10 de fevereiro de 2010

A Nova Arte Surrealista

O Surrealismo é um movimento artístico surgido no início do Séc. XX (depois de Freud), mas que teve origem em pintores ainda no Séc. XV (como Hyeronimus Bosch). Busca em sua parte pictórica (há também 'escolas' literárias e até de cinema) retratar imagens do inconsciente através de construções criativas e fora de qualquer padrão da realidade. Na minha opinião destacaram-se entre muitos os pintores Salvador Dali (Espanha), De Chirico (Itália) e René Magritte (Bélgica).
Uma definição mais acadêmica: "O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle" (Simone R. Martins e Margaret H. Imbroisi).
Na atualidade essa linha artística tem se apresentado mais através de manipulação de imagens digitais (obtidas a partir de fotos e/ou criação direta em computador), onde busca-se criar outras dimensões. Nesta corrente, uma pessoa que se destaca é o jovem sueco Erik Johansson, um praticante de Jiu-Jitsu, que tem apenas 23 anos e é estudante de Engenharia de Computação. Vejam algumas de suas interessantes criações.










5 comentários:

Marthina disse...

Pô! Muito show! Esse cara é fera! Nunca vi!!!!

M.E. disse...

Valeu Marquinhos.
Grande artista gráfico. Já conhecia uns poucos trabalhos dele. Incrível sua visão de mundos interdisciplinares.

Rick disse...

Olá Marquinhos, td bem? Está acontecendo algo que ainda não te falei.
Já por duas vezes, e esta é uma delas, quando abro o blog do Luiz Felipe, meu antivírus acusa a presença de vírus.
Seria bom que vcs investigassem.
Em tempo: meu antivírus é o avira.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado aos amigos que opinaram.
Rick: obrigado pela informação. Vamos verificar, embora talvez o problema esteja com seu anti-virus, que muitas vezes agem pecando pelo excesso.
Um site ou blog em si (pelo que sei) não pode infectar um micro. O que acontece é que eventualmente pode-se receber um link dizendo tratar-se de um site, mas é um executável.
Ou o antivirus armazena em sua memória alguma informação de "site não confiável" e - dependendo do endereço (Blogspot, por exemplo) ele manda um aviso.
Esses sites não confiáveis podem ser aqueles que abrem automaticamente pop-ups ou que ofereçam conteúdo não confiável para baixar.
Eu costumo acessar esse Blog em três micros diferentes, sendo que dois tem o AVG e um tem um antivirus profissional, incluindo poderoso firewall. Nenhum deles dá essa mensagem de virus.
Tentaremos descobrir se outros usuários estão recebendo essa mensagem.
Um abraço.

Alfredo disse...

Muito legal o trabalho do Erik...criatividade e bom gosto de sobra.
Aproveito a mensagem para perguntar se passou pelo site da Eldopop. Veja só: um grupo de pessoas resolveu reviver a programação dela em http://www.eldopop.com.br/. Vale uma conferida.