o SBT em propaganda federal, Silvio Santos podou prontamente Sheherazade.

Manteve-a no ar, mas sem direito a expressar qualquer opinião. Virou uma Sheherazade de Papelão, para fazer uma comparação com um personagem criado para Aécio nas redes sociais com base num boneco seu de tamanho real usado na malograda campanha.

A Globo com certeza está preocupada com a manutenção dos 600 milhões de reais ao ano que caem em seu colo em dinheiro público na forma de propaganda estatal.

Daí as desculpas, antes que a opinião pública comece a questionar, como ocorreu com Sheherazade e o SBT, os 600 milhões na Globo, um Anuação sem o qual ela estaria com sérios problemas, dada sua dependência de dinheiro público.

No mais, com desculpa ou não, a melhor definição sobre o Manhattan Connection — que jamais assisti, aliás — veio de Marcelo Rubens Paiva.

O programa, disse ele, está virando, rapidamente, a Veja da televisão.

E mais não disse, e nem era necessário.

No DCM