5 de março de 2012

Copa de 2014: Desastre à vista?

A coisa não anda boa para a organização da Copa das Confederações ano que vem e da Copa do Mundo de 2014.
A administração da CBF feita pelo Ricardo Teixeira, que é também presidente do Comitê Organizador Local, sofre críticas e ameaça de ruptura e isso vem desde a época das acusações de crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e sonegação fiscal.
Parece que por isso não existe muito diálogo dele como o Governo. E também dele com o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Já o Governo, além de não se dar bem com o organizador local da Copa, brigou agora como secretário-geral da Fifa, que ameça tirar a copa do Brasil caso a Lei Geral da Copa não seja aprovada logo pelo Congresso. Ele pode fazer isso até 1 de junho deste ano.
O problema com as declarações infelizes do Jérôme Valcke (de que o Brasil precisa de um chute na bunda) tem a ver com uma coisinha só: dinheiro! A FIFA só garante aquele faturamente monstruoso se os itens constantes de suas exigências forem devidamente aprovadas.
E aí entra a grande questão: não me interessa o tanto de grana que a Fifa vai ganhar e acho que os estádios vão ficar prontos, permanecendo no entanto os problemas de infra-estrutura que não se resolverão totalmente até 2014 por causa do rápido crescimento econômico do Brasil.
O que é pior é que toda essa grana gasta não é suficente para garantir a alegria do torcedor.
A verdade é que o Brasil corre o risco de ser eliminado logo nas oitavas. A seleção vai mal e não consegue dar um passo à frente.
Nunca pensei que fosse dizer isso, mas se for para ter um resultado pífio seria melhor que essa grana fosse investida em hospitais.
Ok, no final o faturamento poderá compensar e o resultante das obras vão trazer benefícios para a população.
Mas, não sei não. Com todo esse povo brigando entre si e "de mal", as coisas podem desandar.
Quanto ao futebol, minha sugestão é importarem um técnico da Europa. Não vejo ninguém aqui em condições de reverter a anulação que os países europeus conseguem fazer facilmente do nosso "futebol arte".
É claro que espero que eu esteja errado e que tudo dê certo. Inclusive o título para o Brasil.

2 comentários:

Logan disse...

A Copa (se não sair daqui) deixará como legado estádios novos e modernos que ficarão, após a competição, vazios durante grande parte do ano nas cidades de Manaus, Brasília, Fortaleza, Cuiabá e Natal. Serão elefantes brancos construídos com dinheiro que deveria ser investido em saúde, educação e infraestrutura.

Junior disse...

Concordo com tudo isso. Já estive mais animado com a Copa. Agora só vejo atrasos, confusões, nada de infra-estrutura e uma seleção fraquíssima. Decepcionante.