Vendo o post de ontem do Luiz Felipe Muniz (onde ele cita livros de Capra e Morin), me dei conta de que há tempos não indico nenhuma leitura aqui.
Acho que é porque ultimamente tenho lido mais revistas e jornais.
Como tem uma porção de livros me esperando pela leitura que não dou conta, acabo fugindo do assunto.
Mesmo assim segue uma dica bem legal.
Li esse livro de Carlos Ruiz Zafón há uns dois anos, quando ele foi lançado no Brasil.
Na verdade ele foi publicado originalmente na Espanha em 2001 e tornou-se sucesso em diversos países da Europa, além da aprovação da crítica americana.
Acho que no Brasil "A Sombra do Vento" passou meio que despercebido. Uma pena porque é um daqueles romances que prendem a atenção e que foge ao padrão de ser um drama ou suspense ou romance histórico, etc. Mistura um pouco disso tudo e vai além.
Acho que encontra-se em catálogo ainda.
Sinopse:
"A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax.
O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível."
3 comentários:
Vou procurar. A indicação parece boa. Bem no estilo que gosto.
Bj.
CONVITE!
ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS
DIA: 13/09/10(SEGUNDA-FEIRA);
HORÁRIO: às 19h;
LOCAL:JARDIM SÃO BENEDITO.
Palestra com o Professor JOEL FERREIRA MELLO:
O projeto poético-existencial de Mário de Andrade.
Obrigado! Professor Moisés Pereira da Silva.
Ok M.I.A. Acho que vc encontra o livro sim. Vai gostar.
Professor Moisés, obrigado pelo convite!
É para todos os leitores do Blog, sobretudo para os que residam na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.
Abraços.
Abraços.
Postar um comentário