22 de setembro de 2010

Primavera

Começa daqui a pouco a Primavera.

De 23 de setembro a 21 de dezembro estaremos sob o efeito das flores, da reprodução na natureza.

Comenta-se que no hemisfério sul as estações do ano não são tão claramente definidas como são ao norte.

Nunca estive acima da linha do Equador, muito menos passei longas temporadas na Europa para perceber essa diferença.

Mas, pelas informações e imagens de algumas regiões do globo, é possível que isso seja mesmo realidade.

O que não nos impede de perceber aqui nos trópicos as mudanças no clima depois do inverno e antes do alto verão. E também de ver o florescimento de tantas belas espécies que nos impulsionam de volta à beleza eterna da natureza.

Primavera e flores são símbolos de vida, de amor, de paixão, de eternidade. Não é difícil homenagear e ser tocado emocionalmente pelo verão, outono e inverno. Mas a primavera torna essas emoções mais fáceis de serem percebidas e externalizadas.

O apelo da natureza, em sua ânsia de ‘eternização’ através da atração pela beleza, nos obriga a não ficar imunes a essa chamada.

Nosso Blog homenageia esse momento especial da chegada desta estação, com um texto da grande Cecília Meireles, músicas de Vivaldi, George Winston e Tim Maia, além de belas fotos.

Feliz primavera!

Que os próximos três meses sejam ótimos para todos.

Primavera

Cecília Meireles

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

10 comentários:

Márcia disse...

Que postagem linda. Me emocionei com o texto da Cecília Meireles, as imagens e as músicas.
Parabéns ao blog pela lembrança (no meio de tanto fogo cruzado).
Abraços fraternos.
Paz e Luz.

Maria Inês disse...

Em uma época em que cada vez mais nos afastamos da natureza, é muito legal o seu blog dar um destaque tão grande a esse momento tão bonito que é a chegada da primavera.
Como disse a Cecília Meireles, a primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.
Lindas as fotos, os videos, as músicas, o texto.
Fez justiça à primavera.
Parabéns e obrigada.
Também desejo uma feliz estação para todos e todas.

Maria Inês disse...

Esqueci de perguntar. Marcos, Luiz Felipe ou qualquer outro leitor do blog: sabem dizer o nome das quatro flores mostradas? Adoro flores, mas nunca sei o nome. A primeira deve ser uma orquidea, certo? E as outras?
Obrigada!

Luíza disse...

Linda postagem!
A moça do tempo - Michele Loretto - também brindou a chegada da Primavera com as palavras de Cecília:
"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."
Maria Inês,das outras três flores, vou chutar a primeira: parece flamboyant,mas está tão volumoso,né? Acho que é flamboyant pelo tapete no chão.Já tive um vermelho em frente das minhas duas primeiras casas. Lindo! A do beija-flor é popularmente conhecida como "beijinho".Floresce o ano todo fácil, fácil. Nem precisa de muita água.Mas tem um espinho que eu vou te contar! E a última é a flor do bougainville , muito bonita também. Aliás, há várias cores de bougainville.Fica linda uma cerca viva combinando as várias cores.Já fiz uma acompanhando um muro frontal. Só que dá um trabalhinho com a poda!E com os espinhos! Mas vale a pena!
Espero ter ajudado.
Uma linda e feliz primavera a todos! E ao Blog!

Dacia Oliveira disse...

Marcos,parabéns pela excelente postagem.
Vivenciar esta bela estação, nos traz a sensação de que mesmo a vida não transcorrendo de maneira ideal sempre,ainda nos resta o desejo e
a esperança de que dias melhores virão para todos nós!
O texto da Cecília Meireles é mesmo
emocionante,assim como as lindas fotos e as músicas.bjs.

O altamente masculino Marquês de Sade, aquele que se autopromove disse...

Marquinho, abro uma exceção neste momento, pois não sou de comentar nessas postagens que não me dizem respeito. Essa coisa de primavera, flores, textos poéticos, as quatro estações de Vivaldi... Sei lá. Tenho um nome de macho a zelar!
Mas... A primeira foto que vc escolheu, em close, da orquidea... acho que vc não é bobo não. Não escolheu a toa. Lembra uma coisa. Boa. E você sabe o que é. Por isso escolheu. Dessa flor eu também gosto.
Espertinho!

Marcos Oliveira disse...

Agradecemos a participação de todos e aguardamos mais comentários. Estejam à vontade.
Márcia: Paz & Luz são excelentes votos nesse período conturbado.
Maria Inês: Obrigado pelos elogios e acho que suas dúvidas foram tiradas pela Luíza.
Luíza: Obrigado pelo depoimento e pela ajuda para esclarecer a dúvida da Maria Inês. Só não tenho certeza se aquela flor se chama mesmo "Beijinho". Acho que com esse nome é uma outra florzinha muito comum também. Mas não tenho certeza. Eu tenho essa do beija-flor em minha casa, mas nunca me lembro o nome dela. Pode ser que seja esse mesmo. Se alguém puder confirmar...
Dácia(esposa): que bom que você gostou e participou comentando! Sabe o nome daquela florzinha do nosso muro? Legal as suas palavras. Bjs.
Marquês de Sade: De certa feita falei que um dia descobriria quem eras. Agora estou certo que trata-se de conhecido: me chamou de "Marquinho".
Sobre a orquidea: as flores são órgãos reprodutores das plantas. A diversidade de cores, tamanhos e formatos é que dão essa riqueza e beleza toda. As flores são femininas. Algumas lembram sim o que pensou e talvez a beleza extra da orquidea mostrada em close seja exatamente isso. Mas eu não sou nenhum "espertinho"... Ok? Rs.
Abraços a todos.
Obrigado.

Ryan disse...

Muito bom o post.
O que me preocupa com essas datas é a passagem do tempo.
O início da Primavera é um sinal de que o ano já está se aproximando de seu final.
Não demora já estamos em 2011 e eu não sou tão jovem. Tá indo rápido demais.
Abraço.

Fátima Nascimento disse...

Que a primavera nos acorde ou acorde em nós. O texto de Cecília é magnífico. Meu abraço.

J.O.S.I. disse...

Linda postagem, com textos, fotos, videos e músicas, tudo muito legal.
Gosto muito da música do Tim Maia.
E a orquidea parece mesmo.
É a natureza.