5 de janeiro de 2011

R.I.P.: Gerry Rafferty (*16/04/1947 +04/01/2011)

Entre os LPs (sigla que significa Long Play, aqueles discos de vinil) que mais ouvi na época dos LPs (pretendo resgatar em 2011 um 'toca-discos' que está guardado a séculos para poder ouvir meus vinis) está "City to City" do cantor, compositor e guitarrista escocês Gerry Rafferty.

O timbre de sua voz, composições de estilo pop-folk, suaves melodias e arranjos bem colocados fizeram deste disco um dos melhores que já ouvi.

Mas ele gravou dezenas de ótimos trabalhos além deste.

Há alguns meses me lembrei dele e andei me perguntando por onde andava.

Hoje fui surpreendido pela notícia abaixo.

Muito chato essa história de morrer.

Rest in peace, Gerry.






Músico escocês, Gerry Rafferty, morre aos 63 anos

"Gerry Rafferty era um cantor e compositor escocês que teve vários sucessos ao longo dos anos 70 e 80; entre eles: "Baker Street"e "Right Down The Line". Começou sua carreira como músico de rua no metrô de Londres, durante o final dos anos 60. Uniu-se ao futuro ator Billy Connolly, criando a banda Humblebums. Em 1972, formou o grupo Stealers Wheel com Joe Egan que fez sucesso com o hit "Stuck In The Middle With You".

Em 1978, lançou seu disco, City to City, que incluía o hit "Baker Street", uma das músicas mais famosas do universo pop. Este disco ficou na história por tirar do topo das paradas o clássico "Saturday Night Fever", a grande sensação da época.

Em agosto de 2008, Rafferty supostamente desapareceu de um hospital onde ele estava sendo tratado de problemas crônicos do fígado, deixando todos os seus pertences para trás. Ele reapareceu em meados de fevereiro de 2009, aparentemente vivendo escondido e sendo cuidado por um amigo próximo. Outra fontes indicam, no entanto, que ele sofria de alcoolismo, mas conseguia ir sobrevivendo. O que se sabe é que ele ainda estava fazendo música e lançou o disco "Life Goes On" em agosto de 2009. Em novembro de 2010, Rafferty foi levado para um hospital onde ele foi colocado na UTI devido à insuficiência hepática. Conseguiu sair da UTI, mas acabou falecendo nesta terça, 4 janeiro de 2011. Gerry Rafferty tinha 63 anos."

Fonte: UOL Música

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks!!!
********