28 de fevereiro de 2010

Cecilia

Hoje é domingo. A temperatura (em comparação com os últimos meses) ainda está agradável e pode ser que aconteçam pancadas de chuva à tarde. Confesso que não estava pensando em colocar nenhuma post aqui hoje (pelo menos agora de manhã). No momento estamos mais preocupados em preparar um bom almoço para um casal de amigos que virá aqui. A cerveja está gelando... Mas ao dar um olhada nos comentários sobre um video da cantora norueguesa Cecilia que coloquei na sexta-feira não resisti e resolvi fazer um rápido comentário complementar. O interesse demonstrado por pelo menos três leitoras não me surpreendeu: o nome do disco é "Voice Of The Feminine Spirit".
Esse disco é de 1994 e ela já gravou pelo menos mais uns seis álbuns. Tem formação erudita e o que ela faz é um crossover: mistura referências operísticas com música popular.
Além de uma voz única suas produções vão além de simplesmente produzir música. Seus álbuns trazem mensagens positivas (letras de diversos autores), orações (não necessariamente religiosas) e tributos à natureza, buscando criar uma atmosfera espiritualizada, mas sem se prender a um dogma. Obviamente por ser mulher e por estarem conectadas às idéias de uma nova era (New Age), suas músicas trazem um apelo sentimental bem ligado à alma feminina, uma espécie de "sagrado feminino".
Ela nasceu e foi criada em uma pequena cidade ao norte da Noruega, próximo ao Círculo Polar Ártico, lugar frio e conhecido como "terra do sol da meia-noite" isso porque, em uma determinada época do ano, o sol não se põe, fica lá no horizonte durante as 24 horas do dia!
Cecilia já trabalhou com nomes bem conhecidos do universo 'new age", como os Drs. Wayne Dyer e Deepak Chopra e também com escritores como James Redfield e Louse Hay. Até com o Dalai Lama já atuou.
Para entender melhor o que ela faz, basta prestar atenção nos títulos de seus discos: "Inner Harmony", "The Healing Voice", "Let There Be Peace On Hearth", etc.
Sua música serve como base para atuações ligadas a organizações de ajuda social e política, além de ser comprometida também com a proteção dos animais e da natureza como um todo.
O sucesso que conseguiu ao longo desses anos é devido a uma corrente de transmissão de informações entre os fãs, uma vez que - como sempre acontece - a grande imprensa não dá a mínima para o trabalho de pessoas como ela. Para essa imprensa só interessa música descartável e notícias (e pessoas) ruins...
De qualquer forma, a música de Cecilia, infelizmente, não é para o grande público. Uma pena. Daqui a séculos anos essa música ainda vai ser atual. É atemporal.
Por outro lado, o que se houve hoje nas radios já vai ser considerado ultrapassado daqui a 4 semanas, no máximo...
Não é fácil encontrar os discos dela para comprar. Acho que nenhum foi lançado no Brasil. Na Amazon.com tem alguma coisa. Na Internet sempre é possível encontrar...
Em tempo: ela é bonita! Nem precisava, né?
Bom domingo!

3 comentários:

Marthina disse...

Marcos, fui em quem pediu mais informações sobre a Cecília. Obrigada!
A música que ela faz é muito espiritual, maravilhosa!
Já sei como conseguir TODOS os discos dela.
Thankx!!!!!!!

Anônimo disse...

Vi outros videos dela no You Tube. É para quem gosta de música New Age, bem calma. Mas ela é uma cantora de ópera.

Anônimo disse...

Lauded as one of the top ten DJ's in the world, Ferry Corsten has made quite a name for himself in the trance and techno music world over the past couple of decades. He listened to artists like Boards of Canada, and Daft Punk, and was inspired by what they did. Kanye West – “Heartless” Mixed With Lady Gaga – “Lovegame”.

Stop by my webpage daft punk random access memories zip