5 de fevereiro de 2010

Saúde da Mulher: A importância da alimentação para prevenção do câncer de mama

Isoflavona da soja e o câncer de mama
Jane Corona (Nutróloga)
"Quase que diariamente sou consultada sobre a questão dos benefícios da isoflavona da soja na prevenção do câncer de mama.
Há muitos anos os produtos derivados da soja vêm mostrando o seu potencial para ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e na prevenção do câncer. A soja consumida como os japoneses preparam, só traz benefícios para a saúde.
Nos países onde a soja é consumida diariamente, China e Japão, os estudos epidemiológicos mostram que a proteína da soja protege contra o câncer de mama. Os estudos sugerem que há uma modificação no modo como o estrogênio é metabolizado, para uma forma menos agressiva, nos usuários de produtos à base de soja.
O estrogênio é um hormônio muito complicado para as mulheres, porque o organismo produz normalmente para o desenvolvimento e função de vários órgãos e tecidos. Quando ele é produzido em excesso pode aumentar o risco do câncer de mama, por vários mecanismos principalmente porque estimula o crescimento e o desenvolvimento das células mamárias e uterinas.
Vários fatores afetam os níveis de estrogênio no organismo, entre eles a dieta, a obesidade, estilo de vida, como estresse, sedentarismo e xenoestrogenios ambientais, dos pesticidas e compostos usados nos plásticos que imitam os efeitos do estrogênio e se acumulam nas células de gordura, inclusive das mamas.
Mulher que ganha muito peso especialmente depois da menopausa, aumenta o risco de ter câncer de mama, porque o estrogênio passa a ser produzido pelas células de gordura, mesmo depois que os ovários param de produzir. Neste caso o mais importante é manter sempre com um peso razoável e comer pouca gordura.
O que eu recomendo para todas as mulheres é consumir os fitoestrogenios da dieta, que são os esteróides das plantas. Eles são encontrados nos alimentos à base de soja, em grãos e cereais integrais, frutas, vegetais e em alguns condimentos e ervas.
Sem dúvida a isoflavona é a que traz mais benefícios, porém as lignanas das fibras, principalmente da semente de linhaça, também contém fitoquímicos que quando atacados pelas bactérias intestinais, se convertem em substâncias que têm efeitos semelhantes aos da isoflavona.
Os vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho e couve também são capazes de prevenir o câncer de mama, porque modulam a ação do estrogênio no organismo. Algumas frutas como a maçã, banana, romã e as ricas em fibras e vitamina A e C, entre elas, a manga, mamão, laranja e tangerina além da propriedade antioxidante, contém as fibras que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a excretar o excesso de estrogênio que o corpo produz.
Entre as ervas a mais popular é a erva doce que, embora tenha uma atividade estrogênica leve, era usada por nossas antepassadas para promover o aumento do leite na lactação.
Em resumo, o sistema reprodutivo feminino é altamente dependente da dieta, portanto temos que estar sempre atentos para as nossas escolhas gastronômicas."
Fonte: Blog de Jane Corona

Nenhum comentário: