9 de fevereiro de 2010

Tecnologia: O Sexto Sentido(!?)

Para o bem ou para mal, a tecnologia de informática não para de evoluir...
Lembra o filme "Minority Report" (2002, com Tom Cruise, dirigido por Steven Spielberg; acho que no Brasil teve o subtítulo de "A Nova Lei"), que é inclusive citado na palestra. Mas a ideia vai além.


Pattie Maes apresenta o "Sexto Sentido", uma tecnologia a ser usada no vestuário (ou pendurada como um cordão), que pode vir a mudar muita coisa
"Pattie Maes é pesquisadora do MediaLabs do MIT, (Massachussets Institute of Technology) e nessa palestra apresenta um dispositivo tecnológico que pode vir a mudar nossa vida no futuro.
As imagens que serão mostradas podem parecer estranhas no começo mas continue assistindo e você começará a entender a nova invenção que está sendo apresentada. Então, ao ver as suas aplicações diárias, perceba até que ponto a tecnologia já avançou."
Clique em "View Subtitles" (logo abaixo da tela, à esquerda), depois na seta à direita e finalmente opte por "Portuguese (Brazil)" para adicionar legendas ao video.



Atualizado às 13:00 h: Algumas pessoas relataram que, mesmo colocando a opção de legenda em português, elas não aparecem. Se isso ocorrer, assistam o video no link a seguir, fazendo a mesma opção de subtitles: Sense

3 comentários:

A. disse...

Caro amigo, creio que você já deve ter lido o livro "1984", de George Orwell, certo? Não faz lembrar, pelo menos um pouquinho, do todo poderoso e onipresente Grande Irmão? Sinistro, brother... sinistro e perigoso demais para entusiasmar... principalmente depois da última frase que a Pattie diz...

Marcos Oliveira disse...

Vc tem razão.
Já li "1984" e me lembrei sim do Big Brother (não é o da Globo). Eu postei sobretudo pela curiosidade: mostrar como as coisas estão indo rápidas.
Mas há algum tempo não me entusiasmo mais com esses avanços: ou é para faturar mais grana ou para exercer um controle maior de tudo (na maioria das vezes os dois). Só acho que vale a pena quando é aplicado em medicina.
Abraços e obrigado pela opinião.

Marcos Oliveira disse...

Em tempo: não concordo que isso seja um "sexto sentido". Para mim sexto sentido é outra coisa, mais espiritual.
...e a última frase da Pattie é: "(...) quem sabe daqui a dez anos poderemos implantar um chip de sexto sentido no cérebro das pessoas"... Alguém se habilita?