22 de julho de 2010

A Petrobras, o Japão e o Etanol

Para quem não sabe a Petrobras antes de fechar vários negócios na área de beneficiamento de cana-de-açúcar, diga-se etanol, em São Paulo e no Centro-Oeste, tentou várias investidas junto à região Norte-Fluminense no Rio de Janeiro, mais precisamente na região de Campos dos Goytacazes. Entretanto, infelizmente, nenhuma das oportunidades conseguiu convercer as lideranças empresariais locais sobre o futuro promissor do negócio, sobre a determinação do Japão no mercado de biocombustíveis e sobre a urgência na modernização do parque industrial canavieiro fluminense...

Uma pena, mais uma vez a região norte-fluminense deixou para trás uma oportunidade ímpar!

"O ministro de Meio Ambiente do Japão, Sakihito Ozawa, visitou a sede da Petrobras nesta segunda-feira (19/7). Durante o encontro, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, apresentou as ações da Companhia na área de biocombustíveis.

Gabrielli ressaltou que a Petrobras tem investido no aumento da capacidade de produção e da logística de transporte do etanol tanto para o mercado interno como para exportação seguindo os quesitos de sustentabilidade. “Além de nos associarmos a grandes produtores de etanol preocupados com sustentabilidade social e ambiental, estamos construindo alcooldutos para aumentar nossa competitividade no mercado internacional”, afirmou.

A importância do projeto Sodegura – parceria Brazil-Japan Ethanol Corporation (BJE) com o Ministério de Meio Ambiente do Japão – para demonstrar a viabilidade técnica e econômica da utilização do E3 (3% de etanol na gasolina) na região metropolitana de Tóquio, também foi reforçada pelo presidente Gabrielli. O ministro Ozawa ressaltou a importância que tem a Nansei Sekiyu e BJE no plano de demonstração e uso de etanol em todo Japão.

O ministro demonstrou interesse nas iniciativas da Petrobras voltadas para o etanol e elogiou a Usina Vertente, pertencente ao Grupo Guarani, do qual a Petrobras Biocombustível tem participação. Segundo Sakihito Ozawa, o Japão tem meta de aumentar mistura de etanol na gasolina até 2020. “O governo japonês estuda aumentar a taxa de 3% de etanol para até 10%, no futuro”, disse o ministro."

LEIA MAIS

Nenhum comentário: