28 de fevereiro de 2010

Cecilia

Hoje é domingo. A temperatura (em comparação com os últimos meses) ainda está agradável e pode ser que aconteçam pancadas de chuva à tarde. Confesso que não estava pensando em colocar nenhuma post aqui hoje (pelo menos agora de manhã). No momento estamos mais preocupados em preparar um bom almoço para um casal de amigos que virá aqui. A cerveja está gelando... Mas ao dar um olhada nos comentários sobre um video da cantora norueguesa Cecilia que coloquei na sexta-feira não resisti e resolvi fazer um rápido comentário complementar. O interesse demonstrado por pelo menos três leitoras não me surpreendeu: o nome do disco é "Voice Of The Feminine Spirit".
Esse disco é de 1994 e ela já gravou pelo menos mais uns seis álbuns. Tem formação erudita e o que ela faz é um crossover: mistura referências operísticas com música popular.
Além de uma voz única suas produções vão além de simplesmente produzir música. Seus álbuns trazem mensagens positivas (letras de diversos autores), orações (não necessariamente religiosas) e tributos à natureza, buscando criar uma atmosfera espiritualizada, mas sem se prender a um dogma. Obviamente por ser mulher e por estarem conectadas às idéias de uma nova era (New Age), suas músicas trazem um apelo sentimental bem ligado à alma feminina, uma espécie de "sagrado feminino".
Ela nasceu e foi criada em uma pequena cidade ao norte da Noruega, próximo ao Círculo Polar Ártico, lugar frio e conhecido como "terra do sol da meia-noite" isso porque, em uma determinada época do ano, o sol não se põe, fica lá no horizonte durante as 24 horas do dia!
Cecilia já trabalhou com nomes bem conhecidos do universo 'new age", como os Drs. Wayne Dyer e Deepak Chopra e também com escritores como James Redfield e Louse Hay. Até com o Dalai Lama já atuou.
Para entender melhor o que ela faz, basta prestar atenção nos títulos de seus discos: "Inner Harmony", "The Healing Voice", "Let There Be Peace On Hearth", etc.
Sua música serve como base para atuações ligadas a organizações de ajuda social e política, além de ser comprometida também com a proteção dos animais e da natureza como um todo.
O sucesso que conseguiu ao longo desses anos é devido a uma corrente de transmissão de informações entre os fãs, uma vez que - como sempre acontece - a grande imprensa não dá a mínima para o trabalho de pessoas como ela. Para essa imprensa só interessa música descartável e notícias (e pessoas) ruins...
De qualquer forma, a música de Cecilia, infelizmente, não é para o grande público. Uma pena. Daqui a séculos anos essa música ainda vai ser atual. É atemporal.
Por outro lado, o que se houve hoje nas radios já vai ser considerado ultrapassado daqui a 4 semanas, no máximo...
Não é fácil encontrar os discos dela para comprar. Acho que nenhum foi lançado no Brasil. Na Amazon.com tem alguma coisa. Na Internet sempre é possível encontrar...
Em tempo: ela é bonita! Nem precisava, né?
Bom domingo!

27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile e Alerta de Tsunami

Com quase 9 pontos na Escala Richter mais um forte terremoto é registrado na área do Pacífico Sul, desta vez no Chile que está em estado de catástrofe em pelo menos três regiões. Países banhados pelo Pacífico estão em alerta permanente de Tsunami nas próximas horas (inclui países do Caribe, EUA, Austrália e Ásia). O terremoto foi sentido no Brasil. Péssima notícia para um fim de semana que parecia se anunciar tranquilo...

Sisley

Ontem o tempo mudou em toda a região sudeste. Depois de dois meses de sol escaldante e muita seca (sobretudo no estado do Rio de Janeiro), chegaram as chuvas e a temperatura caiu mais de 10 graus.
É provável que o clima de verão ainda retorne. Só em abril é que as temperaturas mais amenas se tornam uma rotina.
Mas neste momento parece que estamos no outono e com sinais de inverno, devido à massa polar que chegou e à zona de convergência que se formou.
Esse tipo de clima me faz lembrar outras paisagens, bem retratadas de forma peculiar pelos Impressionistas europeus.
Um dos que gosto é o franco-britânico Alfred Sisley, que junto com Monet, Manet, Pissarro e Renoir, foi um dos grandes paisagistas do Impressionismo, no século XIX.
Como a maioria dos pintores que fizeram parte desse movimento, sua genialidade só foi reconhecida muitos anos depois de sua morte (1899). É que eles estavam muito à frente de seu tempo.
Selecionei algumas obras de Sisley para ilustrar o Blog neste sábado sem sol, mas luminoso e ameno. Bom fim de semana a todos!






Musa da Semana



Ela é modelo, é cantora, é mineira e é bonita. Nada mal. Uma boa coleção de qualidades, suficientes para ser eleita a Musa da Semana do Blog. O nome dela é Ester Campos. Gostaram?





Terra


"A imagem acima é a mais detalhada, em cores reais, da Terra. Usando uma coleção de registros captados por satélite, cientistas e profissionais de imagem fundiram meses de observações da superfície terrestre, oceanos, gelo marítimo e nuvens em um mosaico de cada km² do planeta."

26 de fevereiro de 2010

Fugindo do Óbvio (3)

E continua a nossa série de seleções musicais que fogem ao lugar comum.
Primeiro video: uma montagem com imagens e frases de amor (em inglês). O mais importante é a rara música da cantora norueguesa Cecilia. Chama-se "Silver Wings", de autoria do inglês Mike Rowland e produzida aqui pelo músico Tim Weater. O nome do disco que contem essa belíssima música é "Voice of the Feminine Spirit".
Segundo video: dispensa maiores comentários. É a "mágica" canadense Loreena Mckennit e a sua mistura de música celta com canções étnicas. É parte de um video gravado na Espanha. O detalhe é que está legendado em portugues. Fantástico!



O Drama de Cuba numa visão independente da extrema direita brasileira - Mauro Santayana

 O impasse em Cuba e a arrogância de Madri

25/02/2010 - 23:14
Enviado por: Mauro Santayana
Por Mauro Santayana

Em ‘Iogue e o Comissário’, Arthur Koestler discute o problema da desigualdade entre os homens e as teorias para combatê-la. O iogue – ideia que resume o humanismo de fundo ético – busca ajustar o coração do homem, lavá-lo das crostas do egoísmo, torná-lo limpo como o dos santos, para que o mundo volte a ser o paraíso. Os comissários, agentes políticos da esquerda, pensam de forma contrária: só com a mudança total da sociedade, mediante a ditadura dos oprimidos, os homens aprenderão a ser solidários.


As ideias revolucionárias de liberdade, igualdade e fraternidade surgem sempre com o iogue. Foram ideias rousseaunianas que derrubaram a Bastilha, depois de armar a guilhotina, que decapitou o rei e a rainha. A mesma lâmina cortou depois os pescoços dos iogues e comissários de 1792 e 1793, Danton, Robespierre, Saint-Just. Seja como for, há um terceiro caminho, mais seguro, para melhorar a sociedade e o homem: o paciente exercício da política.


A Ilha é um dos casos mais dramáticos de luta histórica pela autonomia política. Os espanhóis a mantiveram sob mão de ferro até que, vencidos pelos norte-americanos, entregaram-na ao destino de canavial e lupanar dos novos senhores, sob tiranetes que Washington sustentava e destituía, conforme interesses ocasionais. A Revolução de 1959, embora seu matiz esquerdista, não propunha aventuras radicais, mesmo contando com o iogue e comissário unidos na personalidade de Guevara. Seu objetivo inicial foi o saneamento imediato da ilha, com o julgamento implacável dos rufiões e criminosos do governo de Fulgencio Batista, e a independência econômica e política do país – submetido à tutela de Washington, desde a ocupação militar em 1898, e a Emenda Platt, de 1901. Quando Castro anunciou a nacionalização do refino do petróleo, a reação dos Estados Unidos não lhe deixou outro caminho que não o de buscar a ajuda soviética. O bloqueio posterior agravou a situação.

LEIA MAIS

A Censura e a Devassa

Não leva a mal não, mas você liga a TV na novela da nove e é aquele festival de sacanagem. Você continua assistindo e na sequencia é o BBB10 com aquele festival de sacanagem. Agora vem a S.E.(T.)P.M. e o Co(r)nar querendo detonar o comercial da minha amiguinha (cerveja) devassa (com a) Paris Hilton. Bem, não vejo motivos.
A devassa é gostosa (a cerveja) e a loira também é (boa atriz).
Vejam a posição (sem duplo sentido) da secretaria e do conselho(?) e assistam ao video (que eu consegui no You Tube) do comercial gravado em Copacabana, antes que a censure proíba (mas e a novela e o BBB? Não que eu ache que devam tirar as gostosas do ar, mas será que não implicam porque trata-se da Globo? E ali também se faz comercial de cerveja, com as meninas entornando legal...).
Acho que esse pessoal não gosta nem da cerveja Hilton nem da loira Devassa...

Governo quer tirar do ar campanha da Schincariol com Paris Hilton

"Depois de receber denúncias da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e de consumidores, o Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) abriu três processos éticos contra a campanha de lançamento da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol.

Em uma das propagandas da campanha, da agência Mood, a socialite americana Paris Hilton aparece em poses sensuais na varanda de um apartamento na orla carioca. Ela é fotografada por um voyeur, que parece mais interessado em clicar a cerveja que está na mão dela.

Divulgação
A socialite Paris Hilton, que aparece em campanha da cerveja Devassa, da Schincariol
A socialite Paris Hilton, que aparece em campanha de cerveja da Schincariol

A secretaria, ligada à Presidência da República, considerou a campanha sexista e desrespeitosa para a mulher. A denúncia gerou um processo para discutir especificamente queixas relacionadas à condição da mulher.

Um outro processo, aberto após denúncias de consumidores, vai avaliar se o comercial faz um apelo exagerado à sensualidade, contrariando o código de ética, que condena o apelo erótico em propagandas de bebidas alcoólicas e também o tratamento de modelos como objeto sexual.

Procurada, a Schincariol não quis comentar e disse que ainda não foi notificada.

O Conar pode solicitar a retirada imediata da campanha por meio de liminar --o que não foi feito até a noite de ontem. Não havendo liminar, os 180 conselheiros do Conar vão se reunir em até 40 dias para avaliar o caso."

Fonte: UOL

Hoje teremos na Faculdade de Direito de Campos um debate aberto sobre o Novo Marco Regulatório do Petróleo no Pré-Sal e Áreas Estratégicas no Brasil

A Petrobras e o Desenvolvimento Nacional
Pré-sal e áreas estratégicas – Novo Marco Regulatório do Petróleo
Uma história de 122 milhões de anos


No final de 2009 eu e mais alguns outros profissionais fomos convidados pela Presidência da Petrobras para participar de um grupo de multiplicadores junto à sociedade brasileira para divulgar e debater os vários aspectos - técnicos, econômicos, políticos e legais - que agora envolvem as Novas descobertas de petróleo na camada de Pré-Sal no litoral brasileiro, um grande desafio que muito nos orgulha.

Temos estado com lideraças e instituições sociais - eu, o Márcio Renato Miranda Rocha e o Fábio Gomes Gimenes -  bem como, procurado a comunidade acadêmica regional para promovermos um amplo debate sobre este importante tema nacional e também internacional.

Hoje estaremos na Faculdade de Direito de Campos às 20 h para uma palestra aberta ao público e direcionada aos estudantes, professores e profissionais daquela importante instituição de ensino superior de nossa cidade.

Desde já registramos aqui o nosso agradecimento ao Professor Levi Quaresma pelo grande interesse e apoio para a divulgação deste tema.    

25 de fevereiro de 2010

Podcast

Já está no ar o Poeiracast n.30. Trata-se do Podcast da revista musical paulista Poeira Zine, do amigo Bento Araújo. Para quem não sabe, podcast é uma espécie de "programa de radio na Internet". Ele é gravado e fica disponível em determinado endereço na rede. Pode ser ouvido on line ou pode ser "baixado" para o computador em formato mp3.
Esse programa é quinzenal e é muito legal. São quatro debatedores que conversam sobre dois assuntos a cada edição.
Nesse episódio, um especial sobre a “família Yes”, com bandas e trabalhos relacionados aos músicos que já passaram pela banda progressiva. No segundo bloco, algo mais sobre o lendário grupo de Arthur Lee, o Love.
Confiram em Poeiracast.

New Orleans Jazz Festival 2010

Eu não poderei ir, mas quem se interessar entre em contato com o Bento Araújo, do Poeira Zine (São Paulo).
Leiam a mensagem que recebi:
Assunto: Festival em New Orleans! Imperdível!
Vocês já ouviram falar do NEW ORLEANS JAZZ & HERITAGE FESTIVAL?
É um super festival que está completando 40 anos e acontece nessa cidade que é o berço do jazz e palco da mais pura raiz da música norte-americana.
Na edição de 2010 (que acontece no final de abril e começo de maio) o cast está matador, com nomes como:
The Allman Brothers Band
Gov’t Mule
Black Crowes
Jeff Beck
Van Morrison
B.B. King
Pearl Jam
Derek Trucks and Susan Tedeschi Band
Jonny Lang
Kenny Wayne Shepherd
The Levon Helm Band
The Dead Weather (banda atual de Jack White)
George Clinton & Parliament/Funkadelic
Stanley Clarke Band
The funky Meters
Widespread Panic
Wayne Shorter
Aretha Franklin
Simon & Garfunkel
Lionel Richie
Dr. John
Allen Toussaint
My Morning Jacket
Elvis Costello & the Sugarcanes
Sonny Landreth
The Neville Brothers
Richie Havens
Clarence Carter
Maze
Average White Band e muito mais…
Serão sete dias inteiros de festa e curtição às margens do Rio Mississippi...
Que tal a gente assistir isso tudo juntos?
Quem se interessar, basta responder este e-mail que eu mando mais detalhes; mas corra, pois falta muito pouco pra festa começar...
Mais detalhes sobre esse grande e único evento no site: NoJazzFest
Um grande abraço!
Bento Araújo
Poeira Zine
Caixa Postal 12089 - CEP 02013-970 - São Paulo - SP - Brasil

24 de fevereiro de 2010

Fugindo do Óbvio (2)

Nossa série continua com mais dois videos selecionados, desta vez nacionais.
No caso do primeiro o que importa é o documento histórico e não a qualidade da gravação: Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Morais Moreira e toda a gang dos Novos Baianos em uma raríssima gravação, provavelmente feita na comunidade hippie que eles fundaram no Rio. A data provável é 1970. Apesar da precariedade da gravação é um documento histórico. A música é "Brasil Pandeiro"
No segundo, outro espécime raro: o grupo progressivo O Terço com a belíssima "Criaturas da Noite", contanto com Flavio Venturini, Sergio Hinds, Sergio Magrão, etc. e a super-participação especial do meu amigo Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra) no violino.




Pedido de indenização pelo uso da imagem do Cristo Redentor no filme 2012

Não sei se cabe esse tipo de coisa em uma imagem que é pública, mas... Leiam a notícia abaixo:

"No filme “2012”, do cineasta alemão Roland Emmerich, o Cristo Redentor é destruído junto com outras construções famosas ao redor do mundo. O uso da imagem da célebre estátua carioca, no entanto, não foi autorizado pela Arquidiocese do Rio, que agora pede uma indenização à distribuidora Columbia Pictures pelo uso indevido. De acordo com Claudine Dutra, responsável pelo departamento jurídico da arquidiocese, a negociação está sendo feita de forma amigável e ainda não há uma ação contra a Columbia e nem um valor estipulado da indenização."
"Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese, o Cristo Redentor é de propriedade da igreja e, por isso, o órgão teria o direito de negar o uso da imagem da estátua."
"Em documento, segundo a arquidiocese, a produção do filme se desculpou dizendo que “em nenhuma hipótese o uso da estátua na produção do filme '2012' teve por intenção causar prejuízo ou de qualquer outra maneira atacou ou ofendeu a imagem da igreja ou a fé católica”.
“A gente entendeu, mas isso não é suficiente. Houve o uso indevido da imagem, fiéis nos procuraram indignados”, afirmou a advogada."

