25 de novembro de 2014

Documentário: Infância Perdida(?)

Quem tem mais de 40 (faixa etária que temos abordado aqui de vez em quando, eu já estou com mais de 50) se lembra que a nossa infância foi bem diferente da infância da maioria dos nossos filhos.
E atualmente a coisa está pior. Em minha análise de leigo no assunto, mas como pai, acho que a nossa época foi melhor.
E não se trata apenas de usar nostalgia para comparar com tempos atuais.
A pós-adolescência sempre foi um momento difícil, mas nunca os jovens precisaram tanto de apoio psicológico como nos dias de hoje.
Resultado do que foi sua infância pós-anos 90?
Este documentário canadense - mas realizado com base em estudos em diversos países - tenta jogar luzes sobre o tema.
Narrado em português com depoimentos legendados.




(Canadá, 2009, Scott Harper, 45min.)

"Brincar está ligado à evolução das espécies e intimamente ligado à habilidade de se adaptar a diversas situações, de desenvolver a inteligência emocional, a criatividade, a saúde mental e pode determinar o tipo de indivíduo que uma criança irá tornar-se quando adulta.
Num período de cerca de 20 anos, as brincadeiras de rua praticamente desapareceram das cidades e o que vemos são crianças em ambientes controlados.
Nos dias de hoje, ruas e praças estão se tornando desertas e pais tentam substituir as brincadeiras por atividades estruturadas, cursos e eletrônicos, na intenção prepará-las para um mundo competitivo. Mas o que se vê, é que estão dessa forma produzindo cidadãos com enormes deficiências emocionais e sociais."(docverdade)

2 comentários:

Nara Lembo disse...

Olá!
Que bom ter encontrado este blog!
Adorei os temas diferentes abordados.
A seleção é ótima, como este documentário muito interessante e esclarecedor para quem tem crianças e adolescentes em casa.
Sugiro que complemente este doc com algum comentário sobre o livro A Culpa é das Estrelas que borda o universo adolescente mas com uma outra história e possibilidade. Uma lição de vida e morte.

Marcos Oliveira disse...

Oi Nara.
Obrigado pelo comentário!
Sua sugestão será atendida.
Abraço.