12 de novembro de 2014

Discurso do Ódio: O Guia Pervertido da Ideologia, documentário com Slavoj Žižek

Desde a primeira vez que vi uma entrevista do filósofo e historiador esloveno Slavoj Žižek gostei dele.
Ele busca explicar o mundo de hoje em uma linguagem mais acessível, utilizando para isso exemplos de músicas, filmes e romances.
Não é à toa que é considerado no mundo inteiro como um dos mais importantes pensadores da atualidade.
Este vídeo (inserido no site Pragmatismo Político) utilizou trechos de alguns de seus depoimentos, junto com matérias jornalísticas recentes, para tentar compor um panorama que tente explicar o que vem sendo chamado de "ódio  ao PT" e a consequente exacerbação que se percebeu (e ainda se percebe) nas últimas eleições.
A montagem ficou muito boa e vale a pena ver mais de uma vez para compreender o que está sendo mostrado: o porque de algumas ações e reações pessoais e o que costuma ser chamado de 'efeito manada'.
E, como bônus, a trilha sonora (ao fundo, quando os Slavoj fala) traz o grupo inglês de Rock Progressivo Pink Floyd, o compositor minimalista americano Philip Glass e o mais importante criador de música erudita sacra do século XXI, o estoniano Arvo Pärt.



O ódio político-eleitoral no Brasil pela ótica de Slavoj Žižek
"Documentário "O Guia Pervertido da Ideologia", que tem o filósofo Slavoj Zizek como personagem central, ajuda a discutir os episódios de ódio e de intolerância ocorridos durante as eleições presidenciais no Brasil em 2014.
O filósofo e cientista político esloveno Slavoj Žižek, considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade, pode ajudar a analisar e compreender o que ocorreu durante o período eleitoral recém-finalizado no Brasil.
Trechos do documentário “O Guia Pervertido da Ideologia“, de Sophie Fiennes, em que Žižek explica sua teoria da ideologia, foram utilizados para discutir os episódios de ódio observados sobretudo no segundo turno, em que a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) ficou mais polarizada."



A Ideologia do Ódio explicada por Slavoj Žižek
"Este vídeo tem como objetivo apenas expor uma visão sobre os acontecimentos que rodearam as eleições de 2014 no Brasil e que poderiam ser classificados como "discurso de ódio", tomando emprestado a teoria do filósofo Slavoj Žižek sobre ideologia para explicar o mecanismo que transforma o pensamento coletivo."

Um comentário:

JCW disse...

Esclarecedor este documentário. Trabalho muito bem feito porque resumiu em 10 minutos uma explicação muito complexa, ainda bem que Slavoj é muito bom e muito didático. Expressa muito bem a realidade psicólogica e sociológica desses que estavam na manifestação mostrada e de que como uma minoria pensa ser a maioria e ser a dona da verdade. Só que não há nenhuma profundidade em uma ideologia rasa.