11 de setembro de 2010

Para noite de sábado: "Alho Negro".

O Blog traz uma novidade que recebeu como dica de culinária...já era tempo...creio que uma surpresa para muitos, como foi para mim, pois ainda não tinha ouvido qualquer comentário sobre "alho negro".

Parece de fato uma boa indicação para quem já gosta da "fruta", na verdade do bulbo raiz, eu adoro, quanto mais melhor acompanhado de bom vinho! Bom para a saúde do coração e para manter a estrutura bem irrigada e em dia.

O bulbo comum, fermentado e envelhecido, perde o sabor ardido, recebe cor e começa a chegar às mesas de restaurantes brasileiros


"Doce, frutado e macio. Quem diria que essas seriam qualidades atribuídas a um alho? Um processo originário do Oriente para fermentação e envelhecimento do bulbo comum (Allium sativum) traz nova cor à mesa. Com casca dourada e dentes escuros, pode levar a pensar que foi queimado ou está apodrecido. Mas, tal como vinho, o alho negro fica ainda melhor com o passar do tempo quando se tomam alguns cuidados.
A história faz segredo sobre a procedência da técnica de preparo do alho negro, assim como fazem aqueles que dominam o processo. O que se sabe, no entanto, é que coreanos e japoneses disputam o posto de criadores da iguaria. Na Coreia, foi introduzido como suplemento na dieta por conter alto teor de antioxidantes, substâncias benéficas à saúde. Na internet, há referências sobre um pesquisador japonês que teria “inventado” o tal alho em 2005. E foi justamente no Japão que o famoso chef espanhol Ferran Adrià o teria provado pela primeira vez, em 2007. De concreto mesmo, somente há a certeza de que o ingrediente é novo tanto para os orientais quanto para os ocidentais e que só agora, atraindo os olhares do mundo, escreve seu primeiro capítulo."

Spaghetti al Triplo Aglio

(4 porções)
Ingredientes


- 320 gramas de espaguete
- 4 dentes de alho comum
- 2 cabeças de alho negro
- 1 talo de alho-poró
- Salsinha picada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Azeite a gosto


Modo de preparo:


Em uma frigideira, refogue com um pouco de azeite o alho-poró cortado em tirinhas bem finas e reserve. Aqueça mais azeite e doure o alho comum cortado em fatias finas até ficarem crocantes. Retire do fogo e adicione os dentes de alho negro e o alho-poró. Cozinhe a massa em bastante água salgada, até ficar al dente. Escorra o espaguete e misture aos alhos, adicionando um pouco da salsinha picada e ajustando o sal e a pimenta. Finalize com o alho frito e sirva imediatamente.

"No Brasil, uma única produtora domina a técnica que transforma o alho comum em alho negro. Marisa Ono, cozinheira de mão cheia, vive em um sítio em Ibiúna, SP, e compartilha suas experiências culinárias no site Delícia. Uma conversa numa comunidade na internet, dois anos atrás, teria despertado o apetite da produtora por informações sobre a novidade. No fórum online, ela soube da existência da guloseima por meio do chef de cozinha Carlos Bertolazzi, do paulistano Zena Caffè. No ano anterior, ele havia estagiado no restaurante de Ferran Adrià, na Espanha, onde foi apresentado a caixas e mais caixas do produto, grafadas com letras japonesas. Não compreendia o que estava escrito, mas o sabor e o aroma despertaram sua atenção. “Fiquei maravilhado, e, de volta ao Brasil, perguntei à Marisa se ela sabia do que se tratava”, diz.

Uma das qualidades do alho negro é sua versatilidade na culinária, indo bem até em sobremesas. O chef do Zena Caffè diz que já viu chocolate e sorvete com alho negro. “Ele lembra vinagre balsâmico, tamarindo e melaço, combina bastante com massas, frutos do mar e defumados. Quem não gosta do alho cru, quando experimenta o negro, vê que é uma coisa completamente diferente”.
O alho negro é pouco conhecido no país, mas aos poucos vem sendo introduzido na gastronomia brasileira. O consumo ainda é restrito a restaurantes e aos poucos entusiastas que procuram por novidades. Em São Paulo, a iguaria pode ser encontrada também em pasta, em empórios no bairro do Bom Retiro. Mas, in natura, só mesmo com Marisa, que comercializa o quilo a R$ 100 e envia por correspondência, adicionando os custos de frete.
Enquanto aguarda a encomenda, aproveite para aprender uma receita simples e saborosa com alho negro, criada pelo chef Carlos Bertolazzi."
Onde comprar:

Onde comer:

8 comentários:

Lily disse...

