8 de fevereiro de 2010

Liminar atinge salários das empregadas domésticas...

Piso salarial retroage a valores de 2009 em todo Estado do Rio

Liminar obtida pela Federação das Indústrias permite o congelamento dos vencimentos que ainda não foram pagos
POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Todos os trabalhadores abrangidos pelo piso regional no Estado Rio que até sexta-feira não haviam recebido os salários referentes a janeiro estão com os vencimentos congelados. Eles embolsarão este mês o mesmo valor que estava sendo pago em 2009. Neste grupo estão as empregadas domésticas, porteiros e todos os empregados de condomínio, trabalhadores rurais, operários da construção civil, garçons, encanadores, operadores de telemarketing, frentistas, contabilistas, professores dos ensinos infantil e fundamental, contadores e demais profissionais abrangidos pelas nove faixas do piso.
LEIA MAIS

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito justo o aumento ser acima da inflação para essas categorias mais sacrificadas. No entanto, se a classe média não acompanhar a evolução salarial, há o risco de muitas doméstica perderem o emprego. O governo tem de criar mais incentivos, além do que foi feito no Imposto de Renda.

Anônimo disse...

Sou empregada doméstica,que trabalho a 3 anos em uma residência,sem aumento de salário.Segundo meu patrâo meu salário está acima da média.Mas não ganho o salario minimo.Gostaria de saber como é feito essa correção para quem ganha a cima do minimo? Se é repasse de inflação ou qual indice é usado para fazer a correção?Vou ter que esperar o salario ficar defazado ate chegar ao minimo?Detalhe:Trabalho registrada.Adorei seu blog.Gostaria de saber mais....Maria Aparecida.

Luiz Felipe Muniz disse...

Olá Maria Aparecida,

legal o seu comentário em nosso blog.
Não compreendi muito bem qual é a sua dúvida, mas originalmente postamos esta mensagem porque o Governo do Estado do Rio sempre publica um piso salarial diferenciado para várias categorias profissionais, e no início deste ano de 2010 algumas empresas entraram na Justiça contra a medida, pois no Rio de Janeiro o salário mínimo é maior do que o salário mínimo nacional e assim ocorreram vários questionamentos correlacionando com índices de inflação.

Mas tudo bem, o que vc precisa entender é que há um salário mínimo nacional e liberdade no Brasil para que cada Estado estabeleça o seu salário mínimo estadual, desde que não seja menor do que o salário mínimo nacional.

Se vc estiver recebendo menos do que o salário mínimo nacional (R$ 510,00) está irregular, da mesma forma estará irregular se vc estiver recebendo menos do que R$ 581,88 e trabalhando no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo.

Tire suas dúvidas neste endereço:
http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm

Forte abraço.