13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Hoje é o Dia Mundial do Rock.
E não foi nenhum fã, músico ou jornalista que criou essa data. Foi a ONU.
E foi porque exatamente há 25 anos (13 de julho de 1985) que aconteceu um grande evento, com shows nos EUA e Inglaterra, cujo objetivo era arrecadar dinheiro para combater a fome na África.
Assim, hoje comemora-se também Bodas de Prata da data. Mas não do Rock, que já passou dos 60 anos, já que surgiu na década de 1950.
Infelizmente não tenho tempo de contar aqui como surgiu, mas pode-se dizer que na época diversos fatores propiciaram um amálgama de estilos diferentes como o Blues, Country, Twist, etc., que junto com questões sociais desaguaram no que viria ser a essência do Rock'n Roll.
Um amigo editor de uma revista disse que gostar, ter paixão por música e, especialmente rock, era não somente um hobbie, mas um estilo de vida, uma garantia de nunca se sentir sozinho em nenhum momento da vida.
Já decretaram "a morte" do rock diversas vezes. Quase todo mundo que falou isso já morreu e o rock continua aí. É eterno, como a música clássica, a música romântica ou o samba.
É eterno porque sempre vai mexer com aguns tipos de emoções, mesmo que seja durante apenas uma fase da vida das pessoas.
Mas para alguns fãs e muitos artistas é para a vida toda.
Curioso é que, ao estarmos em 2010, presenciamos a chegada do Rock na "terceira idade". Muitas bandas e artistas continuam na estrada, mesmo aos 65 anos, vide o caso emblemático dos Rolling Stones.
Mais uma prova que Rock é vida e não somente adolescencia. Aliás, no momento que escrevo, meu filho adolescente está tocando guitarra e eu vou ter que ir lá falar com ele para dar um tempo por causa do horário! Ou seja, continuo com o Rock mesmo aos 51 anos, mas estou com 51 e não dá para escapar... Em outros tempos eu faria o contrário: "aumenta que isso aí é Rock'n Roll!"

O grupo canadense Rush: Desde os anos 1970 na estrada. Vem no Brasil em outubro. Tratados como deuses pelos fãs.



O guitarrista e cantor Peter Frampton, na estrada desde a década de 1960 com o grupo Humble Pie e depois em carreira solo. Vem ao Brasil em setembro. O visual não é mesmo, mas a qualidade sim.

3 comentários:

Ryan disse...

Também já passei dos 50 e embora escute menos música hoje, continuo fiel ao rock e similares. Quem gosta de música, bom sujeito é.
Por isso sempre acompanho esse blog musical.

João Carlos disse...

Tá confirmadíssimo mesmo o Rush estará de volta ao Brasil em outubro.
No Rio vai ser na Praça da Apoteose dia 10 domingo. Uma boa é que é feriado do dia 12, terça, como o show deve terminar de madrugada aí a gente imenda na segunda. Vamo lá Marcos? Ingressos a venda a partir do dia 21 semana que vem. 220 reais inteira.
Abração.

A.P. disse...

Aí Marcos, vc estava certo.
Mais uma para os cinquentões de plantão (apesar de quê, é outro estilo de rock...).

11/09/10 - Peter Frampton (Rio de Janeiro - RJ)
Peter Frampton está de volta. O guitarrista confirmou nesta terça-feira uma turnê de cinco shows pelo Brasil em setembro. No dia 9, ele se apresenta no Centro de Convenções de Brasília; no dia 11, é a vez de os cariocas conferirem sua apresentação no HSBC Arena; no dia 14, o músico inglês toca no Pepsi Onstage, em Porto Alegre; no dia 18 é a vez da Via Funchal, em Sâo Paulo e, no dia 18, Frampton encerra sua passagem pelo Brasil no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.
A vinda do guitarrista faz parte da turnê do álbum "Thank you, Mr. Churchill", lançado no começo deste ano. Para os shows do Brasil, o músico promete tocar sucessos como "Show me the way" e "Baby, I love your way". Frampton já se apresentou no Brasil em 1978 e 1996.