17 de setembro de 2009

Deu no JB - "Eu Neutralizo"

"Eu Neutralizo" propõe ações para reduzir emissões de carbono

Marcelo Gigliotti, Jornal do Brasil

RIO - Os países estão discutindo metas para reduzir as emissões de carbono, para aplacar o aquecimento global. Mas esta tarefa não é só dos governantes e dos políticos. O cidadão comum pode fazer a sua parte. Esta é a proposta do movimento Eu Neutralizo, que visa justamente conscientizar as pessoas sobre seu papel quanto às mudanças climáticas no planeta. O grupo fará um evento neste fim de semana para difundir estas ideias. E o local não poderia ser mais adequado e inspirador: o Jardim Botânico do Rio.

– Quando se pensa na questão do aquecimento global, muitas pessoas acham que o impacto individual de nossas ações e hábitos são pequenos. Mas somando todas as pessoas do Brasil e do mundo, este impacto ganha uma dimensão gigantesca – diz o coordenador do projeto, Sérgio Mello.

Pessoas e árvores

E o impacto ambiental de cada indivíduo nem é tão pequeno assim, diz Mello. Segundo ele, um brasileiro emitirá em média, ao longo de sua vida, com suas diversas atividades e hábitos, 135 toneladas de CO². E uma árvore, em média, absorve 600 quilos de CO² em 20 anos.

– O que nós propomos é uma combinação de ações. Desde plantar árvores a modificar hábitos de comportamento e consumo, como usar menos o carro e comprar produtos, como geladeiras, que consumam menos energia – diz.

Outro medida seria optar por comprar madeira certificada.

– Comprando este tipo de madeira, o cidadão está ajudando a deixar uma floresta em pé e combatendo o desmatamento ilegal.

LEIA MAIS

Nenhum comentário: