29 de setembro de 2009

ONU condena ameaças à embaixada Brasileira em Honduras - BBC BRASIL


Ameaças contra embaixada em Honduras são 'inaceitáveis', diz chefe da ONU

Ban pediu que segurança da embaixada do Brasil seja garantida
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que está “preocupado” com a crise política em Honduras e declarou que ameaças contra a embaixada do Brasil em Tegucigalpa, onde o presidente deposto do país, Manuel Zelaya, está abrigado desde 21 de setembro, são “inaceitáveis”.
As declarações foram feitas em uma coletiva durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, um dia depois de o governo brasileiro ter enviado uma carta à ONU onde expressa preocupação com possíveis agressões contra a representação diplomática.
“Ameaças contra a embaixada do Brasil em Honduras são inaceitáveis. A legislação internacional é clara: a imunidade não pode ser violada. Ameaças aos funcionários da embaixada e a suas dependências são intoleráveis”, disse Ban.
“O Conselho de Segurança da ONU já condenou estes atos de intimidação. Eu também o faço em termos duros”, disse.
ONU “de prontidão”
O secretário-geral da ONU também afirmou que o estado de sítio de 45 dias decretado no último domingo pelo presidente interino do país, Roberto Micheletti, “aumentou as tensões”. Ban também ressaltou que o Congresso hondurenho rejeitou a suspensão dos direitos civis.
Eu reafirmo que as Nações Unidas estão de prontidão para ajudar em todos os sentidos.
Ban Ki-moon
Ele pediu que a segurança do presidente deposto, Manuel Zelaya, seja garantida e solicitou que todos os atores políticos se comprometam com o diálogo.
“Eu reafirmo que as Nações Unidas estão de prontidão para ajudar em todos os sentidos”.

Nenhum comentário: