31 de julho de 2010

Illusion

Enquanto aguardamos novos posts direto da Europa by 'Luiz Felipe Muniz Family and Friends' (não é uma banda de Rock Progressivo, mas é 'chique', ainda mais quando falamos da Europa) vamos preencher esse espaço com pequenos comentários.

No post do dia 26 de julho falei sobre um quadro pintado por uma amiga, baseado em uma capa de disco do grupo italiano Eris Pluvia.

Ficou incompleto o post. Primeiro é bom citar o nome da amiga, que atualmente mora lá pelas bandas de Santa Catarina: Maria Aparecida Hilel.

O segundo fato que quero acrescentar é que esse não é o único quadro que está em minha sala baseado em uma capa de disco.

Tem mais um que foi pintado em acrílico sobre tela pelo amigo José Renato em 2003.

É do grupo Illusion, formado pelos fundadores do grupo inglês Renaissance (1969). O disco é de 1978 e conta com a bela voz da Jane Relf.

A sonoridade é influenciada pelo Folk Celta irlandês, que de resto influenciou toda e qualquer balada romântica anglo-americana (e por conseguinte mundial) do Pop-Rock das últimas décadas, incluindo também a New Age Music e o Country.

Não é pouca coisa. Já escrevi um longo artigo sobre a Música Celta e outro sobre a história do Renaissance em duas edições do Jornal Metamúsica.

Com relação ao quadro, a imagem é idêntica, mas as cores foram modificadas, pois eu queria cores mais claras, predominando o verde e azul.

Ouçam o Illusion:

2 comentários:

Ricardo M. disse...

Eu me lembro das matérias citadas do Jornal Metamúsica. Além disso, guardei todas as edições.
Vc poderia colocar esses artigos aqui. Que tal?

João Carlos disse...

Marcos, muito bem lembrado dessa banda.
Para mim esse é o verdadeiro Renaissance.
O disco anterior de 1977, Out of the mist, eu acho o melhor.
Infelizmente eles voltaram na época da disco music e quase ninguem sobreviveu.
Mas você conhece bem essa história, só estou dando umas dicas para os não iniciados.
O Ricardo está certo. Coloque os artigos do fantástico Metamúsica aqui no Blog!
Abraços.