Vasto e (ainda) Belo Mundo

Uma seleção de fotos premiadas pertencentes ao acervo da National Geographic. Para ver melhor as fotos, que estão em ótima definição, clique em cada uma delas para que fiquem do tamanho da tela do computador.
Os nomes dos autores das fotos estão impressos nas mesmas.

Detalhe importante: nenhuma dessas fotos foi manipulada eletrônicamente via softwares de edição de imagens. É possível que em algumas tenham sido usadas lentes ou filtros especiais, mas na própria máquina fotográfica.
As belezas naturais do planeta Terra continuam desafiando o contínuo processo destrutivo do ser humano.
Talvez o caminho seja a simplicidade na forma de viver, sem maiores consumos, como mostra a primeira foto...










Mais um Projeto de Lei do Novo Marco Regulatório do Pré-sal é aprovado na Câmara, veja:

Câmara aprova texto-base de projeto que cria fundo com recursos do pré-sal


Resta ainda a votação de destaques, a ser realizada nesta quarta (24).


Votação surpreendeu até o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (23) com 330 votos a favor e somente um contra o texto-base do projeto que cria um fundo social para a aplicação de recursos provenientes da exploração de petróleo na camada pré-sal. A votação surpreendeu o próprio líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que chegou a dizer que a deliberação ficaria para quarta-feira (24). Resta ainda a votação dos destaques, que será realizada apenas na quarta.
 
SAIBA MAIS

23 de fevereiro de 2010

Não desista ainda...

Lula chama a atenção do mundo para o conflito de interesses entre a Argentina e a Inglaterra nas Ilhas Malvinas:


Lula critica ONU por postura sobre soberania das Malvinas

Para presidente, assento permanente no Conselho de Segurança pode favorecer Reino Unido na disputa
Tânia Monteiro, enviada especial de O Estado de S. Paulo
André Dusek/AE


CANCÚN - Em um forte discurso, durante sua intervenção na reunião de cúpula dos países latino-americanos e do Caribe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a Organização das Nações Unidas e o Conselho de Segurança da ONU por não se posicionarem a favor da soberania das Ilhas Malvinas pela Argentina.


"A nossa atitude é de solidariedade à Argentina", avisou Lula, que indagou "qual é a explicação geográfica, política e econômica da Inglaterra estar na Malvinas?". E emendou: "qual é a explicação de as Nações Unidas nunca terem tomado esta decisão? Não é possível que a Argentina não seja dona (das Malvinas) e seja a Inglaterra a 14 mil quilômetros de distância".
SAIBA MAIS

 Deu na BBC:

Lula sugeriu que a resposta para esse questionamento pode estar no fato de a Grã-Bretanha ser um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU."Será que é o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e para eles pode tudo e para os outros, não pode nada?", disse.

LEIA AQUI

As cores em modalidades esportivas que simplesmente encantam - Vancouver 2010

Bela Foto...

Essa é a cantora e atriz francesa Vanessa Paradis. Ela é o rosto da nova campanha dos batons Chanel Rouge Coco; a foto é assinada pela dupla Mert & Marcus. Foto de divulgação.
Bonitinha, né?

Dubai: Um Falso Paraíso?

"Dubai é uma metáfora viva do mundo globalizado neoliberal que pode estar desmoronando."
Tenho uma amiga que é médica no Rio de Janeiro. No ano passado ela fez uma viagem à India que durou aproximadamente duas semanas. Tanto na ida como na volta ela parou no Emirado de Dubai devido à necessidade de conexões das empresas aéreas. Aproveitou e ficou uns dois dias lá, conhecendo o "parque de diversões" em que, quase milagrosamente, foi transformada a cidade, que era praticamente um deserto.
Segundo ela, parecia haver algo de estranho no ar e era relacionado aos habitantes, provavelmente relativo à distribuição de renda e a outras mazelas não muito claras para os turistas que frequentavam apenas os pontos de interesse.
E isso foi antes da crise econômica que se abateu sobre o "paraíso artificial" no final do ano passado.
Recebi a nota abaixo, retirada de uma reportagem feita por algum correspondente do exterior, também no ano passado (infelizmente não tenho detalhes de onde foi publicada, mas parece que foi na revista Piauí a partir da tradução de um texto do jornalista (que deve ser inglês) Johann Hari).
Resolvi colocar aqui no Blog, pois acho que isso explica muita coisa percebida pela amiga. De longe ficamos maravilhados, querendo ir até lá conhecer. Mas a realidade humana por trás daquilo... Leiam e entenderão.
"As coisas "boas e valiosas" pregadas pela modernidade e tão desejadas pela grande maioria das pessoas, são, na realidade, como castelos de areia edificados sobre as dunas: não resistem sequer às brisas que inexoravelmente sopram... "

DUBAILAND?
"O xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o soberano de Dubai, vendeu-a ao mundo como a cidade das Mil e Uma Luzes, uma Sangri-lá do Oriente Médio protegida das tempestades de areia que assolam a região.
É abril de 2009 e alguma coisa está mudando no sorriso do xeque Mohammed. Nessa "Terra do Nunca" edificada num extremo do mundo, as rachaduras começam a aparecer.
Dubai é uma metáfora viva do mundo globalizado neoliberal que pode estar desmoronando.
Entre os guindastes espalhados por toda parte, muitos estão paralisados, como que perdidos no tempo, e há inúmeros canteiros de obras inacabados, num abandono completo.
A canadense Karen Andrews chegou a Dubai quatro anos atrás. O marido tinha conseguido um bom emprego numa multinacional.
Assim que o casal aterrissou no emirado, em 2005, as apreensões desapareceram. "Parecia uma Disneylândia para adultos, com o xeque Mohammed no papel de Mickey", relembra.
"A vida era fantástica". Não tardou muito e Daniel, o marido de Karen, comprou dois imóveis. Mas, pela primeira vez na vida, ele se embaralhou nas finanças. Karen começou a estranhar as confusões financeiras do marido.
Passado um ano, descobriu que Daniel tinha um tumor maligno no cérebro. "Até então, eu não sabia nada a respeito das leis de Dubai, imaginei que o sistema local deveria ser parecido com o do Canadá, ou de quaquer outra democracia liberal". Ninguém lhe havia contado que em Dubai não existe o conceito falência. Quem se endividar e não tiver como pagar vai para a cadeia.
Em Dubai, quando um funcionário larga o emprego, o empregador tem o dever de comunicar o fato ao seu banco. Caso tenha dívida em aberto, todas suas contas são bloqueadas e ele fica proibido de sair do país. "De repente, nossos cartões de crédito pararam de funcionar. Fomos despejados do nosso apartamento e não tínhamos mais nada". Daniel foi preso no dia do despejo, condenado a seis meses de prisão diante de uma corte que só falava árabe, sem tradução.
"Agora estou aqui, sem nada, aguardando que ele saia da prisão", explica a mulher. Karen dorme dentro de um Range Rover há meses, no estacionamento de um dos hóteis mais chiques de Dubai, graças à caridade dos funcionários bengaleses, que não tiveram coragem de expulsá-la.
O caso de Karen não é único. Por toda a cidade existem imigrados dormindo clandestinamente nas dunas de areia, no aeroporto ou no próprio carro. "É preciso entender que em Dubai nada é o que aparenta ser", resume a canadense. "Você é atraído pela idéia de um lugar moderno, mas por trás dessa fachada o que temos é uma ditadura medieval."
Trinta anos atrás, quase toda a área onde se ergue hoje o emirado de Dubai era deserta. Foi quando os ingleses bateram em retirada; a dominavam desde o século XVIII. Até que em 1971, Dubai se juntou a seis pequenos estados vizinhos e formaram a federação dos Emirados Árabes Unidos. A retirada britânica coincidiu com a descoberta de generosos lençóis de petróleo na região.
Al Maktoum decidiu fazer o deserto enriquecer. Planejou construir uma cidade que se tornasse o centro do turismo e de serviços financeiros, atraindo dinheiro e profissionais do mundo inteiro. Convidou o mundo a seu paraíso fiscal - e o mundo veio, esmagando os habitantes locais, que agora representam só 5% da população total de Dubai.
Em apenas tres décadas uma cidade inteira surgiu do nada. Um salto do século XVIII para o século XXI em apenas uma geração.
Toda as noite os milhares de peões estrangeiros que constroem Dubai são levados dos canteiros de obras para uma imensidão de concreto, em pleno deserto, distante uma hora da cidade. Ali permanecem isolados. São levados em ônibus fechados, que funcionam como estufas no calor do deserto. São cerca de 300 mil homens que moram amontoados.
Nesse local que fede a esgoto e suor e que foi o primeiro acampamento que visitei, logo fui cercado por moradores, ávidos para desabafar com quem se dispusesse a ouvi-los.
Depois de muito ouvir, indago se o grupo se arrepende de ter vindo. Todos olham para baixo. Depois de um tempo, alguém rompe o silêncio: "Sinto saudade de meu país, da minha família, da minha terra. Aqui, não dá para plantar nada. Só tem petróleo e obras."
Um cidadão inglês que trabalhou no setor de construção me disse: "Ocorrem inúmeros suicídios nos acampamentos e nas obras, mas ninguém quer tocar no assunto. Dizem que foi acidente."
Um estudo da ONG Human Rights Watch revelou que existe um ocultamento da real extensão das mortes causadas pela exposição ao calor, excesso de trabalho e os suicídios.
Na distância, a cintilante silhueta de Dubai se ergue indiferente.
O dia tem sempre a mesma luminosidade artificial, o mesmo piso brilhante, as mesmas grifes de luxo globais. Neles, Dubai se reduz à sua essência: compras e mais compras.
Como se sente o cidadão local diante da ocupação de seu país por estrangeiros? Quando abordados, as mulheres se calam e os homens se ofendem, respondendo secamente que está tudo bem.
Concluo que não é prudente sair perguntando essas coisas para dubaienses. Dubai não é apenas uma cidade vivendo além de seus recursos financeiros. O emirado vive além de seus recursos ecológicos. Dubai bebe o mar. A água dos emirados, dessalinizada em fábricas espalhadas por todo o Golfo, é a mais cara do planeta. Segundo Dr. Raouf, caso a recessão se transforme em depressão, Dubai pode ficar desabastecida. O aquecimento global piora ainda mais a situação.
"Estamos construindo todas essas ilhas artificais, mas se o nível do mar subir afunda tudo.."
Na minha última noite no emirado, já a caminho do aeroporto, parei numa pizzaria perdida em meio às autoestradas. Pergunto à moça filipina do balcão se ela gosta do lugar. "Gosto", diz ela, inicialmente. "Pois eu detesto", rebato. Ela concorda e desabafa: "Demorei alguns meses para perceber que tudo aqui é falso. Tudo. As palmeiras são falsas, os contratos de trabalho são falsos, as ilhas são falsas, os sorrisos são falsos.. Dubai é como uma miragem. Você acha que avistou água, mas quando chega perto vê que é só areia."
O estacionamento do aeroporto está repleto de carros de luxo, não quitados, abandonados por pessoas que voltaram aos seus países de origem."

