12 de fevereiro de 2010

Em brilhante análise o Mauro Santayana coloca os pingos nos "IS" e afirma que o FHC promove "o vazio" e que estaria "apenas deslumbrado pela ambição"...

"O retorno do velho senhor

Por Mauro Santayana

Sob a alucinação da idade madura, que costuma ser mais assustadora do que a dos adolescentes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está conseguindo o que sempre pretendeu, desde que deixou o governo, há oito anos: o tumulto no processo sucessório. Ele – e não mais ninguém – impediu que as bases nacionais de seu partido fossem consultadas sobre o candidato à sucessão do presidente Lula. Se pensasse mais no país e menos em sua própria vaidade, teria, como o líder que se arroga ser, presidido à construção do consenso que costuma antecipar as convenções partidárias. Haja os desmentidos que houver, ele sonhava em criar impasse entre os dois principais postulantes, a fim de ser visto como a grande solução apaziguadora. Ele continua animado por essa miragem no sáfaro horizonte de suas ambições.

Assim, estimulou o governador de São Paulo ao exercício de uma tática de desgaste contra as pretensões de Minas. Decretou a precedência de José Serra e acenou com a “chapa puro-sangue”. Acreditava que levaria Aécio Neves a renunciar a servir a Minas, ao servir ao Brasil, com novo pacto federativo para o desenvolvimento de todas as regiões do país, e a contentar-se em ser caudatário de projeto hegemônico alheio.

Na verdade, essa ilusão era instrumento de outra maior: a de que, com o afastamento do mineiro da disputa, seu próprio cacife aumentaria."
 
SAIBA MAIS

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto mais FHC se aproxima do processo sucessório, melhor para o PT. O governo que ele fez não resiste a uma investigação detalhada, perdendo feio em uma comparação com o governo Lula, sobretudo em se tratando das classes menos favorecidas. Sem falar naquelas privatizações suspetíssimas.