20 de novembro de 2014

Decoração: Desmobília - Música: Especiarias Sonoras

Dica de uma amigo, tive contato com o 'Desmobília' e gostei muito.
Trata-se de um espaço virtual (mas que tem uma loja real em São Paulo), especializada em mobiliário, acessórios para casa e peças de decoração com desenho moderno e peças vintage.
Para quem gosta de arquitetura, decoração & design, como este escriba.
Mas o que selecionei do site para inserir aqui hoje é uma matéria do Desmoblog, um espaço livre, parte integrante do citado site.
Estou bem satisfeito com minha profissão, mas sabem aquela que é "dos sonhos"? Essa do Horácio seria uma delas para mim.
Visitem o Desmobília e curtam o Especiarias Sonoras!



Na trilha do Horácio


unnamed 
Horácio em seu lar-escritório.
Foto: Desmobilia
"Horácio Tomizawa De Bonis é o que podemos chamar de um Personal Music Consultant – uma espécie de guru musical que conhece profundamente o gosto de seus clientes, a ponto de saber que músicas combinam com cada um deles. Responsável pela fanpage Especiarias Sonoras, ele se tornou um dos poucos experts em CDs e Vinis raros, do Brasil, em um segmento mais refinado e até vanguardista.

08 
Coleção de players de Horácio.
Foto: Desmobilia
Horácio é paulistano, mas mora em Curitiba há 23 anos. Em sua trajetória, tão eclética quanto seu gosto musical, ele já estudou Jornalismo, História, Design Gráfico e foi sócio-proprietário da 801 Discos. Hoje, trabalha “on demand” com venda de LPs, CDs, DVDs e BDs importados.
06 
Capas raras de LPs criadas por Don Martin, um dos cartunistas da revista MAD, de 1956 a 1988.
Foto: Desmobilia
Quem conhece o Horácio não tem como não se encantar com o seu mundo sonoro. Entre CDs e LPs novos e usados, raridades e edições especiais, clássicos e as mais recentes vertentes, ele acumula mais de 5.000 títulos no apartamento-escritório, onde vive cercado de fragmentos da indústria sonora, móveis vintage, objetos curiosos e sua gatinha Sagu.
03 
Detalhe do apartamento de Horácio.
Foto: Horácio Tomizawa De Bonis
Apaixonado por (boa) música, Horácio considera que sua missão é trazer as trilhas sonoras da vida de seus clientes, com quem mantém uma sintonia fina. Dono de uma conversa cativante e uma incrível capacidade de perceber exatamente o que agrada ou desagrada cada pessoa, ele ouve, sonda, pesquisa e busca em sua “botica sonora” mais um “elixir” daqueles que se ouve sem moderação.
04 
LPs clássicos são especialidades de Horácio.
Foto: Horácio Tomizawa De Bonis
Com mais de 600 fãs, a página que Horácio mantém no facebook – Especiarias Sonoras – diz muito sobre o gosto musical do seu criador. No seu catálogo: rock clássico e alternativo, jazz, world music, música étnica, trilhas de filmes, vanguarda, minimalismo, erudito contemporâneo, ambiente e eletrônico. Afinal, trabalhando com música o dia todo, não tinha como ser diferente. O cara tem que gostar do que ouve e entender muito do que vende. Para isso, Horácio pesquisa horas e horas, todos os dias, lançamentos, bandas, gravações, regravações, edições limitadas… Tudo para oferecer só o que há de mais seleto no universo musical a uma exigente e bem informada freguesia. Parece fácil? Não, quando você descobre que um único portal especializado lança cerca de 1.500 novidades por semana. Mais de 6.000 por mês! E o cara vai lá, fuça, escuta, analisa, estuda e, por fim, prepara uma listagem totalmente taylor-made para seus clientes. Uma espécie de News personalizada, na qual publica o menu musical da semana, sempre considerando o gosto de cada um deles.

01 
LPs clássicos são especialidades de Horácio.
Foto: Horácio Tomizawa De Bonis
Sobre a arte de garimpar música de qualidade nesse gigantesco universo de lançamentos, ele comenta: “Sempre presto atenção em qualquer coisa ligada a Yann Tiersen, Nick Cave, Gurdjieff/De Hartman, Tindersticks, Philip Glass e outros compositores minimalistas, Calexico, Max Richter, Hauschka, música etíope, os selos Constellation, Fat Cat UK, Domino, Blue Note (os relançamentos em LP), Glitterhouse, ECM, Tzadik (selo do músico John Zorn), além de trilhas sonoras de filmes de arte, isso apenas para citar parte do que me deixa antenado.”
Questionado pela redação do Desmoblog se ele não acha arriscado viver de mídia física, em tempos em que o download gratuito corre solto na internet, ele responde que não: “Quem compra CD e LP busca uma experiência diferente. Algo além da própria música em si. Fora a questão da qualidade do som, tem a parte gráfica, algumas primorosas, principalmente nos LPs; o próprio CD ou LP; o encarte com a ficha técnica com detalhes sobre cada faixa, cada instrumento, cada letra, cada elemento que compõe aquele produto musical.”

07 
O Sony PS-F5 (1983), conhecido como flamingo, faz parte da coleção particular de Horácio.
Foto: Desmobilia
A gente interpreta assim: é mais ou menos como tomar um vinho tinto comprado no posto de gasolina em copo plástico e comprar o mesmo vinho tinto numa adega, sentir a experiência de colocar o líquido no decantador, servir na taça adequada, na temperatura certa, com o prato perfeito para sua harmonização… Horácio concorda com esse paralelo e explica que muitas vezes também sugere um tipo de harmonização para seus CDs e LPs, indicando o clima e o ambiente perfeito para serem escutados: “Falo para o cliente: ‘este CD aqui você escuta com uma luz baixa, na sala, à noite, sozinho. Este outro é para ouvir numa viagem de carro, aqui um bom para trilha de um jantar’.”, exemplifica De Bonis.
02 
Caixas com LPs vendidos pelo Especiarias Sonoras.
Foto: Desmobilia
E quando a gente perguntou para o Horácio que música ele elegeria como a trilha sonora da sua vida, a resposta foi: “Se tiver que escolher, fico com ‘Olé’, do John Coltrane. É uma música que tocaria para seres de outro planeta para mostrar que existe vida inteligente aqui, acho até que deveriam deixar essa música rolando em alguma cápsula pelo espaço sideral”. Genial, Horácio! Aprovamos a ideia.
Se você quer conhecer em detalhes o que Horácio De Bonis reserva para seu apetite musical, visita a página Especiarias Sonoras no Facebook. Se preferir, entre em contato pelo email: debonis@terra.com.br ou fone: (41) 3324-2546. Seus ouvidos agradecem!"
Redação: Desmoblog.

Um comentário:

Alice in Wonderland disse...

SHOW!!!