22 de fevereiro de 2010

Fugindo ao Óbvio

Recebi dois e-mails de pessoas diferentes pedindo quase a mesma coisa: "sabedores do meu conhecimento musical", que eu selecione e coloque aqui no Blog videos com músicas (sons) e visuais que fujam ao óbvio. Ok, vocês pedem, nós atendemos.
Começamos com dois: o projeto Deep Forest com "Sweet Lullaby" e o trailer do projeto sonoro/visual de Paul Miller, "Terra Nova: Sinfonia Antarctica".
Espero que gostem (em outra oportunidade explico melhor cada um desses projetos; agora vou dormir, se me permitem...).



Para começar de fato o Ano: "Cidades Inovadoras" - um tema pra lá de espinhoso em tempo de caos urbano socioambiental!!

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010

Inovação- Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência colet iva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.

Como um bom brasileiro que curte o Carnaval porque acredita na força desta gente em alegria...lá estávamos nós em praias capixabas...


21 de fevereiro de 2010

Champagne

No quesito "canção de amor" a Itália é quase imbatível. De um romantismo bem dramático, as músicas italianas dedicadas a amores perdidos ou impossíveis tem um sabor bem latino, cujos referencias não soam estranhos a nós, brasileiros.
"Champagne" é uma dessas clássicas do repertório italiano, que tem em Pepino di Capri um dos principais trovadores.
O video a seguir é legal porque, além de apresentar o cantor e compositor ao vivo, tem legendas em português e uma introdução que mostra detalhes do astro e da música.
Boa semana a todos!


Champagne per brindare a un incontro
con te che già eri di un altro.
Ricordi...c'era stato un invito:
"Stasera si va tutti a casa mia".

Così cominciava la festa
e già ti girava la testa.
Per me non contavano gli altri,
seguivo con lo sguardo solo te.

"Se vuoi, ti accompagno, se vuoi".
La scusa più banale per rimanere soli io e te.
E poi gettare via i perché, amarti come sei,
la prima volta, l'ultima.

Champagne per un dolce segreto,
per noi un amore proibito.
Ormai resta solo un bicchiere
ed un ricordo da gettare via.

Lo so, mi guardate, lo so,
mi sembra una pazzia
brindare solo senza compagnia, ma
ma io, io devo festeggiare
la fine di un amore.
Cameriere: Champagne!

Tradução:
Champanhe para brindar a um encontro
com você que já era de um outro.
Lembra....teve um convite:
"Esta noite vamos todos na minha casa".

Assim começava a festa
e já girava sua cabeça.
Para mim não contavam os outros,
eu seguia com o olhar somente você.

"Se quiser, acompanho você, se quiser".
A desculpa mais banal para ficar sozinhos eu e você.
E depois jogar fora os porque, amar você como é,
a primeira vez, a ultima.

Champanhe para um doce segredo,
para nós um amor proibido.
Agora sobra somente um copo
e uma lembrança a ser jogada fora.

Eu sei, vocês olham para mim, eu sei,
me parece uma loucura
brindar sozinho sem companhia, mas
mas eu, eu devo festejar
o fim de um amor.
Garçom: Champanhe!

Águas de Março?

Hoje é domingo. Já passou o carnaval, já estamos no horário normal e acabou a temporada de veraneio. Daqui a oito dias já começa o mês de março. Depois de quase dois meses ‘atracado’ próximo ao mar, voltei ontem a encarar a temperatura escaldante da cidade. Assim como eu, muitos outros em diversas partes retomaram a rotina urbana, cheia de prédios, pouco vento circulando, asfalto quente, etc. Não dá nem pra pedir chuva, pois ficamos com medo de vir enchente. O clima está ingrato e não é somente o El Niño (ou esse ano é La Niña?). Bem, aguardemos o mês de março, fechando o verão (o Tom Jobim falava “das águas...”, mas eu não sei não).


O Blog em Defesa do Tiger Woods

Peraí! O Tiger Woods não é o maior jogador de golfe da atualidade e um dos melhores da história? E é verdade que ele sempre foi considerado um cara legal? Não é ele que tem milhares de fãs no mundo todo por ser um desportista excelente?

Então por que estão crucificando ele por ter traído a esposa? Por que os fãs estão deixando de ser fãs dele e não vão comprar mais os produtos associados à ‘grife’ Tiger?

Afinal ele matou alguém? Estrupou? Traficou? Roubou? Consumiu drogas na frente de todo mundo ou foi pego no anti-doping?

Então não levem a mal mas vamos separar as coisas. O problema é com os patrocinadores, que fabricam ‘super-homens’ que não tem problemas humanos. Mas o golfista Tiger Woods é humano e tem o direito de ter sua vida. Deixem que resolva os seus problemas com a esposa e com as dezenas de amantes.

E não me venham com aquela história que um atleta precisa ser exemplo... volto as perguntas que fiz no início: ele cometeu algum crime? Se não, para os fãs basta que ele continue sendo um cara legal e jogue golfe como ninguém.

O resto é hipocrisia e inveja mesmo. Com todo respeito à digníssima esposa (e às amantes também).

Na verdade já vi essa história antes. Mais de uma vez. E quase sempre nos EUA.

Do jeito que está a pressão em cima dele, não demora vai precisar de um psicólogo, não para controlar a compulsão sexual, mas para reverter um bloqueio: ele vai ficar tão traumatizado que não vai conseguir comer mais ninguém!

Algumas palavras dedicadas aos nossos leitores

Há algum tempo colaboro com este blog do amigo Luiz Felipe a convite do mesmo. Uma das características que frisamos aqui é não ter preocupação em quantas pessoas frequentam esse espaço. O objetivo maior é dar vasão às nossas observações e atender as expectativas de amigos que colocaram esse endereço na lista de favoritos.

No entanto, essa semana fiquei me perguntando se afinal de contas existiria um número minimamente significativo de leitores, além de alguns que fazem comentários (mesmo anônimos ou com pseudônimos) e que clicam em alguma daquelas três opções de “Reação” (aqui embaixo).

Resolvi então acrescentar (na última quinta-feira a noite) o contador que se encontra no topo da página, do lado esquerdo, sob o título de “Visitantes” e observar a evolução por dois dias. O número inicial foi 1000 (só para não partir do zero) e eu esperava nessas 48 horas algo em torno de não mais que 20 visitantes (o que já seria melhor do que os famosos “17 leitores...”).

Fiquei agradavelmente surpreso ao registrar mais de 100 visualizações (de diferentes IPs), o que dá uma média de mais de 50 leitores diários. Não é muita coisa, mas para o nosso objetivo é bem mais que nossas expectativas, sobretudo considerando as características do Blog e quase nenhuma divulgação dele.

Assim, agradecemos aos nossos “mais de meia centena” de leitores diários e procuraremos - na medida em que nosso tempo permitir – trazer cada vez mais postagens interessantes para todos.

Abraços.

Filmes Híbridos (2)

Na nota aí embaixo, sobre o concurso da Worth 1000, nos "comentários" um leitor (ou leitora) pergunta sobre qual seria o segundo filme do poster (já que o primeiro fica claro que é "Pretty Woman").
O filme é "Attack of the 50 Foot Woman" (adaptado no Brasil para o sistema métrico: "O Ataque da Mulher de 15 Metros").
Trata-se de uma produção "B" (baixo orçamento), considerado um "cult trash", em preto-branco. O ano é 1958.
Vejam sinopse abaixo e o trailer logo a seguir. É para rir mesmo, embora na época o objetivo era fazer um filme romântico-dramático com elementos de ficção-científica.

"ATTACK OF THE 50 FOOT WOMAN (O ATAQUE DA MULHER DE 15 METROS)
Direção de Nathan Juran (EUA, 1958, 65 minutos, preto e branco).
Com Allison Hayes, William Hudson, Yvette Vickers.
Um dos maiores clássicos do cinema "B" dos anos 50. Uma esposa bêbada em apuros com o marido mulherengo tem sua vida mudada depois de um encontro com um alienígena gigante vestindo roupas medievais!!!! Depois do encontro do outro mundo nossa dona de casa cachaceira passa a crescer até atingir a altura de 50 pés e sai em perseguição ao marido infiel destruindo a cidade para um final trágico no bar onde o marido encontrava sua amante para uns tragos depois do trabalho!"


20 de fevereiro de 2010

Filmes Híbridos

Para quem não é iniciado em informática nem em design, uma informação básica para entender este post: existe um programa de computador chamado Photoshop que se destina a manipular e até mesmo criar qualquer tipo de imagem, inclusive fotos. Tem outros, mas esse é considerado pelos profissionais da área o melhor.
Na Internet tem uma página muito famosa entre os iniciados, chamada Worth1000. Ela abriga criações no Photoshop feitas por pessoas de todas as partes do mundo. Sempre realiza concursos que buscam escolher os mais hábeis e criativos "inventores de imagens".
Atualmente está no ar uma promoção interessante: criação de paródias visuais tendo como base cartazes de filmes famosos.
Funciona da seguinte forma: o artistas pega os pôsteres originais de dois filmes, mistura visualmente, cria um novo nome do filme e mexe também nos letreiros do cartaz.
Já existem centenas de trabalhos inscritos e você pode conferir aqui.
Reproduzimos no Blog (logo abaixo) alguns deles. Tente descobrir que filmes são (não é difícil...).





