13 de janeiro de 2011

Fotos do espaço dão a dimensão das chuvas catastróficas na Região Serrana do Rio...

"Imagens divulgadas pela Nasa mostram massa de ar frio cobrindo o Sudeste brasileiro entre os dias 9 e 12 de janeiro, quando chuvas atingiram a região, provocando deslizamentos de terra e causando centenas de mortes, nos Estados de São Paulo, e principalmente, Rio de Janeiro."


"Foto da Nasa mostra a chegada da massa de ar frio aos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os mais afetados pelas chuvas nos últimos dias" VEJA MAIS

A tragédia na Região Serrana do Rio é lamentável, um fato realmente dramático e infelizmente também mais um dos já anunciados nestes tempos de mudanças radicais no clima da Terra!

Todas as lideranças públicas e políticas terão, cada vez mais, que dar atenção e projetar ações mitigadoras e preventivas contras todas as possíveis consequências, que inevitavelmente todos teremos que enfrentar daqui para frente.

Sofrerão mais aqueles em áreas notadamente de risco. Porém, nenhum dos demais estarão a salvo onde quer que estejam, pois a amplitude dos fatos na esfera ambiental e ecológica foge absolutamente a todos os parâmetros de nossas singelas visões medianas e cartesianas! 

A Educação continuará a ser uma fonte vital para a sobrevivência, a Educação Ambiental em particular! A hiper-complexidade dos fenômenos naturais - agora magnificados pelas ações humanas impensadas durante séculos e ainda ativas - ditará novas regras e novas urgências politico-sócio-eco-bio-culturais...

Boa parte de nós já está atônito diante do caos climático inesperado, imprevisível e de certa forma inexplicável aos comuns em todo o planeta! Nem mesmo as florestas de encostas, onde supostamente há proteção do solo, estão suportando o volume de água por metro quadrado de solo, a dinâmica das matas e dos relevos geológicos estão em franca transformação e adaptação...e com essa dinâmica também todos os aglomerados humanos, cidades, construções, campos agrícolas, áreas de lazer, etc.

Não está sendo fácil para os atingidos diretamente nas tragédias climáticas, e não será fácil para qualquer de nós, mantenha-se atento, prepare-se você também para o enfrentamento desta realidade, para doar e compartilhar ajudas, palavras, alimentos...pois mais cedo ou mais tarde todos nós seremos desafiados de alguma forma para sobreviver e agir! Tenho dito! 

Nenhum comentário: