25 de julho de 2010

The Beats

Estava saindo de um Shopping da Zona Sul do Rio – mais precisamente o Rio Sul, onde tinha assistido um filme – quando olhei de relance pela janela do carro as atrações da casa de shows Canecão, que fica logo ali na saída do Shopping, em Botafogo.

Achei que estava vendo coisas, mas como não dava pra parar o carro para conferir, segui o caminho pensando o que significava aquilo. Esclarecendo: eu vi as fotos de Paul, John, Ringo e George em um grande outdoor que anunciava o retorno dos Beatles e a sua primeira apresentação no Brasil.

Eu havia assistido um filme 3D e tinha saído meio tonto do filme, o que poderia explicar uma possível alucinação que trazia de volta não só a maior banda de Rock da história como ressuscitava John e George, que já deixaram essa existência.

Fiquei com isso na cabeça e resolvi pesquisar o que estaria em cartaz por aqueles dias no Canecão. É claro que tratava-se de uma banda cover. “A melhor banda Beatle do mundo” apregoava o anuncio. Para quem não sabe, banda cover toca apenas o repertório de um grupo, procurando imitar os trejeitos do palco, timbres vocais e até mesmo o visual, buscando atender as expectativas dos fãs. No caso desses “The Beats” na foto que eu vi eles realmente são parecidos com o grupo. E o título que conseguiram foi na Inglaterra mesmo. Mas eles são da Argentina e atuam desde 1987.

Possível alucinação à parte e sem nostalgia musical, lembrei-me que essas bandas sempre existiram, como distração de músicos amadores e atração em pequenos espaços. A diferença é que agora elas chegaram aos palcos principais. Existem apresentações programadas até mesmo para os melhores espaços em Nova York. Além dos Beatles, dezenas de bandas são devidamente “homenageadas” como Bee Gees, Carpenters, Abba, Jackson Five, Led Zeppelin, etc.

A conclusão que chego é que esse modismo que atende não apenas os nostálgicos de grupos que já não mais existem, mas também a novos fãs, é devido ao pouco ou nenhum surgimento de novos nomes de peso que possam ser considerados verdadeiramente como “ídolos musicais”. Esse tempo já passou, hoje o que manda é a velocidade, rapidez, descartabilidade. Mas fatos como bandas cover alçadas à condição de principal atração demonstra que há no ar uma certa necessidade de consistência e permanência. E não é só na música...

No vídeo abaixo, The Beatles (os originais), pedindo socorro.

Agora, a citada banda cover:

2 comentários:

Marcelo disse...

A sua análise está corretíssima.
Fui ver um show de uma banda cover dos Bee Gees na casa de shows mais cara de São Paulo.
Só fui porque ganhei o ingresso.
Eles são da Austrália. Tem muita banda cover (melhor) dos Bee Gees aqui no Brasil mesmo.
O pior é que depois do show os fãs foram pedir autógrafos e tirar fotos com eles, como se fossem o verdadeiros, ainda que dois (incluindo o irmão caçula) tenham morrido.
Não dá para acreditar.

Anônimo disse...

Até que os Beats não são maus...