22 de janeiro de 2011

Sobre o Blog, Verão, etc.

Recebi um mail de um amigo reclamando que paramos de postar a seção “Musas da Semana”.

Ele não estava descontente com o momento do blog, mais focado em questões de saúde e política, mas achava que não devíamos abandonar os temas light.

Pedia ele também mais música e não necessariamente “Música New Age”.

Foi atendendo a ele que resolvi fazer o post logo abaixo.

O que acontece é que a idéia inicial de “blog” na Internet é de ser um diário virtual. O(s) titulare(s) opinam sobre fatos & versões e também podem ou deveriam falar de suas próprias experiências.

Atualmente isso está valendo mais para o Twitter que, de forma muito resumida mas continuamente, abastece os leitores com notícias de seus “seguidos”.

Os blogs adquiriram uma ar mais especializado, seja em termos de assunto (música, fotografia, poesia) como em termos de semelhança com a prática jornalística.

Nós daqui tentamos ser um meio termo de tudo isso. Não abandonando a proposta inicial, mas acompanhando as tendências do que acontece na grande rede.

Sobretudo no que se refere ao primeiro item, ocorre que eventualmente uma conexão que existe entre os blogueiros pode fazer com que determinado assunto seja dominante em determinado período.

Aconteceu isso nas eleições, quando brigamos aqui contra a manipulação que a grande mídia estava fazendo, tentando reverter o quadro de que se apresentava e que acabou prevalecendo: a vitória de Dilma e Lula.

Acontece agora quando temos enfatizado questões alternativas ligadas à saúde.

Há de considerar ainda que os efeitos da catástrofe da região serrana afetam o ‘clima festivo’ e luminoso do verão, no blog e em todas as pessoas.

É claro que, para um leitor de férias na praia, assuntos mais leves vão melhor. Se é que esse leitor vai ficar olhando a internet...

Por sorte nosso blog é multidisciplinar. Assim, a todo momento podemos mudar a tendência dos assuntos, de acordo com nosso próprio ‘clima’ pessoal.

Ainda bem que na grande rede tudo está ao alcance de apenas um clique. Basta um toque no mouse para o leitor entrar ou sair daqui.

Mas sejam sempre bem-vindos (com ou sem hífen?).

Em tempo: para quem está podendo aproveitar esse sol de verão que finalmente apareceu, boa praia!

: )


2 comentários:

Anônimo disse...

Este blog é que é cool!
Abraços Marcos e Luiz Felipe.

ALICE IN WONDERLAND disse...

Eu sempre estou na praia, o ano todo, mas não deixo de conferir este blog.
Bjs.