15 de setembro de 2010

Cinema Brasileiro: Oscar, Faturamento e Uma Noite em 67

Todo ano, na época da escolha do filme brasileiro que vai ser colocado na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro, é uma reclamação danada: a maioria acaba não concordando com a opção.
E, quando o filme não é selecionado pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood, todos dizem: "Não falei? Tinha de ser aquele outro...".
Para evitar isso, pelo menos em parte, o Ministério da Cultura preparou uma lista e colocou em votação para o público.
Não é essa eleição que vai indicar o filme, mas servirá como parâmetro para a comissão oficial.
Já é alguma coisa.
Meu problema com essa votação é o mais óbvio: eu não assisti a todos os filmes. Na verdade vi poucos deles. Mas mesmo assim já votei.
O endereço do site para votação é http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/
Este ano o cinema nacional está dando bons sinais de recuperação da crise e são boas as perspectivas para os próximos meses, conforme pode ser verificado no texto do Arthur Xexeo que coloquei abaixo da apresentação do Ministério da Cultura.
Não deixem de assitir a reportagem sobre o filme "Uma Noite em 67", que não está na lista do Ministério da Cultura por seu um documentário, mas que é muito interessante, sobretudo para quem gosta de música, cultura e sociedade.

Enquete Oscar
Vote no filme que você quer que concorra ao Oscar 2011

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?
"Em uma iniciativa inédita, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, abre, de 8 a 20 de setembro, a votação pública para a sugestão do filme brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em língua Estrangeira no Oscar 2011.

Ao final da votação a pontuação será publicada no site e enviada à Comissão de Seleção oficial (já confirmada com a Academy), composta por representantes do Governo, sociedade civil organizada e especialistas no setor. A votação feita no site será uma indicação para auxiliar a Comissão na escolha do filme vencedor, portanto, uma votação indicativa, sendo a Comissão de Seleção responsável pela deliberação da indicação do filme nacional a concorrer ao oscar. O filme escolhido será divulgado no dia 23 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Participe você também, dê sua sugestão!!"

Os filmes inscritos para concorrer a indicação de representação de filme brasileiro no Oscar 2011 de Melhor Filme Estrangeiro são os seguintes:

Qual filme brasileiro você gostaria de ver concorrendo ao Oscar 2011?

* As Melhores Coisas do Mundo
* A Suprema Felicidade
* Antes que o mundo acabe
* Bróder
* Cabeça a Prêmio
* Carregadoras de Sonhos
* Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos
* Chico Xavier
* É Proibido Fumar
* Em Teu Nome
* Hotel Atlântico
* Lula, o Filho do Brasil
* Nosso Lar
* Olhos Azuis
* Ouro Negro
* O Bem Amado
* O Grão
* Os Inquilinos
* Os Famosos e os Duendes da Morte
* Quincas Berro D’água
* Reflexões de um Liquidificador
* Sonhos Roubados
* Utopia e Barbárie

Cinema
"Tem sido arrebatadora a passagem de "Nosso lar", o filme espírita da temporada, pelos cinemas brasileiros. Com os resultados do último fim de semana, a produção ultrapassou a marca de 1,6 milhões de espectadores tornando-se em pouco tempo a segunda maior bilheteria de filme brasileiro do ano (só perde, por enquanto, para "Chico Xavier", com seus 3,4 milhões). Para se ter uma ideia do que isso significa, basta lembrar que, em duas semanas, o filme conquistou o mesmo número de espectadores de "A origem", um dos maiores sucessos do segundo semestre, que está há seis semanas em cartaz.
Os números têm sido bons para o cinema brasileiro. "Cinco vezes favela" ultrapassou a respeitável marca de 100 mil espectadores. "O bem amado" chegou a 900 mil. E "Uma noite em 67" completou 70 mil espectadores, garantindo sua condição de documentário mais bem sucedido de 2010. Daqui a um mês, mais precisamente no dia 8 de outubro, estreia "Tropa de elite 2", que deve melhorar ainda mais os números da produção nacional neste segundo semestre."
Fonte: Blog do Arthur Xexeo


4 comentários:

revoltado com a difusão cultural disse...

esse documentário, uma noite em 67, parece ser muito bom. pena padecermos daquele velho problema, cinemas de cidades médias não passam esse tipo de produção. as salas são sempre em número restrito. nem sempre sai em dvd. vou procurar na internet para baixar.

Anônimo disse...

MPF emite parecer acusando TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, já falou em fim da exclusividade da Rede Globo no Brasileiro


O Ministério Público Federal (MPF) foi consultado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e emitiu parecer contra o Clube dos 13 e a TV Globo.

O órgão público entende que as partes praticam o cartel na negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

O processo já tramita no Cade desde 1997 e cita até o SBT, que não entrou na briga pelos direitos de TV nas duas últimas negociações trienais.

Com o parecer do MPF desta quarta, o Cade pode recolocar o assunto em sua pauta. Até o fim do ano, o órgão pode definir uma pena para a Globo ou o Clube dos 13.

A reportagem procurou o Clube dos 13 e a Rede Globo. A entidade esportiva não quis comentar o caso, enquanto a emissora, por meio da Central Globo de Comunicação, argumentou que "não se manifesta sobre processos em andamento".

O grande ponto questionável, segundo o MPF, é a cláusula de preferência da Rede Globo, que tem sempre o direito de igualar a proposta das rivais. Segundo Marcus da Penha, procurador regional da República e representante do MPF no Cade, o sistema não é legal.

“A prática teve efeitos anticompetitivos. O Clube dos 13 e a Globo limitaram e prejudicaram a livre concorrência ao usar a cláusula de preferência”, disse o procurador, em nota divulgada no site oficial do MPF.

Desde que o processo foi iniciado no Cade, outras empresas também reclamaram do sistema. A Record, por exemplo, abandonou a negociação de 2008 por entender que o C13 dava preferência à Globo, fato negado pela entidade.

A próxima negociação de direitos de TV do Campeonato Brasileiro está marcada para o primeiro semestre de 2011, quando serão acertados contratos dos próximos três anos. Em entrevista ao UOL Esporte, Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, adiantou que não quer que a Globo mantenha a exclusividade nos contratos.

Além disso, o dirigente disse que pretende dividir as propriedades de negociação do torneio. Dessa forma, diferentes emissoras poderiam comprar os direitos de TV aberta, TV fechada, pay-per-view, celular, internet, etc. Essa é outra crítica do MPF.

Segundo o órgão, os direitos têm de ser negociados em três produtos diferentes, o que não acontecia quando a ação entrou em trâmite no Cade.

Anônimo disse...

É isso mesmo!Bom ver a atuação do MPF. É um absurdo essa exclusividade que a Globo sempre teve em relação ao futebol e também em relação a outros grandes eventos esportivos.
Só transmite o que quer, na hora que quer.Horários péssimos. Não tem respeito pelo torcedor, pelo telespectador que é em sua maioria o cidadão que trabalha, que tem que acordar cedo,que vive também nas grandes cidades. É covardia o que essa Globo faz com o cidadão brasileiro.

L.C. disse...

Sem contar a prática de cartel, não é Anônimo? Cláusula de preferência da rede Globo? Direito de igualar a proposta das rivais? O que é isso? Onde fica a livre concorrência? E aqueles princípios lá da Constituição?