26 de janeiro de 2011

Um Interessante Filósofo da Atualidade

Na segunda-feira passada, por volta das 23:30 h, eu estava 'zapeando' de controle remoto em punho para ver se achava algo interessante nos milhares de canais oferecidos pela empresa de TV por assinatura.
Não sei pra que tantos canais. Eles colocam as melhores emissoras no meio de um pacote imenso e eu acabo não vendo nem um milésimo. Mas isso é outra história.
Pois me deparei com uma entrevista com um sujeito muito estranho que eu nunca tinha visto.
Ele falava um inglês com um sotaque carregadíssimo. Desconfio que até na complicada língua dele ele deve falar de forma engraçada.
Além disso tinha uma série de 'tiques' nervosos: ajeitava o bigode, apertava o nariz, ajeitava o cabelo. E falava rápido. Aquela coisa do corpo e do falar não conseguirem acompanhar a velocidade mental.
Pois bem, o sujeito é escritor. É psicólogo. É crítico de cinema. É filósofo. É professor. Etc. Até aí nada demais, certo? Eu não sou nada disso, mas qualquer um de nós poderia ser. É ou não é?
Pois vejam a entrevista dessa figuraça. O cara é muito bom! Pode-se até não concordar com ele em tudo, mas suas idéias são, no mínimo, polêmicas. Além disso ele conta histórias incríveis da política de diversas partes do mundo: parte do Oriente Médio, passa pela Europa e Estados Unidos e vai até a América do Sul.
Essa foi a primeira parte da entrevista. O foco foi, como comentamos, política internacional. É na segunda parte (segunda que vem, Globo News, fica a dica) que ele vai falar de cinema.
A entrevista foi concedida ao jornalista Jorge Pontual em New York.
Em tempo: o nome dele é Slavoj Zizek e ele nasceu na atual Eslovênia.
Vale a pena ver.


Algumas pistas: Žižek é marxista ferrenho, porém mais próximo de Groucho Marx do que de Karl Marx. É comunista, mas acredita em Jesus e prega um cristianismo sem a figura opressora de Deus.

3 comentários:

Josiane disse...

Hehehehehe...
O camarada é muito bom mesmo, mas é muito engraçado.
Deve ter TOC.
XD

Denise D+ disse...

Também gostei =muito das opiniões dele.

Severino disse...

Manias de intelectuais!