28 de janeiro de 2011

Só a música faz de nós seres especiais...



Depois de tantos dramas humanos expostos aqui no blog nestes últimos dias, resolvi buscar nos talentos dos cantores portugueses, Marco Rodrigues e Mafalda Arnauth, cantando a "Valsa das Paixões", alguma inspiração para a noite deste sábado, mesmo estando eu em alto-mar e todo o mundo aí fora.

Aproveitando a deixa dos músicos fadistas e de ser o Fado uma típica música portuguesa pouquíssimo conhecida por nós brasileiro, eu trago abaixo um breve texto que colhi no Wikipédia sobre o tema:

 "O Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.
A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino", é a mesma palavra que deu origem às palavras fada, fadario, e "correr o fado".
Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica. Não existem registos do fado até ao início do século XIX, nem era conhecido no Algarve, último reduto dos árabes em Portugal, nem na Andaluzia onde os árabes permaneceram até aos finais do século XV.
Numa outra teoria, a origem do fado parece despontar da imensa popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha, e da sua síntese popular com outros géneros afins, como o Lundu, no então rico caldo de culturas presentes em Lisboa, tendo como resultado a extraordinária canção urbana conhecida como "fado"."

SAIBA MAIS

2 comentários:

Anônimo disse...

O Fado é o Blues português.
Tem o mesmo ênfase nas dores da vida, nas dores dos amores não efetivados ou perdidos, nas dores das saudades.
Tem também relação como os menestréis da Idade Media, com a chanson francesa e com os bardos celtas.
No Brasil Chico Buarque fez um fado muito bonito, politizado, proibido por muitos anos pela ditadura: "Ai esta terra ainda vai cumprir seu ideal: ainda vai tornar-se um Império Colonial" (...) "Ainda vai tornar-se um imenso Portugal...".

Luiz Felipe Muniz disse...

Valeu Anônimo pelo comentário por aqui. Muito bom!