12 de julho de 2010

Eleições 2010: os pontos positivos e negativos de cada candidato

Aqui no Blog não temos especialistas em análise política mas, como todo cidadão brasileiro, podemos opinar. Aliás, parece que cada brasileiro, além de técnico da seleção é também analista político.
A legislação eleitoral não proibiu os Blogs de participar do processo com opiniões e até mesmo fazendo campanha de uma forma explícita. Deve haver algumas restrições, mas não sei quais seriam.
É que eu estava fazendo uma análise deste momento que marca o início da campanha eleitoral e cheguei a algumas conclusões, ainda que muito prematuras porque a briga pra valer vai começar mesmo quando iniciar o horário político na TV e acontecerem os primeiro debates.
De qualquer forma seguem algumas observações bem pessoais sobre a campanha de cada candidato, focando aspectos positivos e negativos. Não sei se concordarão, mas com certeza teriam algumas coisas a acrescentar.

Dilma Roussef:
Pontos Positivos: o principal é que ela tem o melhor cabo eleitoral do mundo na atualidade, o Presidente Lula. Embora ainda existam dúvidas com relação ao total de votos que Lula pode transferir, sabendo utilizar isso com certeza vai se tornar praticamente imbativel.
Outro ponto é que finalmente ela começou a trabalhar a imagem dela, modificando alguns pontos que faziam ele parecer arrogante.
Pontos Negativos: já existe um objetivo no comando da campanha de blindá-la contra ela mesma. É que de vez em quando ela fala certas coisas um pouco infelizes o que dá combustível para a oposição. O desafio serão os debates, pois aí ela terá de se virar sozinha. Capacidade pra isso ela tem. Veremos.

José Serra:
Pontos Positivos: Por sua experiência em secretarias, ministérios e no cargo executivo de governador do mais importante estado do país vai obviamente explorar isso a seu favor. Também conta com larga experiência na batalha que é uma campanha como essa.
Pontos Negativos: Vai ter trabalho em dois pontos.
O primeiro é se livrar de uma herança maldita do
FHC que acabou contribuindopara eleger e reeleger o Lula.
O segundo é trabalhar o carisma. Se a
Dilma deixa a desejar nesse aspecto, o Serra não fica atrás.
Nesse quesito, empate em 0 x 0.


Marina Silva:
Pontos Positivos: Possui carisma, sabe se dirigir muito bem ao povão, devido às suas origens. Transmite sinceridade em suas propostas. Pode influenciar definitivamente nos resultados tanto do primeiro como no segundo turno, caso consiga crescer nas pesquisas.
Pontos Negativos: Vai ter que provar que vai muito além de seus conhecimentos em meio-ambiente. Aliás vai ter que provar também que não é uma ecologista radical. Vai precisar de apoio no que se refere a fato de estar em um partido pequeno.

No mais é aguardar o andamento da campanha. Acompanharemos daqui.

3 comentários:

JCL disse...

Muito boa a sua abordagem. Ao invés de simplesmente escolher um meter o pau nos outros você fez uma análise isenta. Parabéns.

Anônimo disse...

A sua matéria está excelente, bem objetiva e direta.

Mas estou um pouco surpreso com a Dilma. Ela é muito fraca, bem mais do que imaginava. E não acredito que ela, com mais de 60 anos, consiga adquirir capacidade de oratória e improvisação, além de um mínimo controle emocional.

Nos debates, se o Serra, muito mais experiente, tiver um mínimo de competência ganha da Dilma e leva votos... da classe média e alta que ficam assistindo TV até mais tarde.

A classe baixa assistirá o horário eleitoral, com horário bem mais acessível. Logo, basta o PT utilizar o Lula durante 99 % do programa.

A candidata mais simpática, bem articulada, sem o ar raivoso da Dilma e sem o aspecto de dono de funerária do Serra, é a Marina.
E é a que tem menos votos.

Marcos Oliveira disse...

Aos amigos, obrigado pela importante participação nesse debate. Teremos boas oportunidades de discutir esse assunto ao longo dos próximos meses.