19 de fevereiro de 2010

Piadinha para o fim de semana: o encontro dos amigos

Um grupo de amigos de longa data preparava-se para o jantar especial que faziam a cada dez anos.

Na idade de 40 anos o grupo discutia e discutia onde eles deveriam jantar. Finalmente, concordaram que seria no Ritz, porque as garçonetes eram boazudas.

Dez anos depois, aos 50 anos de idade, o grupo se encontra novamente e começa a discussão sobre onde jantar. Finalmente, concordaram que seria no Ritz, porque a comida é muito boa e a seleção de vinhos é excelente.

Dez anos depois, aos 60 anos, o grupo se encontra e outra vez repete-se a discussão de onde jantar. Enfim, decidiram optar pelo Ritz, porque podem comer tranquilamente e lá é proibido fumar.

Dez anos depois, na idade de 70 anos, o grupo mais uma vez se encontra. Discutem e discutem onde deveriam jantar e, então, resolvem que seria no Ritz, porque o restaurante tem acesso a cadeira de rodas, além de elevador e farmácia ao lado.

Dez anos depois, aos 80 anos de idade, o grupo (ou o que restou dele) encontra-se novamente e mais uma vez discutem e discutem onde deveriam jantar. Finalmente, concordaram que seria no Ritz porque, assim, iriam experimentar um restaurante onde nunca comeram antes.

Dica Musical do Blog: Maria Gadú

Parece interminável a capacidade do Brasil de produzir ótimas cantoras. A mais recente revelação da MPB é Maria Gadú, uma paulistana envolvida com música desde os 7 anos.
Aprendeu a cantar, compor e tocar violão ainda adolescente. Passou pela Europa e veio para o Rio (onde mora atualmente, mais precisamente no bairro da Lagoa) tocar em barzinhos, onde foi descoberta por nomes como Caetano Veloso e Milton Nascimento.
A sua versão mais rítmica e menos dramática da dolorosa canção "Ne Me Quitte Pas" seduziu o diretor Jaime Monjardim que a colocou na trilha sonora da série "Maysa". Depois entrou em "Viver a Vida" com a canção "Shimbalaiê", sucesso que ela compos ainda criança.
Cantora de interessante timbre e boa extensão vocal, suas referências como compositora vão de Noel Rosa até o reggae, passando por ritmos folclóricos das raízes brasileiras. Boas letras complementam as características que construíram sua carreira.
Seu CD de estréia é um dos melhores dos últimos tempos, com uma paleta sonora de rara beleza e variedade. Por isso ela já se consolidou como um dos grandes nomes da atualidade. O sucesso que ela atinge neste momento é mais do que merecido.
No video abaixo, uma apresentação dela no programa "Estudio I" (ela começa a cantar lá pelos 2 minutos; no início do programa há uma reportagem sobre uma pessoa que tem um barco como residência; muito legal também). Maria Gadú: nosso Blog recomenda!


18 de fevereiro de 2010

Uma pousada para quem quer paz e natureza

Já que falei de um Blog de uma amigo de Macaé, segue agora mais outra dica.
Outro grande amigo conseguiu realizar agora neste verão um antigo desejo que demandou muitos sacrifícios para se tornar realidade: inaugurou uma pousada na região serrana de Macaé.
Com o bom gosto do casal proprietário, trata-se de um empreendimento que tem tudo para agradar clientes que desejam desfrutar da simplicidade e hospitalidade de um local agradável do interior.
Bom clima, tranquilidade, natureza e comidinhas especiais fazem da Pousada Aconchego da Serra uma ótima opção para feriados, férias e fins de semana.
É bom frisar que não temos aqui um "resort" cheio de atividades e luxo. É para quem busca o clima de roça, mas com qualidade, conforto e acima de tudo exclusividade (são apenas quatro suítes).
Confesso que ainda não tive a oportunidade de ir até lá, mas conheço bem as pessoas que estão por trás dessa iniciativa. Vejam só a "carta de intenções": "Nossa pousada foi construída em meio a uma faixa de Mata Atlântica, reforçando a relação homem e natureza. Procuramos resgatar no modelo construtivo das acomodações, a técnica rural de pau a pique, integrado ao ambiente com lago, jardins, próximo ao rio, proporcionando um cenário de contemplação e tranquilidade.
O silêncio é apenas quebrado pelo murmúrio das águas deslizando sobre as pedras, pelos cantos dos pássaros e pelo vento que sussurra nas copas das árvores.
Unindo bom gosto, hospitalidade e qualidade, fazemos do nosso trabalho um grande prazer em servir."
Confiram melhor acessando o site Aconchego da Serra.
Parabéns e boa sorte aos grandes amigos que conseguiram realizar esse sonho de paraíso natural!

Meus Brinquedos Antigos

Cada louco com sua mania. Essa frase é apenas uma brincadeira com um amigo de Macaé. É que um dos hobbies que ele tem é de colecionar brinquedos antigos (entre outras coisas, uma vez que é um saudosista nato). Trata-se do Prof. Alfredo Manhães, pessoa muito legal e extremamente inteligente. Ele tem um Blog sobre o assunto, que vai agradar sobretudo a quem se interessa pelos "bons tempos". Visitem: My Old Toys.