14 de fevereiro de 2010

O Dia dos Namorados no Carnaval e as Canções mais 'Sexys' da Billboard

Hoje é o Dia dos Namorados. Calma pessoal, esse blogueiro (ou melhor, colaborador do Blog do amigo Luiz Felipe) não enlouqueceu. 14 de fevereiro é o dia de São Valentim e muitos países comemoram nesta data o dia nos namorados (tem uma história por trás disso, da época da Idade Média, quando o conceito de amor romântico foi formulado. Um resumo: “O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem (no dia 14 de fevereiro) de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim””- Wikipedia).
No Brasil é em 12 de junho, por ser véspera do dia do “casamenteiro” Santo Antonio.
Por conta do “Valentine’s Day” a tradicional revista musical Billboard elegeu e divulgou ontem as 50 canções mais “sexys” da história da música pop.
As dez primeiras foram as seguintes:

Physical, Olivia Newton-John.
Tonight's The Night, Rod Stewart.
I'll Make Love To You, Boyz II Men.
Too Close, Next.
Let's Get It On, Marvin Gaye.
Hot Stuff, Donna Summer.
Do That To Me One More Time, Captain and Tennille.
Like A Virgin, Madonna.
Kiss You All Over, Exile.
Do Ya Think I'm Sexy, Rod Stewart.

Pelo que podemos verificar analisando essas canções, o critério principal na eleição foi a de que a música fizesse referências (direta ou indireta) ao sexo, não sendo necessariamente uma música romântica.
Obviamente os critérios poderiam ser outros. Por exemplo, canções que por suas características melódicas, voz do intérprete e forma de se dirigir à pessoa amada, fossem um estímulo extra à vontade de fazer amor. O problema é que nesse caso seria algo muito subjetivo.
De qualquer forma estranhei nessa lista a ausência de Barry White, Sade, Barbra Streisand, etc .
Na verdade não concordei muito com a lista, sobretudo com a primeira colocada (uma música da não-sexy Olivia Newton-John, cantando uma canção de ‘aeróbica’ dos anos 80).
No Brasil elegeríamos (acho) Roberto Carlos em primeiro. De cantoras me lembrei primeiro da Zizi Possi, cantando aquelas músicas em italiano. Mas a escolha é bem ampla. Façam sua lista...
Feliz “Valentine’s Day” em pleno carnaval a todos!

Logo abaixo um video da segunda colocada. Essa estaria na minha lista das 50 mais sexys (mas não em segundo lugar).


2 comentários:

Luis César disse...

Marcos, como vc entende mt de música pode me informar qual é a música da série House?
Brgd.

Marcos Oliveira disse...

Luis, a música que é tema de abertura do seriado "House" (atualmente na sexta temporada) é do "coletivo" inglês Massive Atack. A música chama-se "Teardrops" e é bem no estilo do grupo: um som 'viajante' chamado Trip-Hop (é uma galera que gosta de consumir substâncias orgânicas em forma de fumaça ao produzir suas músicas; diga-se de passagem isso nem sempre é bem tolerado por algumas lesgislações em vigor em muitos países). Eles acabam de lançar um novo disco, mas apenas com dois dos componentes originais, o restante são participantes convidados.
Não é difícil conseguir na Internet.
Abs.