Gostei da novidade "alho negro"; de vez em quando,é legal uns ensaios na cozinha. Se é ácido como vinagre balsâmico, tamarindo e melaço deve dar realmente um sabor muito característico à massa, ao doce e ao que se combinar.
Já sabia que o alho é bom para o sistema imunológico.Funciona como um antibiótico natural.Agora, que é bom também para a circulação, não sabia.E dá um sabor, né? Uso alho em quase tudo.Super fácil a receita do "Spaghetti al Triplo Aglio". Gostei do site da Marisa Ono.Várias receitas legais também. E o cardápio do Zena Café, um delírio!
Só não gostei de uma coisa no alho negro: o preço ainda proibitivo.Só para dar um toque mesmo!Do jeito que eu gasto alho!Acho que vou aprender essa técnica!Oh, Luiz Felipe, se você souber como, dá uma dica pra gente, OK?

Marcos Oliveira disse...

Felipe, meus dotes culinários não são lá grande coisa mas, dentro das limitações, preciso melhorar a qualidade geral com dicas como essa que vc deu.
Exemplo: daqui a pouco vou aproveitar o final da tarde de domingo para fazer... uma torta de banana! Mas até que não é tão mau. Pelo menos não tem leite condensado e leva granola. Tirei a receita de um concurso. É bem simples e ótima para tomar com café.
O "alho negro" vai ter de esperar, tem mais coisa na fila.
Abraço.

Marcos Oliveira disse...

P.S.: Vou fazer a torta, como sempre faço com essas "tarefas domésticas", ao som de boa música. Já selecionei os CDs: Van Der Graaf Generator, Gentle Giant, Pink Floyd, Miles Davis, Nightnoise, Banco Del Mutuo Soccorso, etc. É claro que não vai dar tempo para ouvir tudo isso...

Luiz Felipe Muniz disse...

Lily,

eu também sou um grande consumidor de alho e passei a ter maior interesse e respeito por esta raiz, por conta ainda dos benefícios terapeuticos. É um poderoso antiviral e bactericida natural, além de quelante - uma qualidade pouquíssimo comum de eliminador natural de metais pesados do organismo -, ajuda também a "afinar" o sangue, daí porque ajuda no processo de irrigação dos tecidos...

Bem, mais o nosso maior interesse agora é com os dotes culinários, né mesmo? Então, achei o "alho negro" por conta de uma matéria na Revista Globo Rural, que descobriu a recente novidade vinda do Japão. O preparo tem a ver com controle de temperatura e umidade em estufas apropriadas, veja o comentário abaixo:

"...para fabricar um alho negro é necessário selecionar as melhores cabeças do alho comum – geralmente as com dentes maiores –, além de ter conhecimento sobre processos de fermentação. Escolhidas as cabeças, elas são mantidas numa estufa por entre três semanas e um mês. Nesse período, são controladas a temperatura e a umidade para que possibilitem atingir a coloração e o ponto ideal de maturação. “Não se aplica nada: é alho puro”, explica o chef. Depois de pronto, se bem conservado em embalagem fechada na geladeira, o alho negro tem validade de três meses."

Bem, Lily, não ajudei muito, até porque trata-se de uma novidade mesmo no Brasil e também para o Japão, que deu início a esta prática em 2005.

De qq forma visite o site da Globo Rural para tentar mais alguns detalhes:

http://revistagloborural.globo.com/

Abs, valeu pelo e pela visita por aqui...

LF

Luiz Felipe Muniz disse...

Marquinhos, a esposa sempre me cobra maior presença na beira do fogão, e é verdade que adoro cozinha, mais da mesa do que do fogão que lá está, confesso porém que vontade não falta para investir um pouco nesta linha, principalmente na companhia de um bom vinho e música também, é claro!

Esta torta de banana com granola bem que o colega podia dividir com os amigos!

Marcos Oliveira disse...

Rsrsrs.
Não vai faltar oportunidade, amigo.
Aliás a torta já está pronta. Tem de esperar esfriar... Enquanto isso, prepara-se um cafezinho.
Abraço.

Lily disse...

Valeu pelas dicas, Luiz Felipe.
Marcos, depois passa essa receita de torta de banana que eu também gosto. Bem, se for fácil. Receita complicada, nem pensar!

Marcos Oliveira disse...

É fácil Lily.
Em breve vou postar aqui no Boog, OK?
Abraço.