13 de setembro de 2009

Quaterna Réquiem


Recebi hoje do amigo Cláudio Dantas o convite que reproduzo aqui. Trata-se do retorno aos palcos da grupo carioca Quaterna Réquiem (29 de outubro, Barra da Tijuca). Não sei se significa também o lançamento do disco "O Arquiteto", antigo (e fantástico) projeto da banda sobre qual tecerei comentários aqui quando ele efetivamente for confirmado.
Tenho uma relação especial com QR. No início da década de 90 (acho que deve ter sido em 1993, mas não tenho certeza) assisti a uma apresentação deles no Teatro de Bolso, em Campos, como parte do Festival de Inverno promovido pelo Centro de Cultura Musical.
Não acreditei que uma coisa daquelas não tivesse a mínina divulgação na mídia. Logo depois comprei o primeiro disco da banda, "Velha Gravura", considerado um clássico pelos colecionadores ao redor do mundo. O show e o disco foram uma das minhas referências para, em 1995, criar um jornal para divulgar esses sons maravilhosos.
Na primeira edição entrevistei o violinista Kleber Voguel (que pertence à OSB) e, na segunda, a líder Elisa Wiermann (entrevista realizada em minha casa, com muito orgulho). Elisa é mestre em música erudita e irmão dela, o baterista Cláudio Dantas, é um dos melhores do Brasil em duas áreas: bateria e pintura (era ele que fazia as capas do Jornal Metamúsica).
Ao longo da existência do jornal fiz diversas matérias com QR que oportunamente divulgarei aqui (quando recuperar os velhos arquivos...). Postei logo a seguir um video com a música "Aquartha", que faz parte do DVD lançado em 2006 e que comemorava 15 anos da banda. Um primor!
Sobre o show do dia 29 de outubro, quem estiver no Rio não deve perder. Eu recomendo...



Nenhum comentário: