11 de setembro de 2009

Richard Burmer

Há alguns dias me lembrei de um músico que nunca foi muito conhecido (fora do circuito dos inciados em Música New Age) mas que eu considero um dos melhores compositores de música instrumental: o americano Richard Burmer. Eu tinha um LP (disco de vinil) dele e, antes do advento da Internet, converti o mesmo em CD pois o disco nunca saiu nesse formato. Chama-se "Bakti Point". Depois consegui outras coisas, mas não muitas porque parece que ele não produziu uma discografia muitos extensa. A música de Burmer tem uma característica espiritual e de estreito contato com a natureza. Usando sintetizadores e instrumentos acústicos, sempre buscou uma conexão oriente-ocidente em suas construções harmônicas.
Como falei no início, me lembrei dele recentemente e fui ouvir um pouco de sua obra. Foi exatamente na quarta-feira, dia 09. Hoje achei que era boa idéia tentar achar alguma coisa no You Tube para colocar nesta sexta, no Blog. Achei essa montagem de fotos sobre um dos belos temas dele. Apenas um detalhe: ao pesquisar, descobri que ele morreu há três anos, exatamente no dia 09 de setembro de 2006, de ataque cardíaco, quando tinha 50 anos. Coincidência?
Uma pena perdemos pessoa de tal sensiblidade. Assistam o video (que demora um pouco a carregar por causa das fotos em alta resolução) e concordarão. Bom fim de semana!


Nenhum comentário: