17 de janeiro de 2011

Lucifer

Em post anterior citei o duo norte-americano Alessi que fez sucesso no Brasil a partir da colocação de suas músicas em trilhas de novelas.
Não me lembrei dessas músicas “do nada”. É que, mexendo lá no fundo de uma das gavetas de CDs, achei um (Good Times IV) que havia gravado há alguns anos. Nele, só músicas românticas dos anos 70, como nos demais volumes desta série que deve ter uns 15 discos.
A canção “Sad Songs” estava lá. Junto com muitas outras. Mas não se preocupem, não vou postar aqui (pelo menos agora) mais algumas dúzias de músicas antigas.
Por enquanto só uma, ok?
É que tem uma historinha interessante. Acho.
Vamos lá.
Lúcifer é o capeta, certo? O diabo, o tinhoso, satanás, etc.
Então como uma cantora de música romântica se chama Lucifer?
A música “Self Pity” estava no mesmo CD de “Sad Songs”, mas foi trilha de outra novela, também de 1978, chamada “Te Contei?”.
A canção é muito bonita e eu sempre me perguntava porque diabos (epa!) o nome daquela cantora era Lucifer.
Passaram-se mais de 30 anos e estava eu hoje ouvindo a música e conclui que, agora com as facilidades da Internet, seria possível desvendar esse antigo mistério.
Sem me alongar mais, vamos às conclusões:
- Lucifer era uma banda e não a cantora. Ela era a vocalista.
- O nome dela é Margriet Eshuys e tanto ela como a banda são da Holanda, cantando em inglês.
- “Self Pity” fez sucesso no Brasil e um pouco na Inglaterra. Margriet se separou da banda e seguiu carreira solo.
- Lucifer é o próprio, mas ele não era sempre assim. Antes da queda, quando ainda no céu, era um Querubim chamado Lucifer que tem como significado “portador da luz” ou algo assim. Wikipedia: “Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, que significa simplesmente adversário). Atualmente discute-se a probabilidade de Lúcifer ter sido um Rei Assírio da Babilônia[1].
(...) Segundo a Igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Então, Deus lhe deu uma posição de destaque entre todos os seus auxiliares. Segundo a mesma, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus, "O Homem", e revoltou-se contra Deus.”
Bem, é isso. Vamos então ver e ouvir Lucifer, o grupo (no caso, "portador de luz") holandês com a cantora Margriet, e a música que motivou toda essa pesquisa.
Falta do que fazer, né? Né não. É que sou meio maníaco-obsessivo com essa história de música e quase não tenho tempo de pesquisar essas coisas que gosto. Essa levou mais de 30 anos...




Em tempo, para quem não conhece segue o final (final?) da história do Lúcifer: “O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos revoltosos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças de Lúcifer.”
Não tem nada a ver com essa bela canção romântica, não acham?
Me lembrei agora de um filme sobre esse assunto (ou próximo): “Constantine”. Mas é outra história...

25 comentários:

JC disse...

hehehehehehe...
Só vc para desencavar essas histórias.
A música é legal e eu tinha a mesma dúvida.
Abs.

Maniacos por Filme disse...

Parabéns pelo seu "post".

Eu resolvi pesquisar sobre Lucifer e "Self-Pity" e você além de me fornecer as informações que eu buscava, escreveu de um modo muito divertido.

dani boy disse...

A batalha nos ceus entre os anjos rebelados é possivel ter uma noção assistindo cavaleiros do zodiaco.
Agora que musica tesão heinn..

Anônimo disse...

Poxa voce gosta mesmo de velharia, eu também adoro, e também confesso que fiquei surpreso com essa banda, mas tudo bem.Agora te faço um novo desafio , tente descobrir quem canta com o Ray Charles a músia SWEET MEMORIES, e mais mais quem faz dueto com a Robert Flack na musica THE CLOSER EYES GET TO YOU, e por fim, na música NEVER GONNA LET YOU GO quem canta com o Sergio mendes, um abraço. ¨pauloroberto080998@hotmail.com

joão carlos disse...

Afinal quem é a cantora que canta Sweet Memories com Ray Charles ? Faço essa pergunta há 40 anos e nunca ninguém me respondeu, voce se atreveria Luis Felipe. Agradeço se me re sonder. João Carlos de Freitas

Marcos Oliveira disse...

Olá João Carlos.

Obrigado por 'frequentar' o nosso blog.

Aqui é o Marcos, colaborador do Blog do Luiz Felipe Muniz.

O problema de descobrir o nome da cantora é que não se trata de um dueto oficial e sim de uma participação dela como backing vocals.

O disco que contém essa música é "Love Country Style" de 1970.

O nome da cantora é Clydie King.

Veja aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Clydie_King

(As backing vocalist (selected):
* Ray Charles: Love Country Style - King duetted with Charles on "Sweet Memories")

Espero ter resolvido a sua dúvida de 40 anos!

Abraço.

Vicente de Paula disse...

Carai, véi... demorei um ano a mais do que o João Carlos, pra saber sobre a Klydie King em Sweet Memories. Demorei mas cheguei lá... Nada como a persistência.
Abraço a todos.

Unknown disse...

Nossaa, eutb estava ouvindo o Good times revival e vim tirar essa duvida! kkkkk e encontrei vc! acho que o Sergio Bocca e fa dessa musica!obrigado pelo esclarecimento, vc ja ouviu o programa do Sergio na net? http://sergiobocca.com.br/ muito legal!! abracoss

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

Pô, que post excelente! É impressionante como tem pouca informação sobre Lucifer na internet, mas agora está explicado: era um grupo holandês que fez sucesso no Brasil mas não no mundo anglófono... É, nesses casos é difícil ter conteúdo mesmo.

Obrigado, pessoal. Adorei saber disso :)

Luiz Cordeiro disse...

Não confundir com a banda americana de Rochester, New York, de mesmo nome e com um som entre Grand Funk e Uriah Heep, de altíssimo nível,da primeira metade dos anos 70. Essa, holandesa, com Self Pity é muito boa,mas é de um outro estilo, muito mais pop romântico...ainda prefiro a americana.

Anônimo disse...

só faltou ver a tradução da musica e seu significado.Isso é importante.

Alessandra disse...

Olá! Sempre gostei dessa música, encontrei no pen drive de um primo, e quando vi o nome da banda, fiquei curiosa. Ainda bem que encontrei esse blog, pois pude sanar minha curiosidade. Parabéns.

luiz disse...

eu ja sabia q era uma banda de rock europeia liderada por uma mulher, porque um amigo contemporaneo da musica me falou...so nao imaginava q ela era tao linda! S2, eh a primeira vez que vejo o clipe, acreditem eu nunca pensei em procurar no youtube pq achava que nao existia! kkkk...
Pra quem fez o desafio, fiquem de olhos abertos porque Sergio Mendes dificilmente cantava musicas, ele era maestro e musico, tocava piano e fazia os arranjos de suas musicas, ou seja, quase nunca cantava...no caso Never gonna let you go tem as participações de dois cantores pouco conhecidos nossos, Joe Pizzulo e Leza Miller

Anônimo disse...

Olá Luiz Felipe,
Achei muito interessante o seu blog e comentários sobre o Lucifer.
Só para completar um pouco mais as informações sobre o nome Lucifer. Em holandes Lucifer significa fósforo (sim, palito de fósforo)! Alguns componentes da banda quando sairam formaram outra banda chamada Match, que em ingles também é fósforo. Coincidencia???
Moro na Holanda há 14 anos e por coincidencia meu marido, que é holandes, viu seu blog. Vamos a um show dela em janeiro de 2015 na cidade Delft.
Ela tem carreira solo e tem realmente uma voz lindíssima.

Abraços, Angela

Joao francelino disse...

também tinha essa dúvida e ainda tenho...tanto é que achei o seu comentário através do google busca..
Mas, por que será que o grupo(a banda) adotou esse nome?? - Tanto é que não durou muito tempo, né?! - Agora a musicalidade é linda a letra até achei um pouco ligado com o nome da banda...ou é minha impressão??

Anônimo disse...

A banda durou pouco mas ela seguiu carreira e está até hoje fazendo um trabalho lindo!
Como havia dito, ontém foi o concerto dela e do marido em Delft. Eles são excelentes. Conversei com ela sobre a música Self Pity. Ela lembrou e sabia, é claro, que foi um sucesso no Brasil.Ficou contente e até contou para o público presente.
Não sei se entendi bem o que quer dizer com a letra ser ligada ao nome da banda.
Porém, acho que eles gostam do tema pois o nome do show que estão fazendo é Vuur, em portugues: fogo! Interessante né?
Segue link do facebook: https://www.facebook.com/pages/VUUR-dubbelconcert-margriet-Eshuijs-Maarten-Peters/524922947642702
Angela

Marcos Oliveira disse...

Valeu Angela!

Anônimo disse...

Excelente post. Bem esclarecedor mesmo. Acho que se fosse hoje, o nome do grupo ia causar muitas discussões. Particularmente, eu nunca gostei desse nome, mas a música e a letra de Self Pity são ótimas.

whobynumbers disse...

CARAMBA!!! O post é de 2011 e cá estou eu, setembro de 2015, a comentar. Mas tem uma razão. Hoje, num taxi, interrompi o motorista quando percebi que era essa música que tocava no rádio. E qual era a rádio? Uma de bairro, pega na Tijuca, Vila Isabel, Grajaú e Andaraí, aqui no Rio. Talvez chegue ao Rio Comprido.
Mas qual a importância dessa música? Nada, tirando que está há quase dois anos na minha cabeça rsrs. E eu sem saber o nome, cantora etc. Tentei várias combinações do refrão em inglês no youtube e no Google, pra ver se encontrava e nada. Nunca adivinharia os nomes da cantora ou da música. E quase que perco. Tive de insistir para o motorista fazer um pouco de silêncio. Este insistia em elogiar a rádio rsrs Até que ouvi uma frase "the lies are in your eyes". Joguei no Google, no celular, mesmo - facilidades da atualidade. Estava lá o nome estranho da banda ligado à música. Pensei ser regravação ou coincidência de títulos. Mas consegui ouvir o título dito pelo locutor e confirmei ser esta mesma.
Detalhe: vou citar algumas combinações de frases que tentei jogar no youtube e no Google. Lembrando que eu não me recordava de nenhuma palavra sequer da música. Só pensava que certamente havia sido de trilha sonora de novela - o que este post confirmou também. Vamos lá:
"Why would I stop living?", "Why would I stop breathing?", "Why would I start leaving it?", "Why would I stop singing?" e "Why would I stop bringing it?", entre outras, substituindo o "Why" por "How". Mas estas foram as que mais tentei procurar, sempre associando ao nome de alguma cantora, desde Shirley Bassey até outras dos anos 70. Mas eu nem conhecia esse grupo ou sua cantora.
Muito obrigado, Luiz. E saiba que você não está sozinho no mundo das velharias musicais. Por essa época, 78, eu tinha sete anos e estava começando a gostar de ouvir músicas no rádio. Daí a memória musical atinar para uma ou outra desse período.
Grande abraço a todos!

whobynumbers disse...

Só mais uma coisa: tentei achar na wikipedia alguma coisa sobre o grupo. Só encontrei mais completo em holandês. Em português, apenas este pequeno texto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucifer_(banda_dos_Pa%C3%ADses_Baixos)

Marcos Oliveira disse...

Realmente Who, o post é antigo, mas continua sendo um dos mais acessados. Gostei da história. Que bom que te ajudou! Abraço!

Vada disse...

Bom dia e obrigada por ter tirado a minha dúvida!!

Unknown disse...

Pra mim também era uma pergunta que nunca quis calar, hoje quando fui pesquisar, tive a tua resposta! Obrigado! E aproveitando o gancho do nosso amigo João Carlos, sempre admirei a voz da cantora que faz o solo numa parte da música "sweet Memories" com Ray Charles).

flamengo disse...

good music, valew..ok....?

Luiz Eduardo Machado Snidei disse...

Quem canta "The closer I get to you" com a Roberta Flack é Danny Hathaway. Não sei se já responderam antes...