19 de fevereiro de 2010

Dica Musical do Blog: Maria Gadú

Parece interminável a capacidade do Brasil de produzir ótimas cantoras. A mais recente revelação da MPB é Maria Gadú, uma paulistana envolvida com música desde os 7 anos.
Aprendeu a cantar, compor e tocar violão ainda adolescente. Passou pela Europa e veio para o Rio (onde mora atualmente, mais precisamente no bairro da Lagoa) tocar em barzinhos, onde foi descoberta por nomes como Caetano Veloso e Milton Nascimento.
A sua versão mais rítmica e menos dramática da dolorosa canção "Ne Me Quitte Pas" seduziu o diretor Jaime Monjardim que a colocou na trilha sonora da série "Maysa". Depois entrou em "Viver a Vida" com a canção "Shimbalaiê", sucesso que ela compos ainda criança.
Cantora de interessante timbre e boa extensão vocal, suas referências como compositora vão de Noel Rosa até o reggae, passando por ritmos folclóricos das raízes brasileiras. Boas letras complementam as características que construíram sua carreira.
Seu CD de estréia é um dos melhores dos últimos tempos, com uma paleta sonora de rara beleza e variedade. Por isso ela já se consolidou como um dos grandes nomes da atualidade. O sucesso que ela atinge neste momento é mais do que merecido.
No video abaixo, uma apresentação dela no programa "Estudio I" (ela começa a cantar lá pelos 2 minutos; no início do programa há uma reportagem sobre uma pessoa que tem um barco como residência; muito legal também). Maria Gadú: nosso Blog recomenda!


Um comentário:

M.I. disse...

Esse CD é muito bom. É a melhor cantora que surgiu nos últimos anos, depois de Ana Carolina e Zelia Duncam.
Legal!