11 de setembro de 2010

Pequenas e Simples Observações

Um vez li, ou vi um documentário, não lembro bem, sobre como detalhes aparentemente pequenos podem influenciar em nosso aspecto emocional, que por sua vez influenciam decisões e opiniões.

O texto ia além e mostrava que os detalhes é que definem tudo.

Acho que a idéia de energia, partículas quânticas, etc. se baseia neste fato.

Também as terapias e medicina alternativas devem ir por esse caminho, como é o caso da homeopatia, florais, aromoterapia, cromoterapia, etc.

Estou entrando nesse tema por causa de um detalhe que percebi no fim de semana passado: eu estava fora do meus padrões, meio que desanimado sem saber porque. Como se dizia antigamente, me sentia ‘down’.

Coisas que poderiam me animar não estavam surtindo efeito. Nada demais se sentir assim de vez em quando.

O fato é que acho que descobri o porque: a natureza. Embora não demos conta, fazemos parte dela, de tudo que está a nossa volta.

Acontece que nos últimos tempos em nossa região não tem chovido, gerando um panorama de verdes pálidos e marrons ressecados. Pois naquele fim de semana começou a ventar muito, o céu não estava tão azul por conta de partículas levantadas e da fumaça de diversos pontos de queimadas. Por causa disso também a luz do sol estava estranha.

Me dei conta disso tudo no domingo passado, no início da tarde em um restaurante com ampla varanda aberta para o exterior. Ali vi que o que estava sentindo era uma conexão com aquela atmosfera feia e sufocante para os padrões em que estava acostumado.

Nesse caso, me fechar em um quarto com ar-condicionado e assistir a um bom filme parece ter sido a melhor decisão.

Na quinta-feira choveu um pouco pela manhã. Eu estava próximo ao mar. Na hora do almoço o sol abriu. A atmosfera ficou limpa. O vento virou uma brisa suave. O céu de um azul profundo, o mar idem, o sol mais luminoso mas não “quente”, a vegetação voltou a brilhar. Detalhes de uma primavera chegando...

Eu melhorei o humor.

Boa noite de sábado e bom domingo a todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

As vezes uma simples barra de chocolate pode resolver o seu caso!

ALICE IN WONDERLAND disse...

É verdade!
Mas acho que o que ele quis frisar foi mesmo a conexão que temos com a natureza e nem percebemos. Nessas horas, ao invés de chocolate recomendo uma boa praia, se o mar não estiver de ressaca também.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelas dicas, Alice e "Anônimo(a)".
Chocolate na praia. Mas sem colesterol (meio-amargo?) e sem ressaca!
Abraço.